Alguns esclarecimentos sobre os dois últimos jornais
A reportagem da edição nº 122 do Jornal Praia da Costa que tratou sobre a questão da Área do Marista foi uma sugestão de um leitor (e para ser mais exato na informação, várias pessoas questionam a ausência de matérias sobre o caso nas mídias locais, sendo assim, acreditamos que essa sugestão possui uma característica plural e não individual por isso não se divulgou um nome). O fato de muitas pessoas contestarem sobre a situação envolvendo o colégio que motivou a redação deste impresso a apurar o assunto (Além, de haver uma mobilização dos Moradores da Praia da Costa e Ministério Público de Vila Velha para evitar a venda desta área por conta do desvio de finalidade. Existe uma Ação Civil Pública em relação à venda da área, para a qual deferiu-se uma liminar). Portanto, não houve em nenhum momento “interesses ocultos” ou “particulares” na divulgação da reportagem.
A propósito, o Jornal da Praia da Costa é um veículo de comunicação da Associação dos Moradores da Praia da Costa, por isso, seguimos uma linha editorial a qual priorizamos um jornalismo crítico, apartidário, pluralista, ou seja, isento de interesses individuais. Podemos afirmar que o compromisso desta redação é “submeter-nos tanto na imparcialidade, na correção, no respeito aos outros”. Assim, por honrar à população que foi feito a reportagem, pensando exatamente no direito que todos têm a informação e reflexão.
Em nenhum momento a excelência da instituição em educar e formar futuros cidadãos vilavelhense foi colocada em dúvida, muito pelo contrário, a qualidade de ensino do Colégio Marista é indiscutível.
Já a edição nº123 (Março/2008) do Jornal Praia da Costa, foram publicados um esclarecimento da UBEE, mantenedora do Colégio Marista (o texto saiu na íntegra); o posicionamento da AMPC sobre o assunto e um artigo do historiador e membro da ONG Transparência Capixaba Rafael Simões, a fim de ratificar que a colocação do jornal é a do coletivo e de forma alguma queremos criar balbúrdia ou mal-estar, principalmente, para com os pais de alunos do colégio em questão.
Diretoria da AMPC