Cartas - Agosto/12
Cruzamento perigoso
Na edição de agosto, na coluna Seja o Fotógrafo, publicamos a foto do leitor Jorge Bruno. A foto (que está abaixo) mostrava o flagrante de um acidente na esquina da Rua Erotildes Penna Medina (ex Bahia) com a Rua Romero Botelho.O leitor relatava que o local é perigoso e tem acidente constantemente. Por isso, pedia a instalação de um semáforo.
O caso chamou a atenção de outro leitor, que nos escreveu a seguinte carta:
“Não creio que a solução apontada pelo morador seja a instalação de semáforos nos cruzamentos de outras vias com a Rua Romero Botelho. Em todos os cruzamentos com a exceção de dois que possuem semáforos, existem placas indicativas de “PARE” e sinalização horizontal (refletores). Ocorre que muitos motoristas não respeitam a sinalização de trânsito e invadem desatentamente o cruzamento, não obedecem a sinalização que está bem visível. As colisões irão continuar até que a dor no bolso ou no próprio corpo ensine aos maus motoristas a obedecerem as leis de trânsito”.
Benair Scarlatelli Storck Morador
Obras no Parque das Castanheiras
Venho manifestar repúdio à forma como a Prefeitura de Vila Velha tem conduzido as obras de drenagem e pavimentação do Parque das Castanheiras, na Praia da Costa. Conforme divulgado no site da prefeitura (http://www.vilavelha. es.gov.br/paginas/obras-obrasem- andamento-infraestrutura), as obras deveriam estar concluídas desde abril/2012. No entanto, temos convivido todos os dias com uma série de problemas causados pela má gestão do empreendimento, o que tem causado atraso na conclusão dos serviços. A retirada simultânea do calçamento em várias ruas tem provocado, há mais de 6 meses, muita poeira e uma série de buracos, dificultando a passagem dos veículos e pedestres, além de muita sujeira. Quando chove a lama toma conta de tudo. Além de a obra já ter acumulado mais de 80% de atraso, parece estar sendo feita sem qualquer planejamento ou fiscalização. Os serviços não são realizados conforme o previsto, não tem ritmo (os serviços são paralisados ou executados com extrema lentidão) e a qualidade é duvidosa (há locais onde o calçamento cedeu, além de buracos e problemas de desnível com as tampas das redes subterrâneas e nos cruzamentos). Um bom exemplo da falta de planejamento é a Rua Diógenes Malacarne, onde o calçamento original foi retirado a cerca de 50 dias e a rua foi deixada cheia de buracos profundos, sem contar a poeira nos dias de sol e a lama quando chove. Mesmo assim os serviços nessa rua continuam paralisados até hoje, apesar de a prefeitura ter informado aos condomínios que faria o serviço no início de agosto.
Caro prefeito, gostaríamos que o senhor administrasse com responsabilidade o nosso dinheiro, pois depois de sua posse fomos surpreendidos com um aumento absurdo em nosso IPTU e até hoje não tivemos a respectiva contrapartida.
Ramon Santos Morador