Ambulantes invadem Praia da Costa
Luzimara Fernandes
.
A ocupação do calçadão por vendedores ambulantes
atrapalha a vida de quem faz caminhadas na Praia
A ocupação desordenada dos ambulantes ao longo da orla da Praia da Costa tem provocado transtornos aos freqüentadores do local. A situação é incômoda, principalmente, para quem gosta de caminhar e fazer exercícios na praia.
O presidente da Associação de Moradores da Praia da Costa, José Eduardo Martins, disse que a população reclama há muito tempo, porém, a Prefeitura de Vila Velha não toma nenhuma medida efetiva para solucionar o problema. “A prefeitura diz que vai cadastrá-los, mas até agora não temos uma resposta”, disse José Eduardo.
A chefe de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha, Lindalva Fátima Marques, disse que, por meio do Código Municipal de Postura, a prefeitura tem fiscalizado e notificado o vendedor que não respeito o Código e, que, cerca de 90% dos ambulantes da Praia da Costa são cadastrados.
“Há uma comissão, criada pelo prefeito Max Filho, que fiscaliza a utilização do espaço físico e fiscais de postura autuam e notificam o ambulante que está irregular. A fiscalização é constante, não apenas na Praia da Costa, mas também em Itapoã e em Itaparica, com plantões que vão do período da manhã ao da noite”, completa Lindalva.
O que para muitos é um transtorno, para o vendedor ambulante Roque, é a única forma de sustentar a família. Ele que há sete anos trabalha, legalmente, no calçadão diz que escolheu a Praia da Costa devido à beleza do lugar e às amizades cativadas ao longo dos anos.
A respeito das reclamações sobre o espaço ocupado pelos ambulantes, Roque alega que não atrapalha a passagem dos pedestres e que muitas vezes as reclamações decorrem do modo como o ambulante trabalha e utiliza o espaço. “O bom convívio entre o vendedor e o freqüentador depende muito da higiene e de como você deixa o lugar quando vai embora. Eu recolho todo o lixo, lavo a calcada com sabão e deixo tudo limpo antes de ir para casa”, relata Roque.