Cartas
CASTANHEIRAS
Amigos, impressionante a falta de consciência do povo capixaba em relação à natureza e sua preservação.
Amigos, impressionante a falta de consciência do povo capixaba em relação à natureza e sua preservação.
A quantidade de árvores que são cortadas diariamente na nossa aprazível e linda cidade de Vila Velha é de impressionar. Tudo é motivo para se cortar uma árvore! Cortam- se as árvores aqui, como se corta capim.
Árvores que demoraram 20, 30 anos para crescer, e que nos deram sombra por tantos anos, são cortadas de um dia para o outro. Vila Velha já é uma cidade pouquíssima arborizada e as únicas árvores que sobraram estão sendo destruídas sem o menor critério.
Ao fim disso tudo, a nossa cidade se tornará bem mais quente e feia do que antes. Vejam o exemplo de Vitória, que é uma cidade bastante arborizada. Vejam o exemplo do mundo: no mundo inteiro a tendência é de se preservar as árvores; aqui a tendência é exterminá-las. E ninguém fala nada... E ninguém faz nada... É lamentável!
Roberto Menezes - Morador da Praia da Costa
CASTANHEIRAS I
Vivo aqui há 54 anos e nunca tive doença ou recebi algum mal de uma castanheira sequer! O ÚNICO pecado delas é DAR SOMBRA aos idosos e crianças que se sentam para conversar e, no caso das crianças, para brincarem na areia. Todos procuram por elas! Só NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
Tenho 66 anos, sou saudável, caminho todas as manhãs usufruindo a sombra das lindas árvores!
Assisti quase todas serem plantadas, pelo Gastão Rouback, as da Sereia.... Pelo David Teixeira, as dos pescadores e grande parte é a ÚNICA benfeitoria deixada pelos barraqueiros.
AMO a Praia da Costa, como um pedaço de mim! Nunca tivemos na beirada da praia essas plantas que os entendidos falam ser de restinga! Essas habitavam onde HOJE existem os prédios!
Assisti quase todas serem plantadas, pelo Gastão Rouback, as da Sereia.... Pelo David Teixeira, as dos pescadores e grande parte é a ÚNICA benfeitoria deixada pelos barraqueiros.
AMO a Praia da Costa, como um pedaço de mim! Nunca tivemos na beirada da praia essas plantas que os entendidos falam ser de restinga! Essas habitavam onde HOJE existem os prédios!
TENHAM CONSCIÊNCIA! SALVEMOS nossas árvores! Só mesmo a Prefeitura de Vila Velha, que no tempo do aquecimento global, saqueia uma cidade, retirando suas árvores! QUE PENA!
Teresa Elisabetta - Moradora da Praia da Costa
CASTANHEIRAS II
Quem observa a orla verifica o grande número de frequentadores que sob a generosa copa das castanheiras, abrigam-se do implacável sol, principalmente nos dias mais quentes. Em virtude do escasso número de castanheiras, alguns procuram o resguardo pífio dos coqueiros, imitação tupiniquim das praias do nordeste. Crianças e idosos, desfrutam da paisagem, devidamente protegidos, à sombra das castanheiras.
Nos jornais, tenho lido que a PMVV pretende eliminar as castanheiras, sem no entanto, adiantar qual a árvore substituta.
Sendo favorável ao plantio de mais castanheiras nos vazios existentes, sou inteiramente contrario à ideia da mutilação que se intenta e estarei junto àqueles que se reunirem para protestar.
Faço agora esse prolegômeno, na esperança de que os vereadores saibam desaprovar a noticiada intenção da PMVV.
Cid Marcos Esteves Neves - Morador da Praia da Costa
CASTANHEIRAS II
Fiquei indignada com a justificativa do Secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha para a retirada das castanheiras da orla (reportagem do BOM DIA ES de 17/08/09). Ele diz que as árvores favorecem a falta de segurança do cidadão, pois algumas áreas ficam escuras à noite.
Ora, não seria o caso de o município garantir a segurança do cidadão, através do policiamento mais ostensivo da cidade e da orla ao invés de cortar árvores? Ou quem sabe instalar alguns pontos de iluminação entre as árvores?
Outro aspecto relevante é a estética da praia, que já tem por característica paisagística natural as castanheiras. Por mais que a prefeitura plante coqueiros ou outras espécies de árvores, essas não se adaptam bem e ficam doentes e feiosas (além de não fazerem sombra). E sempre nascem novas castanheiras. Vila Velha está sendo totalmente descaracterizada por decisões mal tomadas e justificativas fúteis. Sou moradora de Itapoã há 10 anos, caminho na orla todos os dias e noites e nunca vi as árvores atrapalharem absolutamente ninguém! Porém, não vejo absolutamente nenhum policial caminhando na orla de modo a inibir qualquer ação criminosa... O que realmente atrapalha e preocupa os cidadãos de Vila Velha é a falta de consideração da PMVV com os habitantes que amam a cidade e, sobretudo, a falta de policiamento!
Fabíola Barros Truci - Moradora de Itapoã
FAIXA DE PEDESTRE
Eu como moradora da Praia da Costa e admiro muito o trabalho de vocês e sugiro a colocação de placas informando sobre o cuidado com o pedestre por toda a Av. Antônio Gil Veloso, pensei algo como: "O pedestre aqui na Praia da Costa tem preferência" próximo às faixas de pedestre... O que acham? Ou algo parecido para "lembrar" aos motoristas que devem parar na faixa de pedestres.
Abraços e parabéns,
Simone C. Junqueira Paradela - Moradora Praia da Costa