Gilson Pacheco

Col_GilsonGd

Gilson Pacheco

Empresário | Fundador da AMPC | Ex-Verador e Ex-Secretário do Desenv. Econômico de Vila Velha

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Imprimir

Entretantas - Fev/13

“Longo é o caminho do ensino através de teorias. Breve e eficaz através de exemplos.” [Anônimo]


DIAGNÓSTICO

A nova administração está fazendo um diagnóstico do município para apurar o que sobrou da cidade após a saída do prefeito anterior. A AMPC também está fazendo uma avaliação da desastrosa herança deixada: a Secretaria de Desenvolvimento Urbano aprovou irregularmente alguns projetos de edifícios e aprovou parcelamento do solo contrariando o Conselho de Des. Urbano, a CESAN trocou tubulação de água em várias ruas e com a conivência da PMVV deixou em alguns pontos o asfalto em más condições de uso, deixou a cidade com pouquíssimas lixeiras e muita sujeira, não fez parceria com o Corpo de Bombeiros para treinar novos salva-vidas e deixou o setor desestruturado (sem radiocomunicação e sem barcos de apoio), permitiu a ocupação irregular de espaços públicos demonstrando descaso com a cidade, entre outros.

 

LEGAL E ILEGAL

Além da enorme quantidade de pessoas comercializando todo o tipo de mercadoria na orla, a invasão de cadeiras plásticas e barracas sendo alugadas (valor caro), é um absurdo! E ainda, no fim da tarde é habitual vermos veículo parado na faixa da direita da Gil Veloso recolhendo as barracas e cadeiras. Não há fiscalização. Esperamos que o prefeito consiga coibir esse absurdo. Há ainda a colocação de tendas enormes por vários dias, inclusive com propaganda, o que é proibido por lei municipal.

 

MUITA GENTE MAL EDUCADA

A orla recebe no verão, em especial no mês de janeiro uma enorme quantidade de pessoas. Lamentavelmente observamos que grande quantidade dessas pessoas - morador ou não - consomem todo o tipo de alimentos e não fazem o recolhimento do lixo nas lixeiras existentes na praia. É comum encontrarmos garrafas, sacolas, palitos de churrasco e queijo, sabugo de milho e muito côco. Uma vergonha! É preciso um pouco mais de colaboração. Se cada um fizer a sua parte, o que é uma questão de educação, a praia ficará muito melhor. Educação gente!!!

 

SALVA VIDAS

Mais um descaso da administração anterior, a equipe de salva-vidas está com um número menor do que o recomendado e totalmente desequipada. Não houve treinamento para novos componentes e o quadro está defasado. Um absurdo!

 

PÉSSIMO ATENDIMENTO A NET

presta um péssimo serviço aos usuários que desejam cancelar seus contratos. Em 14/jan/13 liguei para o 10621 para concluir um pedido de cancelamento de serviços pendentes desde novembro/12. Após 3 minutos de fala, me passaram para outro setor. Foram mais 5 minutos de espera. Em seguida falamos outros 6 minutos para cancelar faturas indevidas e me devolveram para o setor anterior. Esperei mais 6 minutos para ser atendido. Quando o processo ia ser finalizado para marcarmos a retirada do equipamento a ligação caiu. Foram 20 minutos inúteis. Haja paciência. Tenho em mãos os números dos protocolos e não mais ligarei para a NET. Um absurdo!

 

CONTAS DE LUZ

Estão anunciando que as contas de luz serão reduzidas em 16%. Só não anunciaram que nos meses de setembro/outubro de 2012 as contas sofreram aumento de 13,41%, ou seja, nada mudou.


“A liberdade é um bem tão estimado que cada qual quer ser dono até da alheia.” [Montesquieu]

Imprimir

Entretantas - Jan/13

“A ciência sem religião é aleijada; a religião sem ciência é cega” [Einstein]


BURAQUEIRA

A buraqueira no asfalto nas ruas do bairro é de assustar. É verdade que choveu muito forte no dia 6 de novembro, mas as chuvas posteriores não deveriam causar os problemas causados. Ao que parece a qualidade do asfalto (os “tapa-buracos”) não foram de qualidade. Está difícil dirigir sem cair nos enormes buracos. O trecho da Rua Maria da Penha Queirós (entre as ruas Marajó e Aquino Araujo) está intransitável. Uma vergonha. Nos últimos dias colocaram terra/brita que sairá com a primeira chuva.


FALTA DÁGUA

A Cesan está abusando do direito de interromper o abastecimento d’água em Vila Velha. Toda semana há uma interrupção do abastecimento e com o calor que está fazendo a população sofre. O que está havendo? O sistema envelheceu? Provavelmente! É preciso que os responsáveis pela empresa venham a público para dar um esclarecimento à população. Pagamos muito caro e queremos qualidade!


OBRA PARQUE DAS CASTANHEIRAS

O asfalto foi aberto para receber tubulação de drenagem da região e foi reconstituído sem qualidade e o piso está péssimo em trechos da Rua Maria Penha Queirós. O piso novo de bloquete nas demais ruas está bom, mas em torno das caixas de esgoto e de drenagem (a maioria no meio dos cruzamentos) há depressões. Já aparecem locais sem o bloquete e sendo um sistema intertravado é preciso reparos de imediato, caso contrário vai haver deterioração de trechos. Isso com pouco tempo de uso. Significa que há falhas na obra.


A PMVV JÁ ACEITOU/ RECEBEU A OBRA?

Eis a questão!


OBRA NO PARQUE DAS CASTANHEIRAS II

Algumas calçadas foram alargadas em aproximadamente 20 cm. Fizeram outro meio-fio e ficou estranho e ruim. Cabe a PMVV/Construtora responsável pela obra fazer os reparos necessários, especialmente em alguns locais em que a calçada cidadã já havia sido concluída. Calçadas essas existentes há mais de 30 anos. Qual a razão? Um absurdo! Também as caixas de esgoto tem recebido reparos constantemente. Repetimos a pergunta: a PMVV já aceitou a obra como pronta? ONDA FLU Devido ao elevado número de veículos em circulação, é lento o trânsito em V.Velha, mesmo quando os sinais estão sincronizados. Todavia os sinais continuam deixando os motoristas sem paciência, pois ao ultrapassar um sinal verde o seguinte está vermelho. Tudo indica que a atual administração nada mais fará.


FAIXAS DE PEDESTRE

A pintura das faixas de pedestre na Gil Veloso em vários locais não foi feita onde existem as rampas de acesso. É vergonhoso e um absurdo! Quem conduz bebês em carrinhos ou deficientes físicos encontra muita dificuldade. Finalmente algumas faixas foram pintadas em ruas internas, mas ainda faltam muitas.


OBRA DA CESAN MAL ACABADA

A Cesan instalou tubulação de água com bitola maior em várias ruas para reforçar o abastecimento. A reconstituição do asfalto em vários trechos é de péssima qualidade (trechos da Av. Hugo Musso, como exemplo). O asfalto que já não tinha qualidade, piorou mais ainda e merece reparos. Alô Cesan, alô PMVV, fiscalizem as obras! PONTOS SEGUROS Ridícula a criação dos chamados “pontos seguros”. Seguro de que? Ninguém sabe a razão da existência deles. Faz lembrar o antigo PRÓ-PAS onde ficavam viaturas da PM, mas que não podiam se deslocar para atender a população. Os “pontos seguros” só foram feitos como propaganda política e na prática não servem para nada. Os agentes, quando estão no local, são de trânsito e sequer possuem armamento.


PREFEITO RODNEY

O novo prefeito assume a PMVV em 1º de janeiro e esperamos que o novo titular determine em primeiro lugar que os futuros secretários municipais dialoguem com as comunidades. Estamos cansados de prefeito e secretários prepotentes e com “rei na barriga”. Não há mais lugar para decisões unilaterais por parte dos administradores públicos. Queremos diálogo permanente e desejamos boa sorte para o novo prefeito.


LIXO NAS RUAS

Em alguns locais da cidade há acúmulo de lixo nas ruas. Desde novembro a cidade parece estar abandonada.

 

“Fuja do elogio, mas tente merecê-lo” [François Fenelon]

Imprimir

Entretantas - Nov/12

“Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, as vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.”
[Ruy Barbosa]

E AS FAIXAS ?
Na orla elas existem. Está tudo pintadinho de novo e colocaram tachões, até um excesso, demarcando a divisão das pistas de rolamento. Entretanto, nas demais ruas do bairro continuam ausentes e motoristas continuam a reclamar a falta de demarcação da divisão das pistas de rolamento. Faixas de pedestre? Quase não existem e os pedestres continuam desprotegidos.

SINAIS LUMINOSOS
A necessária “onda verde” para deixar o trânsito fluir virou “onda fluminense”. Ou seja, após cada sinal verde o próximo está vermelho. Está péssima a sincronização dos sinais.

OBRA NO PARQUE DAS CASANHEIRAS
Tudo leva a crer que a obra foi bem executada. Mas existem falhas: na esquina da Rio Branco com Aquino Araújo, por onde flui quase 100% dos veículos em direção norte, o encontro do asfalto com o pavi-s não foi bem executado e tem um buraco bastante incômodo. No dia 29/10 colocaram pós de brita, o que não durará muito tempo. Algumas ruas foram estreitadas e ignorados os limites de calçadas há muito existentes. Há locais com dois meios-fios distantes aproximadamente 10 cm um do outro. Quem resolverá esse problema de algumas calçadas? Sendo que algumas delas foram recentemente reformadas – calçada cidadã – pelos moradores.

ABRIGOS DE ÔNIBUS
Continuam ausentes em diversos locais e os usuários de coletivos ficam expostos ao sol quente ou a chuva.

E O LIXÃO CONTINUA
O lixão instalado ao lado da área ocupada pelo 38º BI continua aumentando. Parece que a administração municipal ainda não entendeu o seu papel de gestora da cidade. A providência necessária para melhorar o visual da cidade é OBRIGAR AO PROPRIETÁRIO DO TERRENO A CONSTRUIR CALÇADA E MURO. Não só naquele local, mas também em toda cidade. É lei e a PMVV deve e precisa fazer com que seja cumprida. Essa providência tem que ser tomada com urgência e não tem custo para a PMVV, pois a obrigação é dos proprietários dos imóveis. Isso evitará que os mal educados despejem lixo nesses locais além de favorecer o visual da cidade.

NOVO PREFEITO
No centro da cidade onde muitos moradores do bairro votam, em Itapoã e na Praia da Costa a rejeição a atual administração foi enorme. Ficou demonstrado assim que nossas críticas procediam. Quase não houve diálogo durante todo o mandato e a população queria mudança. Parabéns ao novo prefeito, de quem esperamos diálogo antes da tomada de decisões.

PLACA DE CARGA E DESCARGA
Vários moradores reclamaram da colocação de placa de carga e descarga em plena orla. Segundo eles, está servindo apenas para a construção de um edifício pois não existe comércio nas proximidades. Os agentes de trânsito multam todos que por ali estacionam. Reclamaram também que nos dias 20 e 21/10 o local foi utilizado por concessionária de veículos, que ocupou o espaço (inclusive calçada) com a conivência dos agentes. Alguns dizem que outras construções, que são inúmeras, não contam com a colocação de placa de carga e descarga.

ESTACIONAMENTO NA ORLA DESRESPEITADO
No dia 28/10 (2° turno da eleição) inúmeros veículos ficaram estacionados na orla, próximo a Curva da Sereia – local de estacionamento proibido – e não havia um agente para coibir a irregularidade. Uma enorme fila de motocicletas, mais de 200, estacionadas na orla junto ao calçadão/ciclovia. É preciso que o assunto seja disciplinado.

“É preciso formar professores de excelência e atraí-los com remuneração alta. Escola não é brincadeira. Não é passatempo. Não é depósito de criança porque os pais estão trabalhando. É o lugar mais importante de um país sério.” [Alexandre Garcia]

Imprimir

Entretantas - Out/12

“O mundo não será  destruído por aqueles  que fazem o mal, mas  por aqueles que os  olham e não fazem  nada” [A.Einstein]


A BEM DA VERDADE

Em debate público ocorrido no dia 13/9, na Escola Contec, o prefeito municipal fez declarações mentirosas a respeito do titular dessa coluna. Declarou que fiz lei reduzindo o gabarito da Orla e aumentando o gabarito das áreas não litorâneas, por interesse pessoal e que possuía terrenos que, dessa forma, foram beneficiados.

 

A BEM DA VERDADE II

A lei de minha autoria, aprovada em 2001 e que recebeu 2/3 dos votos favoráveis, inclusive o voto do então vereador Neucimar Fraga, limitou apenas o gabarito dos apart hotéis - que eram ilimitados – para 12 pavimentos na Praia da Costa e estabeleceu limite para 15 na Praia de Itaparica, um anseio da população que não desejava que houvesse sombreamento da praia causado pelos edifícios muito altos.

 

A BEM DA VERDADE III

A lei não alterou para mais o gabarito em outras áreas, como declarou o prefeito, tendo introduzido ainda a necessidade da realização de RIU (Relatório de Impacto Urbano) para prédios acima de 9000 m2 na Orla e 12000 m2 em outras áreas da cidade, dois grandes anseios da população.

 

A BEM DA VERDADE IV

Nunca fui beneficiado pela lei de minha autoria e também não possuía terrenos além de minha residência, que foi construída em 1971/72. O contrato para a construção do prédio onde existia minha residência foi firmado em 2006 e está absolutamente de acordo com a legislação municipal. Também não é o edifício mais alto do Parque das Castanheiras e foi feito com a Barbosa Barros e não com a Galwan como afirmou o prefeito. Pela calúnia contra minha pessoa estou entrando com ação criminal contra o prefeito municipal.

 

A BEM DA VERDADE V

A minha atuação naquela ocasião impediu a construção de um edifício com 31 pavimentos entre a Curva da Sereia e o Libanês e um de 36 pavimentos em Itaparica, na esquina da Rua Natal. Naqueles locais foram construídos um prédio de 8 pavtºs (gabarito máximo da região para não aparts) e 15 pavtºs em Itaparica.

 

A BEM DA VERDADE VI

Dois outros edifícios com 32 pavtºs deixaram de ser construídos na ponta de Itapoã (esquina com Jair Andrade). Infelizmente, na atual administração foi liberada a construção de um deles, mas não conseguimos informação sobre o número pavimentos. Obra em andamento.

 

USO INDEVIDO DE ESPAÇO PÚBLICO

Há uma carreta há quatro semanas estacionada permanentemente e, portanto, ilegalmente, na Av. Gil Veloso esquina com Diógenes Malacarne, exclusivamente para propaganda política de candidato a vereador. Uma bela amostra da forma como o candidato poderá atuar se eleito. Quem será o generoso proprietário do caro veículo que o disponibiliza para fins tão nobres?

 

PRO-PAS DE VOLTA?

No ano de 2000 o Governo do Estado implantou um sistema de atuação para a PM chamado PRO-PAS que apelidamos na ocasião de polícia de cristaleira, pois os veículos ficavam nos locais mais vistosos, mas não se locomoviam daqueles lugares para atender as ocorrências, mesmo próximas do local. Mais uma vez a PMVV está instalando algo similar na esquina de Champagnat com Av. Gil Veloso. Aguardemos o resultado.

 

TRÂNSITO

Devido às obras de recapeamento asfáltico na Rua Des. Augusto Botelho e colocação de nova tubulação de água na Hugo Musso, o trânsito tem ficado difícil em determinados horários na Hugo Musso com Dom Jorge Menezes e com Henrique Moscoso. Não se vê um agente de trânsito para disciplinar os cruzamentos. Um absurdo!

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. [Paulo Freire]

Imprimir

Entretantas - Ago/12

A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.” Audrey Hepburn

BARULHO

O desrespeito aos direitos do cidadão é cada dia maior. O barulho de carros de som incomoda muito. É preciso que os cidadãos denunciem, informando dia, hora e local, assim como a placa do veículo poluidor. No momento atual com as eleições se aproximando políticos em campanha abusam do direito de usar som altíssimo. No mínimo devemos considerar que ao desrespeitar a “lei do silêncio” o cidadão deve excluir o poluidor como seu candidato. Se o político não nos respeita, também não merece nosso respeito e principalmente nosso voto.

OUTRA VEZ A CRATERA

A cada três/quatro meses um enorme buraco no asfalto aparece na Rua Rio Branco (Parque das Castanheiras). Alguns moradores antigos dizem que por ser o local um antigo mangue deve haver por ali um caranguejo gigante que se alimenta de asfalto. Prefiro dizer que é falta de vergonha mesmo. Não é possível que não haja uma solução de engenharia que resolva o assunto em definitivo. Haja dinheiro para pagar tanto “tapa-buraco”. No fechamento dessa edição a PMVV estava mais uma vez cobrindo o buraco com asfalto. Até quando vai durar o conserto?

MAIS UMA VEZ: CADÊ AS FAIXAS?

Continuam as reclamações sobre a falta de faixas de pedestre. A enorme maioria das faixas, ou melhor, daquilo que um dia foram faixas de pedestre, desapareceu já há meses, assim como as faixas de divisão das pistas/faixas de rolamento de veículos. Dizem alguns que - estrategicamente – serão colocados bem próximo as eleições, por razões óbvias.

USUÁRIO DE ÔNIBUS ÊSSE COITADO

No dia 29/8 a Rua Des. Augusto Botelho, esquina com Rua Jofredo Novais, o trânsito foi desviado para a João J. Mota para recapeamento asfáltico da Des. A. Botelho. Ninguém da prefeitura lembrou de colocar aviso nos pontos de ônibus ao longo da rua e os usuários de ônibus ficaram esperando por longo tempo. Essa é a Administração “eficiente”, moderna que temos!

OBRA DO PARQUE DAS CASTANHEIRAS

O movimentadíssimo trecho da Rua Maria Penha Queirós continua sem a reposição da cobertura asfáltica retirada em grande parte para colocação da rede de drenagem. Já são mais de três meses com muito buraco no trecho e a cada chuva o problema volta a se agravar. Aí vem a empreiteira e tapa com terra. Haja paciência! Na mesma rua, próximo da Rua Hugo Musso, muitos buracos no asfalto.

VEÍCULOS ABANDONADOS EM VIA PÚBLICA

Dois automóveis há meses abandonados na via pública. Um “fiesta” na Rua João Joaquim da Mota e uma “Kombi” na Av. Gil Veloso distante uma quadra da Curva da Sereia, um dos pontos mais nobres da orla. O primeiro veículo está mais ou menos no ponto intermediário da rua e esquecido. O segundo serve de dormitório para desocupados. Alguns moradores afirmam que são utilizados por usuários de drogas. No fim de semana – 1º e 2/set – finalmente retiraram o veículo!

CONTINUAÇÃO DE OBRA NO MORRO DO MORENO

No dia 23/agosto foi batida a laje da obra denunciada na edição passada. Como das outras vezes a PMVV não se manifesta e as obras irregulares são feitas desrespeitando a legislação. E ainda tem coragem de afirmar que a cidade tem uma administração moderna e que valoriza a cidade.

HABITADO PRÉDIO IRREGULAR NA XV DE NOVEMBRO

Também a construção dos 3/4 pavimentos (três no limite da rua e um recuado) teve continuidade e o imóvel já está habitado. No local a legislação só permite a construção de dois pavimentos. Com a palavra a Secr. Desenvolvimento Urbano.

ACADEMIA DE GINÁSTICA NA CURVA DA SEREIA

Agradou a muitos a academia de ginástica instalada no calçadão na Curva da Sereia. Muitas pessoas se exercitando diariamente. Apenas temos dúvida quanto a durabilidade dos equipamentos tendo em vista que são de ferro pintado, que a maresia destrói rapidamente. Na cidade de Santos também existem equipamentos de ginástica na orla, mas são de aço inoxidável. Muitos moradores sugerem que deveriam instalar também uma academia na área embaixo da ponte, protegida da chuva e distante dos efeitos da maresia.

BANCOS DE MADEIRA NA ORLA

Diversos bancos novos foram instalados na Orla. São de madeira e não possuem encosto, o que não é o ideal. Temos dúvida quanto a aparência do equipamento, uma vez que o acabamento recebido, exposto ao sol e a chuva, provavelmente ficará com aparência feia, até porque as peças de madeira têm coloração desigual. Mais uma vez a PMVV não dialogou com a população.

CALÇADA LEGAL, CALÇADÃO NEM TANTO

O empenho da PMVV em cobrar a melhoria das calçadas (ideia que a AMPC cobra do executivo há muitos anos) foi um sucesso. O visual é outro e facilitou a circulação de pedestres. Mas não dá para entender por que dois pesos e duas medidas. Enquanto a PMVV cobra a modificação das calçadas, ela não faz a sua parte e deixa o calçadão cheio de irregularidades fazendo com que as centenas de pessoas que por ali circulam diariamente fiquem sujeitas a sofrer torções e quedas. Queremos um CALÇADÃO LEGAL. Igualdade para moradores e o executivo municipal.

Com a mentira podese ir longe, mas sem esperança de regresso.Provérbio judeu