Imprimir

Pilates ajuda no combate a dores nas costas

Quem nunca sofreu com uma dor nas costas? O problema é comum a quase toda a população. Constantemente vemos em nosso dia-a-dia um amigo, um familiar ou até nós mesmos reclamamos dessa incômoda dor. Às vezes essa “dorzinha” se perpetua tornando-se crônica.

As causas da dor nas costas são as mais variadas, entre elas podemos destacar a má postura, fraqueza muscular, falta de flexibilidade, degeneração dos discos intervertebrais. A literatura científica atual mostra que a dor lombar está profundamente relacionada à escassez de controle sobre a musculatura profunda relacionada à coluna lombar e torácica.

Sendo a dor na coluna causada por muitos fatores, seu tratamento também deve abordar muitos fatores. O método Pilates, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, se mostra uma alternativa de tratamento completa e cada vez mais indicada para aliviar as dores.

O Pilates visa, através dos seus exercícios, harmonizar os movimentos do nosso corpo, melhorando assim a postura, fortalecendo a musculatura e dando melhor flexibilidade às nossas articulações, o que acaba reduzindo as dores nas costas.

É importante ressaltar que os benefícios do método não se aplicam somente as dores nas costas mas também à outras doenças que afetam o movimento humano e que, também os indivíduos saudáveis se beneficiam da prática do Pilates.

Para a prática do Método Pilates é necessário assimilar desde o início os princípios do método: concentração, respiração, repetição, equilíbrio e simetria, centro de força, movimento fluido e contrologia.  Claro que todos esses princípios devem ser aliados à uma criteriosa avaliação e a uma boa instrução por parte de um instrutor devidamente qualificado. Por isso, sempre que buscar uma atividade física é importante verificar a formação do profissional. Assim o resultado será certo e o melhor, seguro!!

Imprimir

Praia da Costa está entre os bairros com mais casos de dengue em Vila Velha

Terreno alagado na Rua Joaquim da Mota - Praia da Costa
Terreno alagado na Rua Joaquim da Mota - Praia da Costa
Um dado alarmante. A Praia da Costa é o quarto bairro de Vila Velha em notificações de pessoas infectadas pela dengue. São 23 casos notificados de janeiro até o dia 25 de março deste ano. E uma revelação, feita pela equipe de combate a dengue, que está utilizando como apoio um espaço cedido pela AMPC, é ainda mais preocupante: foram registrados no bairro três casos de dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença. Mas a prefeitura não confirma esses casos de dengue hemorrágica.

Muitos moradores garantem que a Praia da Costa está entre is primeiros desse ranking da dengue por conta da quantidade de terrenos baldios. Os locais abandonados estão repletos de lixo, um prato cheio para a proliferação do mosquito da dengue, ainda mais nesse período de chuvas. Tem morador reclamando da atuação da prefeitura, que não faz a limpeza do local e nem exige que os donos do terreno retirem o lixo e a água parada.

A Prefeitura de Vila Velha afirma que age previamente, realizando mutirões de combate ao mosquito. Trabalho que é intensificado em locais onde se registram as notificações. Segundo o coordenador municipal de combate a dengue, Max Coelho, a Praia da Costa está sendo atendida por quatro equipes, com no mínimo 35 agentes, e que a prefeitura também trabalha com o carro fumacê. Um grande problema relatado pelo coordenador de combate a dengue é que os moradores do bairro são os que mais dificultam o acesso dos agentes às suas residências.

Alerta

Para evitar esse problema, faça a sua parte. Receba o agente da prefeitura em sua casa. Assim você irá contribuir para a redução dos números de pessoas com a doença no bairro. E é preciso conscientização de todos. Os números estão cada vez mais altos na Praia da Costa e no Estado.

Epidemia

Somente este ano, quatro pessoas morreram e quase 4.800 já foram infectadas pela dengue no Espírito Santo. Além disso, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais de 180 casos de dengue hemorrágica já foram notificados. 

Os municípios com maior número de pessoas infectadas são a Serra (609), Vitória (577), Colatina (572), Viana (563) e Vila Velha (322). O aumento preocupa e a Secretaria de Saúde reconhece que os casos já são vistos como epidemia. “Se você demora a detectar ou, mesmo detectando, não toma as providências necessárias, infelizmente pode perder o controle da doença, como já aconteceu no Estado em várias ocasiões”, comentou o Secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.

Como se prevenir 

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos vasos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d`água) e mantê-los sempre limpos.

Denúncias

Caso você flagre irregularidades, como piscinas desativadas, terrenos alagados com muito lixo, caixa d’água destampada, entre em contato com a prefeitura. Você também pode fazer a solicitação da visita da equipe de combate à dengue na sua casa. solicitações e denúncias devem ser feitas pelo disque-dengue: 3388-4171