Imprimir

Dicas para você curtir o verão com saúde

A principal dica durante o verão é se hidratar. Isso porque durante essa estação o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.

Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, por isso é importante o cuidado com a hidratação. “A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação”, alerta Marina.

A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior com a hidratação das crianças e idosos. “Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns quatro copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes”, explica Marina. Segundo ela, para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco.

 

Para o seu verão não ir por água abaixo:

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e excesso bebidas alcoólicas.
- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).  Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
- Lembre-se que bebidas alcoólicas aumentam a diurese, o que contribui para a desidratação.
- Ingerir líquidos com frequência (água, sucos naturais, chás e água de coco).
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

Imprimir

Animais: Na areia não!

Com esse calor, seu cachorro fica abanando o rabo, louco para dar uma voltinha na praia, não é mesmo? Mas na areia não pode! Se você costuma passear com o seu cachorro na praia, tenha cautela. Esse hábito pode causar doenças, tanto para os banhistas quanto para o animal.

caoNaPraiaOs cães correm o risco de pegar micoses e infecções de pele na areia. Já na água, podem contrair verminoses, por causa de bactérias. As pessoas também são vítimas deste passeio. As fezes dos animais contaminam o solo e a água e podem transmitir verminoses. Os principais sintomas são dores abdominais e diarréia.

O ideal é que os passeios aconteçam apenas no calçadão da praia. Mas atenção, para isso, existem regras: além de usar focinheira e coleira, é preciso recolher as fezes do cachorro. Uma pá e um saco plástico ajudam nessa tarefa.

As determinações estão registradas em lei: a Lei Municipal 3.500/98 regulamenta o trânsito de animais em vias públicas. A lei determina que é proibida a circulação e permanência de animais em praias, praças e calçadões. Os bichinhos de estimação só podem transitar nas ruas com coleira, corrente, focinheira e ainda acompanhados por pessoas capazes de controlá-los.

Denúncias sobre a presença de animais nas praias podem ser feitas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 17 horas, pelo telefone 3226-9477 ou 3226-9499.