Imprimir

Criança desmaia na Praia da Costa após muita exposição ao sol

Uma cena chamou a atenção dos banhistas na Praia da Costa, no último dia 4 de novembro, por volta das 16h00. Uma criança desmaiou ao entrar no mar. As câmeras de videomonitoramento da orla de Vila Velha flagraram o momento do desmaio. Muitas pessoas se aglomeraram em volta da criança. Com a ajuda de um guarda vidas, o  pai conseguiu sair do tumulto e  levou o filho para o hospital. Os médicos disseram que o problema foi que o menino ficou muito tempo exposto ao sol e quando entrou na água gelada, acabou levando um choque térmico e teve queda de pressão. A criança foi medicada e voltou para casa.

Com esse caso, surge a preocupação e um alerta aos pais. Não se deve deixar a criança muito tempo exposta ao sol. E a orientação também vale para os adultos. Segundo a dermatologista Thaiz Rigoni, se não tomar alguns cuidados, qualquer pessoa pode sofrer um choque térmico. Ela também alerta para os riscos de queimaduras e câncer de pele.

Com a proximidade do verão e aumento das temperaturas, a dermatologista diz que as atenções devem ser ainda maiores. 

mat_praia_fmt

Dicas:
  • Proteja-se do sol com filtro solar, chapéu e óculos, principalmente se sua pele for muito clara. Renove a aplicação a cada duas horas ou depois de se molhar ou transpirar muito.
  • Crianças de até 6 meses não devem ser expostas ao sol e após essa idade passar a usar filtro adequado.
  • Evite banhos de sol prolongados e prefira se expor antes das 10h e depois das 16h, quando os raios estão mais fracos e menos perigosos.
  • Tome cuidado mesmo quando o céu estiver encoberto. Os raios passam e você pode se queimar com o famoso “mormaço”.
  • Para evitar a descamação, aplique um hidratante na pele após o sol.
  • Tome bastante água para repor a perdida na transpiração.

Imprimir

Tecnologia revoluciona tratamento ortodôntico

Tratamento com novo aparelho pode ser até 70% mais rápido do que com aparelhos convencionais.

Os aparelhos ortodônticos evoluíram e já não é mais um trauma tanto para jovens quanto para adultos corrigir os problemas dentais. Desenvolvido a partir de pesquisas da NASA (Agência Espacial Americana), um novo tratamento com braquetes autoligáveis, que é oferecido está revolucionando a maneira de corrigir problemas ortodônticos.

Como explica a dentista Débora Rigoni, especialista em ortodontia e sócia-proprietária da franquia da Uniorto em Vila Velha, o aparelho traz uma tecnologia de tratamento ortodôntico inovador, que traz benefícios significativos para os pacientes. “Rapidez, poucos retornos à clínica para acompanhamento e, na maioria dos casos, sem a necessidade de extração de dentes para a colocação do aparelho ortodôntico são algumas das vantagens do tratamento”, explica.

Porém, como completa o dentista, Cristiano Gomes dos Reis, especialista em ortodontia e sócio da Dra. Débora, uma das vantagens que mais atrai novos pacientes para a tecnologia é o fato de o aparelho ser discreto e leve, ficando praticamente imperceptível. “Com esta tecnologia em aparelho, os dentes são alinhados, tornando o sorriso perfeito de acordo com a face do paciente”, completa Dr. Cristiano.

Esses aparelhos eliminam a necessidade das “borrachinhas” e amarrilhos metálicos. São usados fios ortodônticos de alta tecnologia que movem os dentes de forma mais rápida e necessitam de menos ajustes no aparelho. “Este novo aparelho tem um sistema único de deslize que reduz a pressão nos dentes permitindo que se movam de forma mais confortável para suas posições corretas”, elucida a Dra. Débora Rigoni.

A nova forma de tratamento ortodôntico garante também maior conforto. A ausência de “amarras” facilita a higiene oral, pois não acumula placa bacteriana.

Dependendo do caso, o tratamento com este novo aparelho pode ser até 70% mais rápido do que com aparelhos convencionais. Já no tratamento convencional, muitas vezes, recorre-se a extrações de dentes perfeitamente saudáveis e/ou a aparelhos no palato para fazer expansão do arco dentário. “Os aparelhos convencionais também são amarrados com elásticos, que causam fricção e pressão, fazendo o tratamento ficar mais lento e doloroso”, conclui a Dr. Cristiano.

O que faz com que esse novo aparelho seja tão rápido é o fato dele utilizar forças muito mais leves, biologicamente sensíveis, do que os aparelhos convencionais. O sistema de baixa fricção melhora a posição dos dentes e também a harmonia facial. No tratamento são utilizados fios de “memória” de titânio muito leves para guiar os dentes “gentilmente” para suas posições ideais. A grande maioria das pessoas sente um desconforto muito pequeno. E não só os jovens podem se beneficiar das vantagens do aparelho. Adultos podem ser tratados de forma rápida, fácil e, mais importante, com resultados de alta qualidade.