Orientação aos gestores de hospitais quanto a procedimentos em relação à Influenza A (H1N1)
No Espírito Santo foram registrados, até a manhã desta quarta-feira (22), 13 casos de Influenza A (H1N1), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). De um total de 80 notificações, 17 pacientes são considerados suspeitos e 50 casos foram descartados.
Quadro atualizado da Influenza A (H1N1) no Espírito Santo
Suspeitos 17
Descartados 50
Notificações 80
Em virtude disso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) realiza hoje uma reunião sobre fluxo e assistência na Influenza A (H1N1). O encontro acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), em Bento Ferreira, e vai reunir gestores de hospitais das redes pública, filantrópica e privada, além de contar com a participação de secretários municipais de saúde e de representantes das Superintendências Regionais de Saúde.
O objetivo da reunião é repassar as orientações do Ministério da Saúde (MS), estabelecidas no Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, em sua segunda versão, disponibilizada no último dia 15 de julho. Na ocasião, ainda será apresentado o fluxograma a ser seguido.
Recomendações do Ministério Público de Saúde
Máscara - Somente os pacientes com suspeita de gripe devem usar lenço ou máscara, fora isso não há necessidade. Esse ato evita a disseminação do vírus, pois quando a pessoa for respirar ou tossir pode colocar as mãos na maçaneta da porta, por exemplo.Álcool em gel - A primeira opção deve ser lavar as mãos com água e sabão, mas pode ser complementada com o álcool comum. Essa é uma recomendação não só para gripe suína, mas para outras doenças infectocontagiosas.