Imprimir

Cartas


CASTANHEIRAS
Amigos, impressionante a falta de consciência do povo capixaba em relação à natureza e sua preservação.

A quantidade de árvores que são cortadas diariamente na nossa aprazível e linda cidade de Vila Velha é de impressionar. Tudo é motivo para se cortar uma árvore! Cortam- se as árvores aqui, como se corta capim.

Árvores que demoraram 20, 30 anos para crescer, e que nos deram sombra por tantos anos, são cortadas de um dia para o outro. Vila Velha já é uma cidade pouquíssima arborizada e as únicas árvores que sobraram estão sendo destruídas sem o menor critério.

Ao fim disso tudo, a nossa cidade se tornará bem mais quente e feia do que antes. Vejam o exemplo de Vitória, que é uma cidade bastante arborizada. Vejam o exemplo do mundo: no mundo inteiro a tendência é de se preservar as árvores; aqui a tendência é exterminá-las. E ninguém fala nada... E ninguém faz nada... É lamentável!

Roberto Menezes - Morador da Praia da Costa

CASTANHEIRAS I
Vivo aqui há 54 anos e nunca tive doença ou recebi algum mal de uma castanheira sequer! O ÚNICO pecado delas é DAR SOMBRA aos idosos e crianças que se sentam para conversar e, no caso das crianças, para brincarem na areia. Todos procuram por elas! Só NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
Tenho 66 anos, sou saudável, caminho todas as manhãs usufruindo a sombra das lindas árvores!
Assisti quase todas serem plantadas, pelo Gastão Rouback, as da Sereia.... Pelo David Teixeira, as dos pescadores e grande parte é a ÚNICA benfeitoria deixada pelos barraqueiros.

AMO a Praia da Costa, como um pedaço de mim! Nunca tivemos na beirada da praia essas plantas que os entendidos falam ser de restinga! Essas habitavam onde HOJE existem os prédios!

TENHAM CONSCIÊNCIA! SALVEMOS nossas árvores! Só mesmo a Prefeitura de Vila Velha, que no tempo do aquecimento global, saqueia uma cidade, retirando suas árvores!  QUE PENA!

Teresa Elisabetta - Moradora da Praia da Costa

CASTANHEIRAS II
Quem  observa a   orla verifica   o   grande número   de   frequentadores que   sob a   generosa   copa   das castanheiras,  abrigam-se  do   implacável  sol, principalmente   nos  dias   mais   quentes. Em virtude  do  escasso  número  de   castanheiras, alguns   procuram  o  resguardo pífio dos  coqueiros, imitação tupiniquim das   praias   do  nordeste. Crianças   e   idosos, desfrutam da   paisagem, devidamente  protegidos, à sombra   das   castanheiras.
Nos   jornais,  tenho  lido  que   a  PMVV   pretende   eliminar as  castanheiras, sem   no  entanto, adiantar qual a   árvore   substituta.

Sendo  favorável  ao  plantio  de  mais  castanheiras  nos  vazios  existentes, sou  inteiramente  contrario à   ideia   da   mutilação   que   se  intenta e  estarei  junto  àqueles   que   se   reunirem  para   protestar.

Faço  agora  esse prolegômeno, na   esperança   de  que  os  vereadores   saibam desaprovar  a   noticiada intenção  da   PMVV.

Cid Marcos Esteves Neves - Morador da Praia da Costa

CASTANHEIRAS II
Fiquei indignada com a justificativa do Secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha para a retirada das castanheiras da orla (reportagem do BOM DIA ES de 17/08/09). Ele diz que as árvores favorecem a falta de segurança do cidadão, pois algumas áreas ficam escuras à noite.
Ora, não seria o caso de o município garantir a segurança do cidadão, através do policiamento mais ostensivo da cidade e da orla ao invés de cortar árvores? Ou quem sabe instalar alguns pontos de iluminação entre as árvores?

Outro aspecto relevante é a estética da praia, que já tem por característica paisagística natural as castanheiras. Por mais que a prefeitura plante coqueiros ou outras espécies de árvores, essas não se adaptam bem e ficam doentes e feiosas (além de não fazerem sombra). E sempre nascem novas castanheiras. Vila Velha está sendo totalmente descaracterizada por decisões mal tomadas e justificativas fúteis. Sou moradora de Itapoã há 10 anos, caminho na orla todos os dias e noites e nunca vi as árvores atrapalharem absolutamente ninguém! Porém, não vejo absolutamente nenhum policial caminhando na orla de modo a inibir qualquer ação criminosa... O que realmente atrapalha e preocupa os cidadãos de Vila Velha é a falta de consideração da PMVV com os habitantes que amam a cidade e, sobretudo, a falta de policiamento!

Fabíola Barros Truci - Moradora de Itapoã

FAIXA DE PEDESTRE
Eu como moradora da Praia da Costa e admiro muito o trabalho de vocês e sugiro a colocação de placas informando sobre o cuidado com o pedestre por toda a Av. Antônio Gil Veloso, pensei algo como: "O pedestre aqui na Praia da Costa tem preferência" próximo às faixas de pedestre... O que acham? Ou algo parecido para "lembrar" aos motoristas que devem parar na faixa de pedestres.

Abraços e parabéns,
Simone C. Junqueira Paradela - Moradora Praia da Costa
Imprimir

Cartas

ASSALTO NA PRAIA DA COSTA

Venho através deste e-mail relatar alguns fatos ocorridos na Rua Rio Branco nos últimos tempos. Assaltos, isso o que vem ocorrendo e são recorrentes. Não tem hora. Pode ser de tarde, ao entardecer (acho que estão preferindo estes dois horários) e também à noite.

Saímos na rua temerosos olhando para os lados, para quem passa, porque qualquer um, para nós, pode ser ELE, o assaltante. Esse estresse devido aos últimos assaltos ocorridos desde o fim do ano passado quando tivemos que socorrer uma vizinha que foi quase sequestrada e atingida de raspão por disparos dos delinquentes. Todos menores.

Essa situação se agravou devido às câmeras instaladas na orla, pois os bandidos sentindo-se vigiados adentram o nosso bairro. Isso foi comentário dos próprios policiais.

Devido aos últimos assaltos de terça e quarta passadas, autoridades (Secretaria de Defesa Civil e o 4º Comando do Ibes) ficaram de tomar algumas providencias como instalação de câmera, poda de árvores, o que ainda não foi feito e aumento do policiamento no local, o que também não vimos grande diferença.

Algo impressionante foi o que disse um dos bandidos, que tomaram como reféns a família na casa invadida quarta passada: “meu irmão tá vendo essa bala? É pra você se não colaborar, somos tudo di menor num vai dar nada pra gente. A gente te mata e amanhã tá solto, falou? (mais ou menos isso).

Luiz Machado - Morador da Praia da Costa

CASTANHEIRAS NA ORLA DE VILA VELHA

Quero demonstrar minha indignação frente àqueles que defendem a retirada das castanheiras da orla de Vila Velha. O Espírito Santo (e o Brasil) é terra de muitas raças, muitos credos e muitas culturas. Com a botânica não é diferente: espécies de outras terras aqui se adaptaram de forma harmônica com o ecossistema. Na orla de Vila Velha, entre dezenas de espécies que embelezam a paisagem, vemos o convívio das nativas, brasilianas e litorâneas, como a salsa e a aroeira, com o africano abricó-da-praia; apreciamos retalhos da japonesa (e glamorosa) grama esmeralda e a imponência do asiático coqueiro. A justificativa para eliminação das castanheiras (“a espécie não é nativa da região,... pondo em risco o equilíbrio do ecossistema...”) defende uma tese equivocada. Mais malefícios trazem os espigões de concreto plantados pelo assédio imobiliário que espalham suas sombras em direção à orla, antes do pico do meio dia, além dos impactos causados pela concentração populacional oriunda desses empreendimentos. Será que os técnicos da Prefeitura de Vila Velha estão preocupados com isso? Castanheiras dão sombras acolhedoras para pais e filhos em lazer, para pescadores ao fim da sua extenuante jornada diária, são motivos para um bom bate- papo à beira dos seus troncos, são a lembrança, a cada outono, de que a vida se renova com a perda das multiamarelecidas folhas velhas e o renascimento, dias depois, de jovens e belas folhagens, ensinando-nos que a existência, em todos os seus aspectos, humano, biológico e cultural, é sempre mais importante!

Élvio Ribeiro Lima - Morador Praia da Costa

PISTAS DE CORRIDA

Os moradores de Vila Velha e, ressalto os da Praia da Costa, não precisarão ir para São Paulo assistir no autódromo de Interlagos corridas de Fórmula 1. Já que as ruas de Vila Velha são verdadeiras pistas de corrida.

Na Rua Des. Augusto Botelho é um festival de abusos; carros em alta velocidade, motoristas falando ao celular, entrando em ruas contramão, não respeitam a faixa de pedestres, carros de propaganda com o som altíssimo, sem contar os carros que também passam com o volume alto do rádio que é ensurdecedor.

Até quando iremos conviver com esse desrespeito?

Vilma Acquaviva - Moradora da Praia da Costa

 

Imprimir

Cartas

AMIE – ASSOCIAÇÃO MOBILIZADORA DE IGREJAS EVANGÉLICAS PRÓ-CRIANÇAS CARENTES
Por indicação desta amada AMPC, tivemos a satisfação de receber da JLM Eventos à providencial doação de alimentos (303 quilos e duzentos gramas de alimentos) que foram imediatamente distribuídos pelos Projetos em pleno funcionamento: “Criança Feliz”, “Fonte da Vida” e “Crescendo co Jesus”.
Nossa alegria é maior por saber que, mais uma vez, pudemos contar com a confiança dos senhores ao indicar a AMIE para ser agraciada com tão maravilhosa dádiva!
Diariamente agradecemos a Deus por termos como parceiros esta conceituada Associação.
Que Deus abençoe a todos.
Com gratidão.
Isabel Minassa Carone
Presidente da AMIE


ABAIXO-SONHADO!
Antes de qualquer coisa, parabéns pela iniciativa de oferecer a sala da AMPC para campanha de vacinação.
Soube por diversas mães, que a cidade de Vila Velha não ofereceu escolas e nem praça principal para que a criançada fosse vacinada! Que beleza!
Participamos no dia da vacinação recolhendo assinaturas para limpeza do “imundo e abandonado” Canal da Costa.
Para cada assinatura conseguida, ouvimos também muitas reclamações.
Até apelidaram o nosso abaixo-assinado de “abaixo-sonhado”!
As reclamações giravam em torno de uma enorme descrença nas autoridades, nos políticos, na ética.
Ninguém mais acredita em ninguém. Que tristeza!
Alguns assinavam “esperançosos” acreditando na possibilidade de ver o Canal da Costa cuidado.
Bem, o que fazer? Continuar tentando e rezando muito para ver está cidade melhor.
Celina Cardoso
Moradora da Praia da Costa


ONDE ESTÁ O PREFEITO DE VILA VELHA?
É preciso manter um bom espaço de cartas no jornal! É preciso que vejam que a população enxerga!
É preciso limpar o Canal da Costa com urgência! As margens do canal estão desaparecendo. As autoridades esperam um desastre, numa enchente, para adotarem as devidas melhorias?
Onde está o prefeito na hora das obras? Na hora de pedir voto você encontra todo mundo abraçando o povo.
Celina Cardoso
Moradora da Praia da Costa

PLACA SEM INFORMAÇÃO NECESSÁRIA À POPULAÇÃO
Esta placa (foto) caracteriza o desrespeito que a autoridade municipal tem em relação à informação para a cartas_fmt1população.
A princípio as informações quanto à contratante e contratado: OK!
O valor e prazo também estão: OK!
O prazo de execução é a partir de que data: não tem!
Não tendo data exata de início quando será a data de término?
Esta prática não é por acaso é proposital, pois deverá se repetir nas outras placas (de obras) é só pesquisar.
Na minha visão, este é um vício da administração para não deixar a população avaliar sua competência. Afinal, como cobrar a conclusão de uma obra se a população não sabe da data de início/conclusão da mesma?
Esta posição é de sinalizar hábitos não muito saudáveis na administração.

DETALHE: a placa está na Av. Gil Vellozo, atrapalhando o belo visual da orla, e a obra é na Jerônimo Monteiro e Champagnat. Curioso o caso, não?

Eduardo Merhi
Morador da Praia da Costa

Imprimir

Cartas

CALÇADA - ELOGIO

cartas_calcada1_fmtEu, o Rubino e mais um funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Elson Gatto Filho (engenheiro e gerente da região I e II), estivemos dialogando com engenheiro responsável da construtora La Torre e que estão construindo o residencial ILHA DA SEREIA, na Rua Des. Augusto Botelho, em pauta a  calçada da localidade, no momento pedimos para que recuasse o murro, aumentando assim a largura da calçada.

Queremos em nome da AMPC parabenizar a construtora que não mediu esforços para nos atender.

Edivar José Pozzatti - Morador da Praia da Costa

CALÇADA – CANAL DA COSTA

Venho mais uma vez solicitar que a PMVV pense em fazer calçadas nas margens do Canal da Costa.

Foi prometida uma limpeza do canal, que mais está parecendo um “valão abandonado”, que ainda não foi feita!

Os moradores desta parte do bairro Praia da Costa aguardam os merecidos cuidados.  As ruas estão bastante movimentadas e as pessoas que estão a pé, precisam de calçadas.

Celina J. M. Cardoso - Moradora da Praia da Costa

Imprimir

Cartas

IPTU EM VILA VELHA

Há uma grande preocupação em cuidar do Planeta Terra, em reduzir a poluição atmosférica produtora do CO2 e preservar os parcos recursos naturais que ainda restam. A prefeitura de Vila Velha bem que poderia cooperar e fazer a sua parte. Não é a primeira vez que bato na mesma tecla, mas não consigo sensibilizar o nosso Poder Executivo. Explico: recebi o carnê do IPTU 2009 e, como tenho duas vagas de garagens, recebi três carnês, um para cada vaga e o do apartamento - O QUE É UM ABSURDO, pois apenas um carnê seria suficiente. Cada carnê, o mais reduzido dentre os que recebi, contém doze folhas impressas, multiplique isto pelos milhares de garagens em Vila Velha e obterá um número absurdo de papel despendido desnecessariamente que, apenas simplificando, são árvores cortadas, fonte da matéria prima para produzir papel e que, se utilizada racionalmente, seriam poupadas.

Além do absurdo ecológico a “abundante” emissão de carnês, geram custos, controles adicionais e requer mais tempo do município no ato da quitação e, posteriormente, espaço para arquivo. A PMVV há de dizer, seu custo é bancado pela publicidade em suas páginas, sem se importar com os gastos fúteis de energia elétrica, tinta, tarifa bancária a cada pagamento, mão de obra para entrega, como se a PMVV não participasse da cadeia de despesas, como se não redundasse em mais controles no cadastro devido à inscrição imobiliária contida em cada carnê. O mesmo ocorrendo na rede cartorial. Isto não conta?

Tal redundância é de fácil correção. Basta querer. Toda escritura do bem imóvel passa pela prefeitura, e nela consta o número de vagas de garagens, daí então a geração de vários carnês quando, fugindo à racionalidade, poderia ser apenas um englobando tudo. Em qualquer transferência de propriedade a Secretaria da Fazenda Municipal terá conhecimento e, em consequência, atualizar o cadastro.

Em 2009 não tem mais jeito. A ecologia foi sacrificada. Fica o apelo para, durante o restante do ano, a PMVV se reestruture e agregue as vagas ao imóvel propriamente dito e, a partir de 2010, poupe as nossas florestas, dê exemplo de austeridade. Basta querer, depende apenas da vontade do prefeito. Esperamos que prevaleça o bom senso, que aja em prol do bem coletivo.

Humberto Schuwartz Soares - Morador da Praia da Costa

VEREANÇA VOLUNTÁRIA

Concordo com a posição do Sr. Lucas Izoton no que tange a vereança voluntária, criticada em editorial pelo Sr. Gilson Pacheco. Acredito que teríamos muito mais resultados para o cidadão se não contássemos com políticos “profissionais” tratando de nosso futuro. Entendo que com o voluntariado na vereança teríamos pessoas bem mais comprometidas com o futuro do que as que estão lá hoje. Nosso maior dilema na hora do voto é a qualidade dos candidatos, principalmente por sabermos que a maior parte deles está atrás de um emprego e não de cidadania.

Vinícius Chagas Barbosa - Morador da Praia da Costa

SHOWS DE TERÇA-FEIRA

Faz pouco mais de um ano, que são realizados shows com música ao vivo no calçadão da Praia da Costa, na curva da Sereia.

Esses shows têm incomodado muito, é um barulho insuportável até as 22h, em plena terça-feira, no meio da semana.

Eu acordo cedo todos os dias, meu prédio é em frente ao local que ocorre esses shows, e isso tem me incomodado muito.

Eu acho que não adianta nada vocês “perseguirem” o Jesus vida Verão (não que eu seja a favor, eu também sou contra o projeto) se vocês não fazem nada em relação a outros eventos que ocorrem aqui.

Espero uma resposta de vocês.

Mariana Cunha Oliveira Santos - Moradora da Praia da Costa

JESUS ESTÁ SURDO?

Domingo de Páscoa. Antigamente, quando a religião católica era mais circunspecta, chamava-se Domingo da Ressurreição ou Domingo Gordo, dia ideal para reflexão e reunião das famílias.

Domingo de Páscoa. Dia 12 de abril de 2009, a Praia da Costa foi

“acordada” às 5h30 por um alto-falante berrando e um padre gritando no microfone “Vamos levantar os braços e gritar bem alto para acordar toda a Praia da Costa”.

A religião católica em que eu nasci e pratiquei até os 15 anos na Serra-Es era outra. Hoje, a Igreja Católica, bem como as protestantes mudaram. Nada tenho contra essas mudanças, até porque não as frequento. Mas, acho um desrespeito e até mesmo uma violência termos de suportar cultos evangélicos ou católicos sendo transmitidos nas areias da praia ou em qualquer lugar público por potentes alto-falantes. Pois, a missa do dia 12 de abril, Domingo de Páscoa, que se realizou na altura da Rua Resplendor, Itapoã, acordou até moradores da Curva da Sereia e adjacências.

Ao ser acordado, achei que era um baile “funk” ou “Jesus Vida Verão” fora de época, tal a intensidade do som. Não era, mas sim uma “missa” celebrada nas areias da praia. Embora ache que os templos sejam os locais ideais para missas ou cultos, até concordo que os mesmos sejam realizados em lugares públicos. Mas... Por que todo esse barulho? Essa gritaria? Será por que Jesus ficou surdo?

Ah! Como eu apreciava a antiga Igreja Católica das missas e ladainhas nas igrejas, as procissões daquela época, e até mesmo as matinas realizadas pela banda de música da Serra - Sede, que às vezes despertava alguns pacatos moradores, ao suave som dos tradicionais dobrados. Mas, sem os malditos alto-falantes e, repito, sem o barulho ensurdecedor que acordaram os bairros Praia da Costa e Itapoã, no último Domingo da Ressurreição, em um flagrante de desrespeito ao direito dos outros.

Nada tenho contra religiões, porém. Fico transtornado com a barulheira vindo de qualquer evento, principalmente os religiosos.

Vicente Machado - Morador da Praia da Costa

POLUIÇÃO VISUAL

Na Rua Quinze de Novembro, em um poste em frente ao número 190, Edifício Solar Quinze de Novembro, colocaram uma placa de propaganda de varais, redes, etc., seria interessante solicitar ao setor competente da Prefeitura para adotar as velhas e costumeiras providências, ou seja, a imediata retirada da placa.

Alcemy - Morador da Praia da Costa

LINHA 0622

Sou moradora da Praia da Costa, mais precisamente da Rua Lúcio Bacelar e acompanho a dificuldade não só minha, mas de muitas outras pessoas que dependem do Trancol.

Os ônibus quando saem da 3a. Ponte dão voltas por todo o centro de Vila Velha e  depois da baldeação é preciso rodar muito por dentro de Itapoã para chegar à Praia da Costa.  Para encurtar o tempo de deslocamento muitas pessoas saltam lá perto do Hortifruti e fazem o percurso até o Libanês a pé.

Hoje, consultando as linhas do Transcol na Internet encontrei a linha 0622, que segundo o site do próprio Transcol, começou a funcionar em janeiro de 2009.

O percurso é direto do Terminal Dom Bosco via Lindemberg para a Praia da Costa, terminando no Libanês.

Essa linha seria uma benção para as muitas pessoas que vêm do D. Bosco e Centro de Vitória para a Praia da Costa.

Porém, os horários lá listados são pela madrugada, ou seja, não atendem a quase ninguém se é que realmente atendem.

Recorro à AMPC para nos ajudar a tornar real essa linha 0622 do Transcol, que já está prevista no site do próprio Transcol.

Larissa Castello Strieder - Moradora da Praia da Costa

PROTESTO

Um muro foi pixado em protesto contra o posto de controle colocado por umaigreja.

Nos dois primeiros dias do mês de maio, pessoas manifestaram, em frente ao CREFES, verbal e isoladamente, por causa do posto de controle montado pela Igreja Missão Praia da Costa..

Moraes - Morador da Praia da Costa

 

Mais artigos...