Imprimir

Cartas - Jul/10

CARRO ABANDONADO VIRA FOCO DE MOSQUITO

Na última edição do jornal (que estava excelente como sempre) mais uma vez vemos o descaso com a Rua João Joaquim da Mota, seja pelo terreno baldio ou abandono de veículos em via pública.

Há mais de um ano um veículo Ford Fiesta, de placas MRM 8723, está abandonado em frente ao edifício Plaza Gimenez, sendo mais um foco de mosquitos. Moradores dizem que o proprietário reside no edifício citado acima, que deve se intitular dono da rua ao invés de vender o carro para o ferro velho.

Peço que noticiem!! Quem sabe o morador ou o condomínio tome providências, já que não tenho esperanças com fiscais da Prefeitura.

Desde já agradeço o serviço que esse jornal presta a nossa comunidade, um grande abraço.

Carlos Eduardo Silviato - Morador da Praia da Costa

A Secretaria de Serviços Urbanos informa que a síndica do prédio onde o responsável pelo veículo reside deve comunicar à Ouvidoria (0800 283 9059) ou Postura (3369-9460) para que o automóvel seja retirado da via. A secretaria vai iniciar, ainda esta semana, a fiscalização de retirada de veículos abandonados em todo o município.

OBRA IRREGULAR NO MORRO DO MORENO

Há alguns dias enviei um email comunicando uma obra nas franjas do

Morro do Moreno, bem em frente ao prédio que moro, o Edifício Portinari.

Veio aqui um funcionário da prefeitura e foi constatada realmente a irregularidade. Entretanto a mesma persiste. Às 13h05 do dia 24/05/2010, escutamos barulho de ferramentas quebrando pedras no local exato da obra.

Pedimos novamente apoio em encaminhar esta denúncia aos órgãos competentes.

Ricardo Filgueiras - Morador da Praia da Costa

A PMVV informa que o local citado é um lote da Igreja Cristã Maranata. Os responsáveis pelo terreno alegaram que pedras rolaram por conta da chuva e bloquearam uma passagem usada pelas pessoas e carros. Por este motivo foi iniciado um trabalho de limpeza do terreno.  Os fiscais da Secretaria de Obras determinaram a suspensão dos trabalhos até que seja feita a regularização da obra.

HORÁRIO INADEQUADO PARA REGAR PLANTAS

Pediria que fosse remanejado o horário que da PMVV de regar as plantas na orla da Av. Antônio Gil Veloso, no trecho entre a Rua Jair de Andrade e Av. Champagnat. No horário executado atualmente, o trânsito se resume a apenas uma pista, formando um trânsito desnecessário naquele momento.

Patrick Canal - Morador da Praia da Costa

A Secretaria de Serviços Urbanos informa que vai analisar o pedido e a viabilidade da adequação para um horário com menor fluxo de veículos no local.

DESRESPEITO: O DIREITO DE UM ACABA QUANDO COMEÇA O DO OUTRO!

Aluguei um imóvel e a família da dona do imóvel todos os finais de semana coloca o som do carro no último volume, não consigo estudar, ver televisão e conversar dentro de casa, já que nem ouço meus pensamentos.

Sem contar que moro no segundo andar e a inquilina do terceiro andar adora arrastar móveis após as 22hs, e se deixar todos os dias!

Chego da faculdade por volta das 23hs e começa o barulho em cima da minha cama.

Deus me livre!!Falta de respeito.

Rosângela - Moradora da Praia da Costa

BARULHO: SOM ALTO INCOMODA MORADORES

Desde que a Casa Cor foi aqui na Praia da Costa, onde será o Resort que nunca sai. As festas no local tiram nossa paz. Nesse exato momento, meia noite, o som está tão alto que eu me sinto na festa! O pior de tudo é o que toca! “Mexe que mexe, a chapa está quente”.

Ninguém merece!!

Luana - Moradora da Praia da Costa

Em resposta às duas denúncias de barulho, a Secretaria de Meio Ambiente informa que, em casos como esses, os moradores devem entrar em contato com o Disque-Silêncio (0800 283 9157) ou com a Ouvidoria Municipal (0800 283 9059). Com a implantação do Código Municipal de Meio Ambiente, que aguarda aprovação na Câmara, a atuação do Disque-Silêncio será otimizado, o que vai permitir uma fiscalização mais eficaz.

 

Imprimir

Cartas - Jun/10

Disque Silêncio: atendimento ineficaz

Fiz uma queixa ao Disque Silêncio de Vila Velha hoje, 15/05, sábado, às 13h30, sobre uma obra em um prédio. O atendente me assegurou que os fiscais estariam a caminho. Agora são 16 horas, nenhum fiscal apareceu e ninguém atende ao telefone do Disque Silêncio.

É um serviço inócuo, inoperante. Estamos pagando (impostos) à toa!

Manuela Lopes Santos Neves - Moradora da Praia da Costa

Resposta da Prefeitura:

A Coordenação do Disque Silêncio informa que são registradas, em média, 70 ocorrências por dia. Informa ainda, que no próximo semestre a equipe será ampliada para suprir o atendimento às demandas. O contribuinte pode solicitar uma equipe, 24 horas por dia, pelo telefone 0800 283 9059.

Ao Secretário de Trânsito e Transportes, 

Como moradores de Vila Velha e do bairro Praia da Costa, gostaria de saber qual a providência que sua secretaria poderia tomar para coibir a velocidade dos carros e ônibus e o desrespeito ao pedestre. Os motoristas não respeitam o sinal fechado. A Rua Desembargador Augusto Botelho é só um exemplo do que acontece na maioria das ruas do bairro, que se transformam em pista de corrida.

Será que precisaremos tomar uma medida drástica para que a PMVV tome alguma providência?

Rosângela - Moradora da Praia da Costa

Resposta da Prefeitura:

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha informa que já existe um estudo para a implementação da fiscalização eletrônica também no bairro da Praia da Costa e informa que deve haver conscientização por parte dos motoristas.

A comunidade pode fazer um requerimento junto ao Protocolo Geral, solicitando um laudo viário para a adequação da fiscalização eletrônica na rua. O Protocolo Geral fica na nova sede da prefeitura, em Coqueiral de Itaparica ao lado da faculdade Novo Milênio. Mais informações pelo telefone (27) 3149 7327.

Caos na saúde pública

A saúde pública em Vila Velha está um caos total! Uma senhora, Vany Ferreira da Silva, 70 anos, cadeirante, não está recebendo as visitas médicas em sua residência (como manda a Constituição Federal no artigo 230 & 1º) por que não tem veículos para transportar a médica, Dra. Luciana Geriatra do Posto de Saúde do Glória.

Devido a falta de atendimento médico, a Sra. Vany está internada no Hospital Antonio Bezerra de Farias por várias complicações,pois a mesma já teve quatro derrames!

E agora? A quem cobrar? A quem exigir providências?

Contamos, somente, com a ajuda de vocês jornalistas e repórteres para mostrar o caos em que está a Saúde Pública em Vila Velha e, talvez assim, o Ministério Público intervenha e algo venha a ser feito!

Fabiano Almeida Nascimento - Presidente da Associação - Beneficente Cristã Deus é Fiel

Resposta da Prefeitura:

A Secretaria de Saúde de Vila Velha informa que tomará providências para que o problema seja resolvido e as visitas a Sra. Vany Ferreira da Silva sejam retomadas pela geriatra.

Baile Funk em boate anexa ao Clube Libanês

Venho em nome de diversos moradores da Praia da Costa, mais precisamente da Praia da Sereia, de um modo quase desesperador, expor o que já passamos e o que vamos novamente passar.

Há pouco tempo instalou-se nas dependências do Clube Libanês a Boate OCEAN SIDE. Todos sabem como terminou e o que ocorria nas dependências e principalmente na parte externa da referida boate. Desta feita, no mesmo local (anexo ao Clube Libanês) agora temos uma nova Boate de BAILE FUNK.

Por incrível que pareça, é isso mesmo... A baderna voltou. Sua inauguração deu-se dia 14 de maio de 2010. Apesar do movimento não ter sido dos maiores, o “velho” caos retornou, mais ameaçador que nunca! Camelôs ilegais (inclusive furtando energia de postes públicos), traficantes de toda espécie, prostitutas, “playboys” alcoolizados/drogados, com o som de seus veículos a toda altura, brigas, gritarias, corrida de arrancada (com motoristas embriagados), “clientes” urinando nas fachadas dos prédios e casas da redondeza e por aí vai... O CAOS!

Já acionamos a PMVV e a PM/ES (que aparece na boate - uma viatura-  pouco antes das “atividades” começarem, não sabemos o motivo misterioso...). Infelizmente, chamados em vão.

Quer dizer, nossos órgãos fiscalizadores nada fazem. Será que a nova boate (PIER 27) tem todos os alvarás? Corpo de Bombeiros, PMVV, etc? Será que cumprem as exigências legais? E os danos ambientais? (uma vez que, ao término de cada “balada”, permanece nas ruas próximas toda sorte de lixo: seringas descartáveis, preservativos, cachimbos de “CRACK”, garrafas, latinhas, dejetos humanos etc que, inevitavelmente, com os ventos ali constantes, vão para a maré) .

Pedimos ajuda!!!

Arnaldo Pedrosa Moreira - Morador da Praia da Costa

Resposta da Prefeitura

Em resposta a denúncia do morador, a Prefeitura de Vila Velha informa que a Secretaria de Defesa Social vem realizando operações de fiscalização em diversas boates do município juntamente com outras secretarias e órgãos competentes. Informou ainda, que é obrigatório o alvará de funcionamento. Em caso de irregularidade o proprietário infrator poderá ser multado e até sofrer interdição. 

Resposta da Polícia Militar

A PM informa que os patrulhamentos são realizados dentro do cronograma de atuação das unidades.

No entorno de eventos, quando detectado grande fluxo de pessoas, militares intensificam as ações para inibir a prática criminosa e garantir segurança da população.

 

Imprimir

Cartas - Mair/10

Cadê o Disque-silêncio?!

Sou Moradora da Rua Charles Darwin há cinco anos, e desde o inicio de 2009 até esta

data os moradores desta rua não tem mais PAZ!! O problema acontece devido a um bar denominado BAR DA ADRIANA, que frequentemente está com o SOM na altura máxima de 2ª a sexta a partir da 00:00 e finais de semana durante o todo o dia e noite, 24 horas. Superando assim os plantões do disque silêncio, que “funciona às sextas, sábados, domingos e feriados”, citados na matéria.

Já houve inúmeras ligações para o Serviço “Disque Silêncio”, porém sem êxito nenhum, o que acho uma falta de respeito com os cidadãos, pois não conseguimos mais ter uma boa noite de sono, tendo que acordar como zumbis para trabalhar e o BAR fecha para dormirem durante o dia para recomeçarem a rotina ainda durante o dia.

Já ligamos inclusive para o 190 que diz não poder intervir a não ser que haja “CRIME”. O disque silêncio já mencionou que não pode fazer nada a não ser que tenham o apoio do 190, pois segundo denúncia chegada a eles o BAR é frequentado por elementos perigosos.

Ora pergunto eu Cidadã, quais são os órgão competentes e qualificados (intitulados) para nos darem SEGURANÇA? Neste momento em que escrevo este relato são 4horas da manhã, hora em que todos os dias os moradores já estão de pé por causa deste maldito som alto.

Quanto aos serviços mencionados em sua matéria que a Prefeitura de Vila Velha disponibilizou, de nada adianta para a população, pois os responsáveis de Plantão

neste serviço, atendem as ligações para justificarem da impossibilidade em atender-nos. Desta forma, de que adianta criar mais uma forma de onerar os cofres da Prefeitura com salários e investimentos (equipamento, linhas telefônicas) e não se preocupar se o objetivo deste SERVIÇOS está mesmo sendo CUMPRIDO.

Moradora de Vila Velha

Parabéns para a Rádio Praia da Costa!!

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pela nova programação da rádio. Além de ser novidade no estado a exclusividade para a MPB, a programação está muito boa!!

Porém, gostaria de fazer duas sugestões:

- Aumentar o alcance (potência) da rádio. Não dá prá ouvir fora do bairro...

- Divulgar o nome das músicas/intérpretes, tanto na transmissão, quanto no site.

Parabéns !!

Levindo Carlos de Souza Neto - Morador da Praia da Costa

Prefeitura de VV: promessas não cumpridas

Assistindo ao Primeira Edição da TV Gazeta, vi as críticas feitas pelos ciclistas à ciclovia do Centro de Vila Vela. Buracos e obras que jamais terminam foram citadas pelos ciclistas que têm que transitar no asfalto disputando espaços com os carros. Foi mostrada a Avenida Champagnat  para exemplificar como ficará a obra do Centro depois de concluída.

Porém, os postes que estão no meio da ciclovia em vários pontos e que há meses quando escrevemos ao jornal mostrando nossa indignação, o Secretário da PMVV em resposta, afirmou que os mesmos seriam retirados continuarão onde estão por tempo indeterminado.

Agora, declarou que os fios que deveriam ter sido embutidos ( que aliás era esta a finalidade desta obra!), e os postes que deveriam ter sido retirados, não foram por falta de verba. Sete milhões de reais que a PMVV não possui.

 E eu pergunto: Depois da ciclovia pronta como eles embutirão os fios e retirarão os postes sem danificá-la?

Não seria muito mais honesto, prático e eficaz que tudo isto tivesse sido feito antes e que a ciclovia ficasse para mais tarde?

 E eu repondo: Fios embutidos e postes retirados não dão IBOPE.

Plantas, ciclovia vermelho vivo e palmeirinas bonitinhas SIM.

Vivemos em um país das aparências.

Maria Clara -Moradora da Praia da Costa

Falta de respeito de motoristas, ciclistas e pedestres

Sou pedreste, motorista e também ciclista. Ando a pé no calçadão, dirijo carro nas diversas vias de Vila Velha e pedalo nas ciclovias do município. Observo os abusos praticados por todos nós. Motorista, ciclistas e pedestres.

Motorista: altas velocidades, não observância das faixas de pedestres e a placa de PARE nos cruzamentos (onde acontece diariamente os piores acidentes) e por ai vai...

Ciclista: pedalando nas calçadas (o que é proibido) e nas ciclovias em alta velocidade e por ai vai...

Pedreste: não atravessa na faixa. Muito se fala (e mal) do ciclista, mas o pedestre anda a pé na ciclovia, com carrinho de bebê, faz cooper, para pra conversar, namorar, etc....

Sou a favor das ciclovias e ultimamente estou deixando o carro na garagem e usando mais a minha bike. Faço um apelo para que melhorem a ciclovia da Avenida Gil Veloso, o piso de bloquete é horrível e cheio de imperfeições, poderia ser um piso liso.

Pra finalizar o que falta mesmo e mais empenho da PMVV na fiscalização!!!

Jorge Bruno -Morador da Praia da Costa


Eleições a vista...

Teremos eleições ...eu só quero ver o comportamento do brasileiro!

Sei, pois é nessa hora que precisamos mostrar no que acreditamos. Temos que despertar a força do pensamento. Podemos formar uma única corrente de pensamento positivo. Podemos, coletivamente, ver o melhor para o nosso país.

Que tal acreditar no bem estar para o nosso país?

É utopia?

Não, não pode ser! Então, vamos pensar num novo Brasil?

Que tal um Brasil ético?

Que tal um Brasil democrático?   

Que tal um Brasil participativo?

Que tal um Brasil justo?

Que tal um Brasil com desenvolvimento sustentável?

Que tal um Brasil limpo, equilibrado, solidário?

Que tal um novo país?

Celina - Moradora da Praia da Costa

 

Imprimir

Cartas do Leitor

Vila Velha: onde está o planejamento?

Meu nome é Diego Henning, tenho 32 anos e sou morador da Praia da Costa. Sou gaucho, mas moro há 17 anos aqui e vi muitas coisas mudando, algumas pra melhor e outras...

Vi recentemente uma propaganda do governo estadual falando de planejamento, necessário na nossa vida e na organização do Estado. Correto. Apesar dos transtornos causados sou um grande defensor das obras da Cesan pelo bem que elas trarão ao nosso Estado, mas ai eu pergunto: onde está o planejamento?

Quando a Cesan faz as obras na Av. Champagnat e 15 de novembro ao mesmo tempo, sendo que ambas tem o mesmo sentido (centro – praia) isso foi planejado?

Quando a mesma faz ao mesmo tempo, agora no sentido contrario (praia-Centro), as obras na Av. Castelo Branco e Henrique Moscoso isso foi planejado?

Quando são plantados arbustos de pequena altura na beira da ciclovia na Av. Champagnat e pouco tempo depois parte delas é retirada para o plantio de arvores (que eu concordo) isso foi planejado?

Bom se foi planejado, então não me sinto mais paranóico achando que tudo não passa de uma pegadinha das câmeras da Praia da Costa. Só que a brincadeira é de muito mau gosto, porque causa transtornos e prejuízos a população. Com planejamento não desperdiçamos dinheiro, nem público e nem privado.

Diego Henning - Morador da Praia da Costa

Buraco sem calçamento é tapado com barril

Na Rua Luiz Fernandes Reis, perto do número 250, a chuva de mais de um mês abriu um buraco no calçamento.  Como ninguém da PMVV apareceu para  consertá-lo e para evitar um acidente com carro ou com algum pedestre, alguém colocou ali um barril. 

Atualmente, o barril serve como depósito de lixo.  Várias reclamações já foram feitas aos órgãos governamentais, mas até agora nenhuma surtiu efeito . Aliás, a esquina da rua é um dos lugares preferidos pelos moradores de rua para dormirem. 

Há muito não se vê aqui varredor de rua.  Precisamos de uma providência no sentido de fechar o buraco e fazer uma limpeza na rua.

Neise C. Rodrigues - Moradora da Praia da Costa

Violência não é só caso de polícia

A polícia nunca vai conseguir monitorar tudo ao mesmo tempo, não tem como ser onipresente! Portanto, a população tem que contribuir e vigiar. Qualquer atitude suspeita, pessoas estranhas em sua região, é preciso acionar a PM para que os policiais façam uma averiguação.

Com certeza, se cada um ajudar nesse sentido, irá inibir os atos ilícitos na região. Outro ponto é o disque denuncia, 181, que todos devem usar. Durante a ligação para o 181 não é necessário se identificar.

É preciso uma sinergia maior para termos resultados!

Fernando Nascimento - Morador da Praia da Costa

Lixeiros sem educação

Venho por meio desta, infelizmente, contar uma feia atitude que ando presenciando. Atitude essa dos lixeiros que atendem nosso bairro, mais precisamente, dos lixeiros da noite.

Noutro dia um morador colocou na calçada vários vidros e eu vi o lixeiro quebrar o vidro no meio da rua... para não colocar no caminhão! A rua ficou cheia de cacos, prejudicando os pedestres e também os pneus dos carros que passam pelo local.

Vejam que quem tem a tarefa de limpar as ruas, toma atitudes exatamente opostas. Muito feio, para não usar outras palavras piores! Se não podia levar os vidros, que deixasse na calçada, serviria de advertência para o morador.

E o problema do lixo não para por aí. Tem outra atitude de puro egoísmo, mas desta vez do caminhão de lixo “do dia”, na Praia da Costa.

O caminhão que recolhe o lixo do Horti-fruti pela manhã, horário que muitos moradores vão pegar a terceira ponte para o trabalho, fica parado mo meio da já estreita rua São Paulo. E os seus ajudantes recolhendo pilhas e pilhas de lixo do Horti-fruti.

O motorista não se preocupa em encostar para dar passagem. Fica parado, acelerando no meio da rua, até que a turma recolha tudo para dentro do caminhão.

Algo precisa mudar, o horário do recolhimento ou uma vaga cativa para o caminhão do lixo encostar.

Celina - Moradora da Praia da Costa

E você está satisfeito com o seu bairro? Tem algum problema na sua rua, que há muito tempo está sem solução? Então entre em contato com o Jornal Praia da Costa e faça a sua queixa.
A Coluna ‘Cartas do Leitor’ é um espaço aberto para você morador. Caso tenha alguma denúncia, não deixe de aproveitar essa coluna para se expressar e fazer a sua reclamação!!
Entre em contato com o JPC pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imprimir

Cartas - Mar/10

O Haiti é aqui!!

Claro que o título “o Haiti é aqui” é apenas uma provocação. Não se compara o que vivemos aqui ao sofrimento do povo haitiano. Mas reporto-me ao que vivemos aqui na Praia da Costa, cartão de visita do município, e que está sendo mal tratada.

Os próprios moradores de Vila Velha vêm para a praia para transformar o espaço no lixo da sua casa. Velhos maus hábitos, como comer e jogar tudo no chão, além de cigarro, fralda descartável e outros abusos sanitários. Mas isso é educação. Imaginem a casa de quem faz isso num ambiente público? Mas o senso comum acha que já que é público é para “jogar pedra”, como numa “Geni”. É público, vamos detonar!

Todos sabemos da inoperância da Prefeitura diante de tanto lixo, assalto, destruição até de canteiros e plantas, trânsito horroroso e no verão tudo isso amplia e piora, com a chegada de turistas acidentais, despreparados e desqualificados, aliado à realização de eventos como Jesus Vida Verão e a tenda dita “cultural” (só para show). Não vou nem falar do oportunismo desse tipo de evento, gastos com tendas e instalações etc.

O que faremos? Com certeza a AMPC faz seu trabalho de reivindicação, mas precisamos tomar atitudes mais radicais. Uma grande passeata, a exemplo dos passeios ciclísticos, convocando a imprensa...

Enfim, dá uma enorme tristeza ver isso acontecendo aqui, na nossa querida Praia da Costa. Vamos lutar pelo que é público, mas é nosso, vindo de nossos impostos pagos.

Marcelo Ferreira - Diretor de teatro e Jornalista

Falta de exaustor em churrascaria

Pedimos que seja tomada providências junto a PMVV no sentido de exigir do restaurante “Churrascaria Gaúcha” que seja implantado um sistema de exaustor e limpeza de sua churrasqueira, no sentido de, se não acabar, pelo menos amenizar o “cheiro de carne queimada” que impregna o ar e incomoda todos os moradores próximos à churrascaria. O restaurante fica situado na orla, na curva da sereia. Um bom sistema de exaustor e limpeza diária da churrasqueira poderia em muito minimizar o incômodo, que traz a todos nós moradores.

Obrigado.

Paulo - Morador da Praia da Costa

Rua sem calçamento e sem coleta de lixo adequada

Sou moradora da Rua Diógenes Malacarne, e estou muito triste com o desprezo que estamos tendo com a nossa rua. É uma rua sem saída e o prédio onde moro - Ed.Monte Horebe - fica em cima da pedra. Não entendo porque a prefeitura ainda não fez o calçamento nesse lado do bairro, pois temos uma dificuldade enorme de entrar com nossos carros na garagem por ser uma rampa alta, e ainda por cima muitos carros estacionam bem em frente a garagem. Sempre temos que chamar os guardas de trânsito para conseguir entrar. A pergunta é: cadê a Secretaria de Obras para verificar a situação da rua??

E ainda tem outro problema. O caminhão do lixo não chega até o prédio para apanhar o lixo, e nem os garis limpam nossa rua até o final. Já temos processo na prefeitura que já tem um ano e até agora nada!!

Sr. Prefeito por favor olhe com mais carinho nosso bairro e nossas ruas.

Marinez Peres Amaral - Moradora da Praia da Costa

Praia da Costa ainda é a mais bonita?

Continuo caminhando pelo meu bairro querido e, como sempre, não encontro as belezas do bairro. Uma pena!

Por exemplo, margeando o Canal da Costa, nada foi feito pela Prefeitura. Os moradores continuam sem calçadas, o Canal está abandonado e o pedágio continua funcionando, e como!!

Será que não temos um político articulado que faça um bom negócio com a Rodosol? Bom negócios para Vila Velha? Será que a Rodosol não poderia melhorar a superfície que apóia essa mina de dinheiro que é a terceira ponte?

Bem, outra feiúra que encontrei no bairro foi na Rua Rio Branco, em frente aos novos edifícios, que se ergueram na famosa mansão dos Coser. Tem bueiro entupido, água parada, água fedendo, rato crescendo, resto de madeira, etc ... horrível de ver!

Onde estão os fiscais da PMVV? Pois sabem, os fiscais pedem para você acabar com o um jardim, mas não conseguem ver tamanho descaso e imundice de uma rua?

É mesmo triste de se ver. Veio o verão, vieram os turistas e tudo que estava feio continuou feio. Algumas boas coisas aconteceram? Sei também, não vou negar que o clima de muito sol ajudou um bocado. Sem chuvas, sem mosquito, sem cheiro ruim no Canal da Costa!!

Celina - Moradora da Praia da Costa

Poluição de pó de minério

Enquanto a Vale bate sucessivos recordes com lucros de bilhões de dólares, a população da Grande Vitória, principalmente as crianças, segue envenenada pela irresponsabilidade social e ambiental desta companhia.

O que diriam os meios de comunicação dos países de alguns acionistas da Vale residentes no exterior? Será que a Vale agiria com a mesma morosidade se o porto que utilizasse para lucrar bilhões estivesse situado na Alemanha, Itália ou Japão? Lá os governantes são outros.

Dalton Brega Costa - Morador da Praia da Costa