Gilson Pacheco

Col_GilsonGd

Gilson Pacheco

Empresário | Fundador da AMPC | Ex-Verador e Ex-Secretário do Desenv. Econômico de Vila Velha

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Imprimir

Entretantas ...

Parada Obrigatória

jornal93_img_9Com tantos obstáculos (mesas e cadeiras, a banca de revistas e três telefones públicos) fica difícil transitar pela calçada. Na rua Lúcio Bacelar, esquina com Antônio Gil Veloso, os pedestres precisam fazem manobras para passar pelo local

Nota “0” em utilidade

jornal93_img_7O Posto “0”, localizado no início da orla da Praia da Costa, que teria a finalidade de garantir aos banhistas a presença de salva-vidas na região virou ponto de encontro da garotada. Desde que foi construído, em 1989, o Posto não funciona com a finalidade de proporcionar segurança para quem utiliza a praia como lazer. Parece que a prefeitura ainda não decidiu qual será a utilidade do posto. Se o prefeito entende que a população e os turistas estão livres de acidentes e que a presença de salva-vidas no local é inútil, seria aconselhável a retirada do bloco de concreto que só polui o visual da Praia da Costa

Praia é local de quê?

jornal93_img_10A orla da Praia da Costa está se tornando uma cópia do mercado da Vila Rubim, centro de Vitória. Pescadores regularizados reclamam
da invasão de outras pessoas que não são pescadores e têm comercializado peixe comprado em outro local como se fosse fresco,  rejudicando quem vive exclusivamente da pesca. Os pescadores falaram que a prefeitura não fiscaliza o local, o que favorece, apenas, aos oportunistas de plantão. Embora haja uma insatisfação generalizada é bom ressaltar que nenhum pescador tem autorização da prefeitura para construir bancas e comercializar no local citado. No entanto, as bancas revestidas com azulejo proporcionam melhor higienização.

 

Imprimir

Entretantas ...

Praia é local de quê?

Pag_07-entretantaspei_fmtA orla da Praia da Costa está se tornando uma cópia do mercado da Vila Rubim, centro de Vitória. Pescadores regularizados reclamam da invasão de outras pessoas que não são pescadores e têm comercializado peixe comprado em outro local como se fosse fresco, prejudicando quem vive exclusivamente da pesca. Os pescadores falaram que a prefeitura não fiscaliza o local, o que favorece, apenas, aos oportunistas de plantão.

Embora haja uma insatisfação generalizada é bom ressaltar que nenhum pescador tem autorização da prefeitura para construir bancas e comercializar no local citado.

Calçadão ocupado

Pag_07-entretantascal_fmtÉ realmente impossível passear pelo calçadão. Algumas pessoas continuam ignorando o direito de ir e vir dos cidadãos. A quantidade de cadeiras espalhadas pelo calçadão e na areia da praia é um absurdo! Se no inverno a situação está caótica imaginem quando chegar o verão? Cadê a fiscalização?

Área de lazer ou garagem de barcos?

Pag_07-entretantasbar_fmtE continua a ocupação desordenada da orla. Vejam só a quantidade de barcos na areia. Segundo freqüentadores, a maioria dos atracados não pertence a pescadores e sim a praticantes de pesca.
A bagunça é tamanha que qualquer pessoa pode “guardar” seu instrumento de lazer nas areias da Paria da Costa, atrapalhando quem quer caminhar pela areia e ao trabalho dos pescadores.

 

Imprimir

Entretantas ...

Terrenos baldios

PraiadaCosta_Jornal91_img_10Os terrenos baldios, na rua Inácio Higino, são verdadeiros depósitos de lixo. Não bastasse a falta de pavimentação na rua, os moradores têm que conviver também com ratos, baratas e outros bichos que se propagam no local. Quando é que a prefeitura vai notificar os donos desses terrenos e resolver o problema?

Lixo

Os moradores da rua do Canal sofrem com o lixo espalhado no local. A coleta tem sido feita irregularmente. O lixo chega a ficar semanas
sem ser recolhido – até móveis velhos são jogados na rua. Dentro do canal há uma grande quantidade de lixo acumulado. O local precisa
ser limpo com urgência.

Calçadas

As calçadas da Praia da Costa são um risco constante para os pedestres. Não bastasse a imprudência dos motoristas que estacionam sobre elas, o mau estado em que se encontram e os desníveis entre uma calçada e outra são um perigo, principalmente, para os idosos e as crianças. No entanto, é preciso lembrar que a construção e a conservação das calçadas são de responsabilidade da população.

Calçadão

Atendendo à solicitação dos moradores, a prefeitura corrigiu o piso do calçadão, que estava com alguns buracos, recolocando os blocos que tinham se soltado. A comunidade da Praia da Costa agradece.

Imprimir

Entretantas ...

Reparos no calçadão

Entr_Calcadax_fmtO calçadão da Praia da Costa está precisando de reparos. Esta parte permanece destruída há algum tempo. Se a situação continuar assim, no que resultará o nosso calçadão? Será que o secretário de obras, este ano, caminhou no calçadão?

Sujeira

Entr_Agua_fmtCom tantas reclamações nesta edição, está visível a falta de cuidados com a nossa orla. Quem seriam os responsáveis pela sujeira e pela limpeza do calçadão? Secretarias responsáveis, fiscalização neles!

Moradia na praia

Entr_Redex_fmtEis o flagrante: Resolveram fazer moradia na Orla. Com a rede, fogão (trempe) utensílios necessários e falta de fiscalização, só resta a construção de um banheiro químico para o recente morador fazer as necessidades fisiológicas.Por onde anda o veículo da Equipe Técnica da Abordagem de Rua?

Educação no trânsito

Entr_Carrox_fmtA Prefeitura lançou no ano passado um projeto de educação no trânsito Ande na Calçada. Nas primeiras linhas do material de divulgação da campanha está escrito: “A calçada é o principal elemento de circulação de pedestres e deve estar sempre livre de obstáculos para garantir que todos possam utilizá-la”. Pois bem, o pedestre está tentando circular pelas calçadas, mas pelo visto os motoristas e os “vendedores ambulantes” não estão permitindo. As fotos comprovam: os carros estão ocupando todo o espaço dos pedestres. Na praia, um vendedor armou sua barraca exatamente na frente de uma árvore. Por onde o pedestre vai passar? Prefeitura, atenção!

Imprimir

Entretantas ...

Cadê a calçada?

A Associação de Moradores da Praia da Costa tem ofícios com denúncias de moradores datadas ainda no ano de 2003, e até hoje nenhuma providência foi tomada. Há quase dois anos uma moradora torceu o pé ao tropeçar em restos de concreto deixados em frente a um terreno baldio entre os edifícios Alice Neffa e Vila Venetto, na avenida Gil Veloso. Na época, foi enviado o ofício nº 251/03 ao secretário de obras da prefeitura Municipal de Vila Velha solicitando providências. Até hoje nada foi feito, e a calçada continua exatamente como antes. Solicitamos uma solução para o problema.
Calcada_fmt Calcada2_fmt

Falta fiscalização na orla

Falta fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos na Orla da Praia da Costa. Não há um controle adequado na ocupação dos vendedores ambulantes no local. Os vendedores recebem permissão para ficar na orla, mas a desorganização feita por eles é visível: sacos de lixo e latões com coco ficam alojados desordenadamente na grama dos canteiros; cocos e mercadorias espalhados pelo calçadão; além de manchas de óleo deixada pelas barracas que vendem frituras. Se a fiscalização continuar precária, o visual e o potencial turístico da região ficarão ainda mais comprometidos.

Suj1_fmt Suj2_fmt Suj3_fmt Suj4_fmt Suj5_fmt Suj7_fmt Suj6_fmt