A cidade que queremos
O médico Paulo Saldiva, convidado pelo deputado Luciano Resende, proferiu palestra na Assembléia Legislativa sobre poluição atmosférica, tendo destacado aspectos da poluição na cidade de São Paulo onde cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de problemas causados pelo poluição do ar.
Declarou que registra-se no mundo inteiro um fenômeno que qualifica de “racismo ambiental” e destacou medidas tomadas pelas autoridades públicas para minorar o problema. Discorreu sobre aspectos dos pontos fixos e móveis que geram poluição e sobre as classes da população mais atingidas.
Em seguida falou sobre a má qualidade do ar da Grande Vitória e de providências necessárias para combater o problema, destacando que devemos discutir amplamente o assunto e exigir providências até que consigamos chegar a “cidade que queremos”.
Essa discussão foi iniciada na Grande Vitória pelo Ministério Público e nove associações de moradores da Grande Vitória, inclusive a AMPC.
Paulo Saldiva é médico patologista, professor titular de patologia da FMUSP, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da FMUSP, presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP, membro do Comitê Científico Harvard/EPA para o estudo dos efeitos do material particulado atmosférico, membro do comitê da OMS que definiu os novos padrões de qualidade do ar, autor de 256 trabalhos completos na base ISI
Diretoria AMPC