Ausência de Cidadania
No Brasil estamos assistindo passivamente as maiores barbaridades por parte do poder público nas diversas instâncias: governo federal, administrações municipais, justiça ineficiente e lenta, polícia desequipada e com contingente abaixo da necessidade, ação social deficiente e com poucos recursos, educação de nível muito abaixo do desejado, saúde sofrível, etc., etc., etc.
Todos os dias os meios de comunicação divulgam verdadeiros absurdos; desvios de recursos públicos, propaganda mentirosa e ausência de ações das administrações públicas, justiça que não funciona e não pune, presídios ruins e desorganizados, delegacias lotadas de presos, milhares de pessoas ocupando espaços públicos de forma irregular e diversos mendigos e drogados abandonados dormindo pelas ruas, professores com baixo salário e trabalhando sem nenhuma segurança, população sem espaço em hospitais públicos e sem um atendimento médico razoável.
Por que está tão ruim e até quando ficará assim? O que podemos fazer? Onde anda a participação do cidadão?
Nos últimos anos, em vários países do mundo onde as administrações são ineficientes, cidadãos estão indo as ruas para reivindicar as necessárias mudanças. Apenas para citar alguns, a população da França, da Grécia, da Espanha, do Egito, da Itália entre outros consegue mudanças graças a efetiva participação da população, sem o que, nada de positivo aconteceria.
Lamentavelmente assistimos a uma ausência total de cidadania de nossa população. Essa omissão incompreensível permite que as autoridades continuem a tomar decisões prejudiciais a população. Se nada reivindicarmos e continuarmos passivos, nada obteremos.
Diretoria da AMPC