(In) Segurança Pública
A população está bastante preocupada com a falta de segurança pública, que é uma necessidade fundamental para todos. Há anos a situação vem se agravando e com o aumento do consumo de drogas, crack em especial, menores de idade que iniciavam a vida criminosa com pequenos furtos agora já começam os delitos com mão armada.
O Estado está deficiente em segurança pública e esteve muito pior há oito anos. O atual governo reiniciou a formação de novos quadros para a Polícia Militar em 2004, o que não fazia há alguns anos. Acaba de formar a maior turma de novos PM’s com 735 novos policiais e está iniciando edital para formar mais mil. Já construiu presídios e tem outros em construção.
Evidentemente que para melhorar a segurança pública não basta formar policiais e construir presídios. É preciso melhorar, e muito, o trabalho de ação social e de saúde, assim como melhorar a qualidade do ensino e tornar obrigatória a freqüência nas escolas.
Um grande passo foi dado pelo atual governo estadual no saneamento das finanças do Estado que propiciou o reinício da formação de novos policiais militares e presídios, mas há ainda muito que fazer.
Diretoria da AMPC