Imprimir

Onde está a informação à população?

Muita coisa tem sido dita criticando ou defendendo as administrações públicas. Os argumentos utilizados habitualmente pelos titulares do poder relatam sempre muitas dificuldades, tais como baixo número de servidores ou falta de recursos. Por outro lado a população, quase sempre insatisfeita e até indignada com as decisões ou a falta delas, faz críticas pesadas aos prefeitos, governadores e presidente.

Existe, em muitos casos, uma enorme omissão do poder público que ao ser cobrado responde com promessas convenientes e que nunca são levadas adiante.  Não são cumpridas.  Falta boa vontade em dialogar com a população e, sobretudo criatividade em muitas decisões.

Citamos um exemplo de solução barata e inteligente que resolveu em grande parte o problema de trânsito no acesso à Terceira Ponte na parte da manhã.  Foi a simples colocação de cones no início da subida e o semáforo colocado no amarelo para que o trânsito fluísse com mais facilidade.  O custo da operação foi zero.

Mas o que tem preocupado a diretoria da AMPC e integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vereadores de VV é a dragagem do Porto de Tubarão. Dragagem que não está sendo divulgada pela Vale e pelo IEMA. Tudo está sendo definido sem que os moradores participem. Audiências públicas foram marcadas, mas as entidades que representam o povo não foram informadas. Onde está a responsabilidade social? Onde está o cumprimento da lei? Afinal, é obrigatória a convocação dos moradores para audiências públicas, como o nome já diz: pública. Mas sem o povo, qual o sentido dessa audiência?

O que a população não está ciente é que esse processo de retirada de material, como pedras e areia, do fundo do mar e despejo no litoral de VV deve trazer sérias conseqüências.  Segundo especialistas, os sedimentos podem prejudicar o ecossistema, deixar a água turva e contaminar os peixes. Nessa edição revelaremos aos leitores os detalhes e danos da dragagem do porto. 

Diretoria da AMPC

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar