Por que as castanheiras?
Entre os prós e contras, posso dizer que ouvi mais a segunda opção das pessoas em relação à retirada das castanheiras da orla de Vila Velha que a primeira. Presenciei alguns discursos de indignação, os quais podem ser o reflexo da maioria (ou não) da população, principalmente, os que frequentam ao moram nas proximidades dessas árvores.
Constatei as pessoas enumerarem os pontos positivos dessa espécie de árvore e o destaque maior era para a perda da sombra se elas forem arrancadas. De fato, idosos procuram pontos com menos sol para se abrigarem e pais com suas crianças menores também. Esse é um assunto delicado, pois mudar os hábitos das pessoas dentro daquilo que elas gostam e aprovam é como uma imposição autoritária.
O que está em debate é a questão da prefeitura estudar a possibilidade de criar uma nova lei com o respaldo na retirada de todas as castanheiras da orla. Eis o argumento da PMVV: a espécie não é nativa da região e coloca em risco o ecossistema para a proliferação de pragas. Essa afirmativa é consolidada em pareceres de técnicos do meio ambiente. Afinal, quem tem razão?
Diretoria da AMPC