Imprimir

Iopes visita Ascavive visando uma parceria no processo de recolhimento do lixo seco

visita_Ascavive_NotRepresentantes da Comissão de Coleta Seletiva do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) visitaram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Velha (Ascavive), nesta quinta-feira (09). O intuito do encontro foi conhecer o trabalho da Associação e fazer uma possível parceria de recolhimento do lixo seco produzido no Iopes.

O Programa de Coleta Seletiva Solidária está na fase de estruturação no Instituto. Foi formada uma comissão com representantes de diversos setores do órgão, que estão trabalhando para disseminar os ideais do Programa, que objetiva, entre outros aspectos, a preservação do meio ambiente, a gestão de resíduos em espaços urbanos e a inclusão social e garantia da cidadania.

A Ascavive foi fundada no ano de 2000 com a finalidade de coletar o material reciclável que teria como destinação o aterro sanitário. A Associação passa hoje por dificuldades financeiras, decorrentes de apoios governamentais suspensos e da crise financeira mundial, que acarretou na desvalorização do preço de venda dos materiais.

Classificação do lixo

Lixo seco

O lixo seco é o material que pode ser reaproveitável e voltar a ser útil, gerando enorme economia de energia e recursos naturais. No recipiente com essa nomenclatura serão depositados materiais como: copo plástico; papel, formulário contínuo; espiral de plástico; embalagem de papelão e papel; jornal; caixa polionda (plástico); garrafas plásticas (PET); latas; bailarinas, percevejos e clips; capas de processo; embalagens plásticas; sacolas plásticas, embalagem; tetrapak e cabos de rede.

Lixo úmido

O lixo úmido é o que não tem processo de reaproveitamento economicamente viável e é destinado a aterros sanitários. São depositados nesse recipiente os restos de comida; resíduos de varrição e poda; papel higiênico; papel toalha; guardanapo usado; embalagem do papel A4; embalagem de biscoito; grampos usados; papel contact; sachê de chá usado; filtro de papel usado; etiquetas adesivas; formulário de etiqueta; embalagens de isopor; talheres e pratos plásticos; marmitex usada; papel carbonado; papel de fax; CD e disquete; plástico filme; papel de bala; papel alumínio; chicletes; pincel atômico; caneta marca texto; caneta usada.

O papel considerado limpo, ou seja, não amassado, nem rasgado e não sujo é destinado a uma lixeira diferenciada.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar