Jesus Vida Verão está de volta à Praia da Costa...
Quem vive na região reclama da quantidade de pessoas que são atraídas para o bairro nos fins de semana de shows
O primeiro fim de semana de janeiro de 2011 foi de música gospel na Praia da Costa, em Vila Velha. Para a surpresa de muitos moradores, que acreditavam estar livre desse evento, o Jesus Vida Verão (JVV) começou novamente.
Já são duas décadas de apresentações na Praia da Costa. Para comemorar os 20 anos do JVV, considerado pela mídia cristã como o maior evento evangélico litorâneo do Brasil, foi montada uma super produção. No site do evento é possível conferir toda a estrutura (www.jesusvidaverao.com.br).
Segundo informações publicadas no site, um moderno sistema de som foi distribuído pela areia da praia, além de 04 telões e um palco de 18m. Isso sem contar com pula-pula e outros brinquedos instalados no entorno do evento. Essa estrutura ainda será maior. No encerramento, dia 22, toda estrutura será ampliada para receber duas atrações, uma delas internacional.
A programação do JVV começou no fim de semana dos dias 7 e 8. E ainda terão mais dois fins de semana de evento, no dias 14, 15 e 22 de janeiro, sempre a partir das 19h30. O dia 22 promete ser de caos ainda maior.
Os moradores já tiveram uma mostra do que vem por aí. Nos dois primeiros dias de evento, muito tumulto. Longas filas de carros, fluxo intenso de pedestres, calçadão lotado. A cada noite de festa, o bairro recebe aproximadamente 30 mil pessoas.
O número de visitantes é muito maior do que o bairro suporta. As avenidas são estreitas e existe apenas uma entrada e uma saída do bairro. No dia 17 de novembro de 2009, em reunião com órgãos estaduais encarregados da segurança, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros informaram que a Praia da Costa não é apropriada para evento desse porte. Na reunião foi questionada a dificuldade em se garantir a segurança.
Na época, o resultado do encontro foi transferir o evento de 2010 para Itapoã e Praia de Camburi, em Vitória. Mas sem muitas explicações aos moradores nesse ano o evento voltou para a Praia da Costa.
Posição da AMPC
A diretoria da AMPC é totalmente contra a realização do Jesus Vida Verão na Praia da Costa. Há anos a associação luta para acabar com mega eventos na orla. É preciso que fique claro que a AMPC é contra porque a estrutura do bairro não os comporta, como quando aconteceu um show de Lulu Santos há alguns anos atrás e o bairro ficou paralizado.
Como nos outros anos, houve reunião para definição do evento. Estranhamente, dessa vez, a AMPC ficou de fora. Não foi convidada para as reuniões e foi pega de surpresa, assim como os moradores do bairro.
Atuação da PM
Segundo a Polícia Militar, a orla da Praia da Costa contará com reforço policial durante os dias do Jesus Vida Verão. Além das ações intensificadas nos balneários em função da Operação Verão, cerca de 160 policiais militares estarão presentes para garantir tranquilidade ao público do evento.
"A PM estará empenhada tanto no local quanto nas ruas adjacentes. Diante de qualquer eventualidade o cidadão pode acionar a polícia pelo Ciodes no telefone 190", destaca capitão Marcelo Margon de Oliveira.
... e deixa moradores insatisfeitos
Quem vive na região reclama da quantidade de pessoas que são atraídas para o bairro nos fins de semana de shows
A insatisfação tomou conta dos moradores da Praia da Costa. Antes mesmo do início do Jesus Vida Verão, a comunidade se manifestava contra os shows. Foram muitos os protestos pela internet, tanto de jovens quanto dos moradores mais velhos.
Nas redes sociais, como o Facebook, vários jovens e adultos se mostraram contrários a esse grande evento realizado há 20 anos na areia da praia. Na maioria das mensagens, o que se via eram questionamentos com relação ao trânsito, barulho, depredação e enorme quantidade de visitantes.
Uma corrente contrária ao evento também circulou por e-mail. E foi por e-mail que a Associação de Moradores da Praia da Costa recebeu essa reclamação de um morador antigo do bairro:
“Ao Presidente da Associação dos Moradores da Praia da Costa.
Sr. Presidente,
Surpreso com a decisão unilateral do Sr. Neucimar Fraga, infelizmente prefeito de nossa querida Vila Velha, em autorizar, sem ouvir a Comunidade da Praia da Costa e esta digna Associação, o evento fundamentalista Jesus Vida Verão, venho por meio deste manifestar minha indignação com esta falta de respeito com os moradores locais.
Esta atitude arbitraria e antidemocrática do Sr. Neucimar provocou uma verdadeira Cruzada entre os cristãos, disseminando ódio entre as pessoas e as diversas religiões, contradizendo os ensinamentos que Jesus nos ensinou.
Sou cidadão idoso, morador da Av. Gil Veloso, em frente ao local onde ocorrerá este nefasto evento político/pseudo-religioso (que explora a boa fé dos fiéis para eleger falsos profetas), que paga em dia todos os impostos e vítima direta deste descalabro.
Por que o Neucimar não faz este evento em frente ao seu apartamento em Itaparica, onde poderia assistir o JVV de camarote, com seus “amigos religiosos” e preparar seu caminho para o céu? Se é que ele é tão religioso?
Convido os moradores da Praia da Costa a não votar no Sr. Neucimar na próxima eleição e só pagar o IPTU para o futuro Prefeito, medidas estas que adotarei como protesto.
Viva a Praia da Costa!
Viva Velha Velha!
Nós não merecemos.”
José Carlos Guimarães - morador da Praia da Costa
O Jornal Praia da Costa também foi às ruas do bairro saber o que pensavam os moradores. A resposta dos entrevistados era praticamente a mesma: insatisfação. A comunidade não aprova tamanho evento no bairro. Todos os moradores que conversaram com o JPC se disseram contra o Jesus Vida Verão devido ao tamanho do evento. Veja alguns dos depoimentos:
O que você acha do Jesus Vida Verão?
“É muito ruim para nós moradores. Não existe uma estratégia para os carros, ficamos sem opção para fugir do caos. Eu moro no final do bairro, próximo ao Clube Libanês, e para chegar em casa é um tormento. É preciso enfrentar um longo congestionamento para andar um pequeno percurso, o que em dias normais, não leva mais de cinco minutos. Esse evento deveria ser feito em um local com mais estrutura”
Viviane Hoffmann Freire, assistente social e moradora do bairro
“Sou contra. O Jesus Vida Verão esculhamba a nossa praia. Traz muita sujeira para as ruas, atraia pessoas demais para o bairro. As ruas e o calçadão ficam intransitáveis. Há anos a gente espera que as autoridades se conscientizem de que não temos capacidade para receber um evento como esse. Mas parece que isso é cada vez mais difícil. A cada ano o evento fica maior. Até quando vamos ter que aguentar isso?”
Paulo Antônio Geller, comerciante e morador do bairro
“É péssimo! As ruas, não só a Gil Veloso, ficam intransitáveis. São milhares de pessoas circulando em um local pequeno. E o que é pior é que não vem gente só para louvar a Deus. Nesses eventos acabam vindo para o bairro pessoas mal intencionadas. Isso nos assusta e causa preocupação. Não fico tranqüila em casa. Tem roubo, destruição dos nossos jardins e canteiros. Um evento desse porte não deveria ser feito aqui. Deveria acontecer em uma local mais espaçoso, com avenidas mais largas.”
Maria Helena Landim, dona de casa e moradora do bairro