Ação do Hemoes amanhã (03) em Vila Velha
Amanhã (03) é dia de mais uma ação da unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), instituição que pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Desta vez, a parada é em Vila Velha. Interessados em doar sangue ou participar do cadastramento de medula óssea deverão comparecer à Praça das Gaivotas, no Parque das Gaivotas, das 8 às 16 horas.
E, é muito fácil ser um doador voluntário de sangue. Basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, bem como estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deverá ser feito após três horas. Para os doadores habituais, o intervalo de uma doação para a outra, deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. As coletas externas contribuem com aproximadamente 30% do estoque do banco de sangue do Hemoes.
Medula
Quem quiser realizar o cadastro de medula óssea, deverá preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde, com idade de 18 a 55 anos, pode participar. A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. O transplante desse tecido é necessário para os doentes que sofrem de leucemia, por exemplo.
Doação de sangue e cadastramento de medula óssea
Local: Praça das Gaivotas, no Parque das Gaivotas, em Vila Velha
Data: 03 de setembro, quinta-feira
Horário: das 8 às 16 horas
Documentação necessária: documento de identidade com foto
Foto: Assessoria de Imprensa Sesa