Obesidade infantil “epidemia mundial”
Por: Marina Fróes – Nutricionista
O aumento da obesidade observado nos últimos anos tem assumido caráter epidêmico. Diversos estudos ressaltam sua etiologia multifatorial, com influências de fatores biológicos, psicológicos e sócio-econômicos.
No Brasil a obesidade infantil aumentou cinco vezes em 20 anos. Entre as principais conseqüências estão o aumento de casos de diabetes, problemas cardiovasculares incluindo o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides e problemas respiratórios.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores, tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.
Visando a prevenção do aumento da população obesa no país, é essencial que se tome por ponto de partida o acompanhamento alimentar rigoroso na infância, mesmo desde o nascimento. A obesidade infantil está relacionada, logo na primeira infância, com o desmame precoce e a utilização de farinhas para “engrossar” o leite das mamadeiras.
Diferentemente do leite materno, o leite de vaca usado na mamadeira contém sódio e gordura em excesso. O sedentarismo, devido a muitas horas na frente da televisão, também tem grande influência, pois a diminuição da atividade física leva ao menor gasto energético.
A família é a principal responsável pelos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. A família precisa educar as crianças para que elas desenvolvam hábitos saudáveis de vida, incentivando a atividade física e orientando para escolhas mais adequadas.
Além da família, a escola deve exercer seu papel educacional, dando uma atenção maior à nutrição e à atividade física.
Hoje existem empresas especializadas que oferecem aos pais serviço de lanches escolares saudáveis junto com orientação e acompanhamento nutricional infantil. É o caso da Nutri Lanches Delivery que funciona na Praia da Costa, visando levar nutrição e praticidade aos pais e oferecer saúde e qualidade de vida de forma divertida e atraente as crianças e adolescentes em fase escolar.
“Vamos ficar atentos a nutrição de nossos filhos, evitando que eles façam parte dessa epidemia que aumenta a cada dia”, alerta a nutricionista Marina Fróes.