Imprimir

Adiado protesto contra insegurança na Praia da Costa

 AMPC vem de maneira extremamente democrática realizando debates, dos mais variados temas que afetam e/ou constroem a cidadania na nossa cidade e mais especificamente no nosso bairro Praia da Costa em nossas reuniões semanais, que acontecem sempre na segunda-feira.

O tema que tem causado maior reflexão é, sem dúvida, a insegurança na qual vivemos. Por isso, decidimos todos juntos que estaríamos realizando em maio possivelmente uma grande concentração para chamarmos a atenção das autoridades, bem como da população sobre o tema, pois me parece adequado a esta função primeira de uma associação de moradores.

No entanto, na última reunião ponderou-se acertadamente que muito recentemente houve mudança na direção da Secretaria Estadual de Segurança Pública, bem como na Secretaria Municipal de Defesa Social da PMVV, e que seria no mínimo educado permitir que os novos ocupantes dos cargos possam avaliar, planejar e implementar suas ações.

O que me intriga, porém é que pouco se ouve falar sobre planejamento, capacitação técnica, qualificação das atividades policiais. Qual é o plano de segurança pública?

Quando os índices da insegurança voam sempre aparece um iluminado com uma idéia maravilhosa com a solução do problema, por exemplo: tivemos o tempo da lei seca, porteiros dos prédios vigilantes, horário para fechar bares mais cedo, não vender bebida alcoólica em posto de gasolina, blitz com bafômetros, ampliação do contingente de policiais, centrais de atendimento e agora por fim estamos salvo, temos o vídeo monitoramento, a forma como é exposta a sociedade nos faz acreditar que tudo será resolvido. Não se preocupe, se sua rua está insegura vamos lá e colocamos uma câmera de vídeo, até que outra grande idéia apareça ou um novo grande iluminado apareça com uma inovação e aí vamos gastando o dinheiro público. De tentativa em tentativa, na qual vão ficando para trás tal como as que estão citadas acima.

Nós gostaríamos de saber das autoridades da segurança, qual é o plano? Em suas diversas etapas, como nós podemos contribuir, o que se faz com os pedintes, com os drogados, traficantes, vendedores de produtos pirata na porta dos bancos, a prostituição na praia e etc??

Estaremos assistindo pelas câmeras de vídeomonitoramento e pronto? Sem a participação da sociedade, os profissionais (ou curiosos) da segurança infelizmente continuarão de tentativa em tentativa rasgando o dinheiro público sem solução. Qualquer atividade hoje não se constrói sem planejamento e eficiência que só se conquista, com estudo, capacitação, tecnologia. As universidades estão aí para isso.  Segurança só com gestão técnica qualificada e planejada e com participação social. Penso que esse é o caminho.

Luiz Cesar Maretto Coura - Engenheiro civil 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar