Imprimir

Comemoração do Dia Mundial da Água em Vila Velha

i_eco_fmtO diretor de Administração e Meio Ambiente da Cesan, Luiz Moulin, passou um dever de casa para todos os estudantes de 15 escolas particulares e públicas de Vila Velha que compareceram à comemoração do Dia Mundial da Água, no dia 19 de março, nas areias da praia de Itapoã. “Vocês devem sensibilizar os pais e mães para fazerem a ligação de suas casas às redes de esgoto construídas pela Cesan. Cada um aqui é um agente ambiental, um protetor da natureza. Assim, contribuiremos para preservar o meio ambiente”, destacou.

Ele ainda falou do papel da água no dia-a-dia e lembrou que é preciso cuidar dela como se fosse acabar. “A Cesan está fazendo o seu trabalho, investindo na implantação de redes. Só temos é que fazer a nossa parte por meio da ligação dos imóveis’, completou.

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, propôs que todos imaginassem um dia sem água e ressaltou: “Sem água, o planeta morre. Quero parabenizar a Cesan pelo trabalho, porque cuida da água do capixaba. Mas não basta só isso. As pessoas têm que poupar, como o jingle da campanha diz, já que o tratamento não é fácil e custa muito dinheiro”.

Ele também explicou que só por meio do tratamento do esgoto é que vamos contribuir para a preservação da natureza, devolvendo água limpa para o meio ambiente. Ao final de sua fala, ele convocou os estudantes a cantar a música “Poupe Água” da campanha da Cesan e a criançada retribuiu em coro.

Na Avenida Antônio Gil Veloso, na curva dos pescadores, em Vila Velha, estão acontecendo atividades voltadas para cerca de 1.500 alunos. Com o tema “Águas Limpas: fonte de vida”, as ações de educação ambiental acontecem em parceria com as escolas e com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores são apresentados em estandes e na tenda de circo armada no local.

A programação do evento foi até as 17 horas com apresentação de teatro interativo de bonecos, gincanas, apresentações de dança e musicais. Um caminhão, adaptado para ser uma unidade móvel de educação ambiental, mostra aos visitantes o funcionamento dos sistemas de tratamento de água e esgoto com painéis animados e maquetes educativas.

Havia também um mini-laboratório e apresentação do Programa Águas Limpas, que está ampliando os serviços de água e esgoto por meio do maior investimento em saneamento da história do Espírito Santo, no valor de R$ 1 bilhão. Vila Velha foi escolhida por ser uma das cidades com o menor número de ligações de esgoto ao sistema na Grande Vitória. De 9.971 ligações, quatro mil estão disponíveis.  Até 2011, serão disponibilizadas mais de 17 mil ligações. No ano passado, o evento foi em Cariacica pelo mesmo motivo.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar