Segunda Conferência de Segurança Pública em Vila Velha
Chegou o momento dos contribuintes participarem da elaboração do plano da segurança pública do país. É que o prefeito Neucimar Fraga assinou, no início desta semana, o decreto autorizando a 2ª Conferência Municipal de Segurança Urbana, que será realizada nos dias 29 e 30 de maio. O evento é um preparatório para a I Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que será no mês de agosto, em Brasília, com o tema "Segurança com cidadania: participe desta mudança".
Sociedade civil, poder público e trabalhadores vão se reunir para enviar um relatório, que será incluído no caderno de propostas encaminhado para a etapa nacional, onde serão feitas as resoluções. “Somos o segundo município do Estado a implantar esta conferência. É uma oportunidade de toda sociedade colaborar para a execução do plano de segurança”, analisa o secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto.
O município atende a dois pré-requisitos para promover este encontro: possui mais de 200 mil eleitores e é parceiro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Através da conferência municipal, os vilavelhenses poderão enviar propostas e representantes para a etapa nacional, onde também terão direito à voz e voto.
O intuito da 1ª Conseg é elaborar uma nova Política Nacional de Segurança Pública, com a participação do poder público (gestores e servidores) e da sociedade civil. A expectativa é reunir mais de dois mil representantes de diversos segmentos, eleitos ou indicados nas etapas preparatórias do evento.
Confira os eixos temáticos da Conferência Municipal:
- Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo;
- Financiamento e gestão da política pública de segurança;
- Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;
- Repressão qualificada da criminalidade;
- Prevenção social do crime e das violências e construção da paz;
Diretrizes para o sistema penitenciário;
- Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.
Divulgação: PMVV