Imprimir

PM realiza treinamento do Projeto Rua Segura na Praia da Costa

radio-certoA Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do 4º Batalhão realizou, durante dois dias, um treinamento na Associação de Moradores da Praia da Costa (AMPC). O foco do treinamento, que aconteceu na última quarta (23) e quinta-feira (24), esteve nos vigilantes, porteiros e síndicos de condomínios do bairro Praia da Costa, em Vila Velha. Com esse treinamento, passam a integrar ao Projeto Rua Segura mais 10 condomínios, totalizando 47 pontos de apoio.

O treinamento foi ministrado pelo comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão, capitão Emerson Henrique de Jesus Marques, e teve como objetivo orientar as pessoas que atuam à frente dos estabelecimentos cadastrados no projeto a manipular um aparelho radiocomunicador que é distribuído pela PMES. Utilizando uma freqüência exclusiva com os policiais que atuam no bairro, os colaboradores podem acionar a Polícia Militar em situações em que o crime esteja em andamento ou para outras ocorrências, como averiguação de suspeito.

Desta forma, é possível manter uma maior aproximação da Corporação com a comunidade, aumentando a interatividade e promovendo um ambiente mais seguro para os moradores da região. Em 10 meses de atuação do projeto, a comunidade tem mostrado satisfação com os resultados obtidos por meio da iniciativa. Isso pode ser comprovado por meio de frequentes publicações em informativos da Associação de Moradores local, que relatam os bons índices da segurança na região e, até mesmo, as novas adesões ao projeto.

O projeto está funcionando no bairro desde janeiro deste ano e conta, atualmente, com 47 pontos de apoio. O objetivo é aumentar a integração e parceria entre a sociedade civil organizada e os mecanismos da Segurança Pública, aproveitando a localização estratégica e a função desenvolvida por alguns profissionais, para passarem à polícia, de forma anônima, informações confiáveis sobre crimes em andamento ou ações suspeitas.

O projeto Rua Segura auxilia diretamente no enfrentamento da criminalidade, por meio do monitoramento mais intenso das vias públicas. Atualmente, o bairro Praia da Costa, no município de Vila Velha, e Praia do Canto, em Vitória, contam com as ações desenvolvidas dentro do projeto.

O bairro interessado em aderir ao Rua Segura precisa fazer um pedido e assinar convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). É importante lembrar que a PMES disponibiliza quatro motos e oito policiais direcionados, exclusivamente, para atendimento das ocorrências. A Associação de Moradores do bairro fica responsável pela locação dos rádios que são utilizados para contato com os militares.

Imprimir

Semana Nacional de Trânsito terá ação no Shopping Praia da Costa

Homem_internaAs comemorações da Semana Nacional de Trânsito passarão pela Praia da Costa entre os dias 24 e 26 de setembro, por meio da campanha “Prenda-se à vida. Use o cinto”. Com o objetivo de conscientizar e alertar motoristas e passageiros sobre o uso do cinto de segurança, a ação acontece no Shopping Praia da Costa em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Vila Velha.

A novidade ficará por conta de um equipamento chamado “Convencedor”, que proporciona às pessoas o impacto de um acidente, demonstrando, dessa forma, a importância do cinto de segurança para diminuir ou evitar lesões em caso de acidentes. O equipamento estará disponível no piso L1, em frente aos elevadores panorâmicos na sexta-feira (25) e sábado (26).

Além disso, serão apresentados vídeos de campanhas educativas abordando o tema, um tapete educativo para as crianças, joguinhos de mesa e desenhos para colorir. Para maior aproximação do público com a realidade sobre a segurança no trânsito, um veículo batido estará em exposição no piso G1, em frente a recepção do Centro Empresarial, durante toda a duração do evento.

Serviço
Campanha “Prenda-se à vida. Use o cinto”
Data: 24 a 26 de setembro de 2009
Horário de funcionamento do Shopping Praia da Costa
Local: G1 – Em frente a Casa & Vídeo e Ponto Frio (exposição do veículo
batido)
L1 – Em frente o Elevador Panorâmico (as demais atividades)
Gratuito


Imprimir

Autorizada construção de viaduto na Terceira Ponte

PonteO tráfego intenso que se instala em horários de maior fluxo de automóveis na Terceira Ponte está com os dias contados. É que na manhã de hoje (16), no Teatro de Vila Velha - Centro, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal autorizaram o início das obras do Viaduto – ou alça – da Terceira Ponte.

A ordem de serviço foi dada pelo governador Paulo Hartung, pelo vice-governador, Ricardo Ferraço e pelo prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga. O Viaduto será uma nova alternativa para os motoristas que vêm de Vitória, pela Terceira Ponte, com destino à Praia da Costa e Itapoã, que poderão acessá-lo pela Rua Ignácio Higino, evitando o tráfego pela Avenida Carioca.

A Terceira Ponte chega a receber um fluxo de 600 veículos por hora. A alça será construída sobre a Avenida Carioca e o Canal da Costa, e terá 800 metros de extensão. Também será construída uma passarela sobre a Avenida Carioca, atendendo a pedestres e pessoas com necessidades especiais.

O vice-governador Ricardo Ferraço explicou que a obra foi planejada com base em uma avaliação detalhada sobre o fluxo de veículos, assim como a origem e destino dos usuários da Terceira Ponte. “Para chegar até este momento foi necessário um estudo longo e criterioso sobre todos os aspectos da circulação na saída da Terceira Ponte. Também iniciamos um processo de desapropriação baseado num processo de diálogo com os moradores, que recebem a visita das nossas equipes especializadas”, afirma.

Melhorias
A alça tem início logo após a chegada em Vila Velha, pela Terceira Ponte, após o redutor eletrônico de velocidade. A partir da nova rota, o motorista entrará à direita pela Rua Inácio Higino e, já nesta via começa uma nova pista, que ganha altura contornando o Morro do Marista. Nesta parte, surge uma transposição com o viaduto sobre a Avenida Carioca e o Canal da Costa. A ligação com a Rua Bahia será feita  pela Rua Mário de Almeida, por trás do shopping Praia da Costa.

mapa

Opinião

Alça sobre a Avenida Carioca

Por Gilson Pacheco - Presidente da AMPC

No dia 16 de setembro último foi assinada a ordem de serviço para a construção da alça ou viaduto, ou passagem de nível, como queiram chamar; sobre a Avenida Carioca.  Facilitará em muito todo o trânsito de saída da 3ª ponte, seja pela Champagnat e adjacências, seja pela Luciano das Neves e periferia.  Parabéns ao Governador Paulo Hartung e toda a sua equipe e ao prefeito Neucimar que facilitou o processo.

A Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC) há pelo menos dez anos defende o projeto como necessário e urgente.  Algo que está atrasado em virtude da decisão errada de um ex-prefeito, do período 1997/2000 que não teve a visão e o discernimento necessário que um administrador público tem que ter.  Defendemos mais ainda, a saída da ponte além da alça teria que ter mais elevados: sobre as ruas Francelina Setúbal e Luciano das Neves.  E até uma outra via, elevada ou não, até a Rodovia do Sol como era anteriormente, já que as Ruas Carioca, Francelina Setúbal e parte da Luciano das Neves foram incluídas como parte da Rodovia do Sol (na realidade uma intervenção do Estado no Município).

Quase idêntico ao traçado do projeto que será construído e que passará sobre uma parte do morro dos Maristas, um morador do bairro - Kleber Duarte – defendeu a ideia em diversas reuniões da AMPC há pelo menos 9 ou 10 anos.  Ideia essa que passamos a apoiar e defender.  A diferença é que aquela pretensão, similar a atual, a alça sairia do alto da Rua Telmo Torres.   Claro que o projeto aprovado é mais técnico e passou por alguns estudos por parte da equipe de governo.   Assim, mais uma vez parabenizamos e agradecemos ao governador Paulo Hartung e ao prefeito Nelcimar Fraga pela obra.

Imprimir

Mais câmeras para garantir a segurança em Vila Velha

Cmera_internaUm reforço extra está previsto para o videomonitoramento de Vila Velha. É que amanhã (19), às 8 horas, na Rua Santa Cruz, na Glória, será assinado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) e o governo do Estado que presume o repasse de 50 câmeras para a cidade, representando um investimento de R$ 1 milhão. 

Através do programa “Olho Digital”, câmeras de videomonitoramento são instaladas em pontos estratégicos com o objetivo de gerar maior eficiência nas intervenções preventivas e repressivas realizadas pelo policiamento ostensivo, além de auxiliar no processo investigativo. Desde o dia 24 de fevereiro, o município conta com 16 câmeras responsáveis por fazer a cobertura da orla no trecho que vai desde a Praia da Costa até a Praia de Itaparica.

Em algumas situações, as câmeras também são deslocadas para pontos de maior vulnerabilidade. O projeto permite uma ação efetiva do policiamento preventivo e oferece o suporte necessário para a identificação de suspeitos de ações criminosas nas regiões monitoradas, sendo utilizado como ferramenta para os órgãos municipais de fiscalização.

“Esse é um avanço significativo para a população e o comércio da cidade. Através da integração e articulação dessas instituições com o auxílio desses equipamentos, será possível propiciar um sentimento de segurança ao contribuinte e promover um verão ainda mais tranquilo”, avalia o secretário Defesa Social, Ledir Porto.

As novas câmeras que serão adquiridas vão atender a seis bairros de Vila Velha. Elas serão instaladas nas avenidas Champagnat (Praia da Costa) e Jerônimo Monteiro (Centro até a Glória); e nas vias Resplendor e Jair de Andrade (Itapoã); Hugo Musso (Praia da Costa até Itapoã); Luciano das Neves (Centro); e Santa Leopoldina (Coqueiral). O equipamento fará parte do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e será monitorado pelo Centro de Defesa Social de Vila Velha.

Foto: Eduardo Ribeiro

Imprimir

Acidente em cruzamento da Praia da Costa

fb_Startstopp1Um Fiat Palio que seguia no cruzamento da Aveinda Champagnat teria avançado o sinal, na madrugada desta segunda-feira (14), às 4h30, atingindo um Peugeot, que trafegava pela Avenida Hugo Musso. Duas pessoas ficaram feridas. O motorista do Palio fugiu do local.

O empresário Samuel Dal'Col,que conduzia o Pegeout, informou que iria para Vitória, quando passou pelo sinal verde no cruzamento e foi atingido pelo Fiat Palio. O carro de Samuel rodou várias vezes, capotou e foi parar em cima da calçada.

Ele e o irmão, Francisco Dal'Col, de 22 anos, conseguiram sair do veículo antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Entretanto, a mulher do empresário, Zilma Luzia Baldar Dal'Col, 38 anos, ficou no interior do veículo até a chegada do resgate.

Samuel não sofreu ferimentos. Já a mulher e o cunhado tiveram lesões e foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Vila Velha. Segundo Samuel, os dois passam bem. 

O motorista do outro veículo abandonou o carro no local do acidente. Segundo testemunhas, ele seguiu em direção à praia e saiu da cena da colisão em um taxi. Já a vítima, uma hora depois da batida, ainda estava no local, seguro de que não teve culpa.