Imprimir

Protesto contra o aumento da violência na Praia da Costa

Protesto contra a Violência nas ruas da Praia da Costa - Vila Velha/ESA insegurança na Praia da Costa, infelizmente, já virou assunto diário nas conversas de moradores. Qualquer pessoa que vive no bairro já foi vítima ou conhece alguém que foi assaltado na região.

E com tantos casos de violência no bairro, o Jornal Praia da Costa, que é um espaço da comunidade, abriu as portas para a reclamação dos moradores. Desde dezembro do ano passado, esse veículo de comunicação tem divulgado insistentemente reportagens alertando para o problema e cobrando uma solução do poder público.

Na edição desse mês, abrimos mais uma vez espaço para os moradores. Foram muitas cartas reclamando da violência. Uma delas é do Emanuel S. Coutinho, morador da Praia da Costa há mais de 20 anos. Veja o que ele nos contou:

“Lendo a reportagem da última edição do nosso jornal “Violência X Drogas”, não resisti e resolvi escrevê-los para constar mais essa em seus arquivos. Dia 21 de fevereiro, à noite, a poucos metros de minha casa, na Rua Jofredo Novaes, fui surpreendido por um jovem, entre 17 e 18 anos, com características que podemos considerar “mendigo”, de arma em punho, apontada para meu peito a todo o momento, me levou o relógio, celular e ainda colocou as mãos nos meus dois bolsos para verificar se tinha mais valores. Ele se afastou lentamente, ameaçando em atirar se eu não andasse na direção oposta a ele. Depois do que ocorreu, já ouvi vários relatos de pessoas que foram assaltadas nas mesmas circunstâncias.

Como vamos resolver este problemas nas ruas de trás da orla?”

Outra resposta às reportagens divulgadas aqui foi da Isabela Ferreira Monteiro. A moradora desabafa:

“Lendo o excelente meio de comunicação que temos com nossos vizinhos, o Jornal Praia da Costa, me identifiquei muito com a matéria “Onda de roubos assusta moradores da Praia da Costa”, pois o mesmo aconteceu com meu noivo, duas semanas depois desta reportagem. Eu moro na Avenida Afonso Pena, mesma avenida da moradora citada na matéria que relatei, e no dia 23 de fevereiro, subimos com compras do supermercado para o meu apartamento, isso por volta das 8h da noite, e para a nossa terrível surpresa, quando o meu noivo desceu para entrar no carro dele às 23h, se deparou com a porta do carona arrombada e o som  furtado.

Minha mãe foi assaltada na porta do nosso edifício um ano atrás, e sabemos de outros moradores que pararam de caminhar pelas redondezas por terem sido assaltados a mão armada também. O mais chocante não foi o furto do som, foi de ter ouvido na Delegacia de Vila Velha, da boca de um policial que eles não dão conta de cuidar da Praia da Costa, uma vez que inúmeros policiais ficam prestando serviços administrativos, enquanto pouquíssimas viaturas dão assistência aos bairros de Terra Vermelha e  redondeza.

Deixo meu questionamento, assim como vários moradores do mesmo bairro, ATÉ QUANDO? Até quando iremos ler relatos de moradores da Praia da Costa sendo assaltados, furtados e roubados? Acredito que se unirmos nossas vozes, podemos lutar para que o nosso bairro, volte a ter a paz que há muitos anos não sentimos. Precisamos usar de todos os meios de comunicação para exigirmos mais segurança, até porque nós pagamos para isso!”

Protesto

A Isabela tocou em um ponto importante, até quando vamos aceitar essa situação? Está difícil viver com tanta criminalidade! Em resposta a questionamentos de pessoas como a Isabela, o Emanuel S. Coutinho, que não agüentam mais a violência no bairro, a AMPC com apoio do Jornal Praia da Costa, convida a todos os moradores para participar de uma manifestação pacífica.

Juntos temos mais força e conseguimos chamar atenção do governo para o problema, que só tende a piorar. Como temos percebido, a criminalidade no bairro tem aumentado a cada dia. E a Praia da Costa segue uma tendência estadual. Em pesquisa divulgada na última semana de março pelo Instituto Sangari, o Espírito Santo foi classificado como o segundo estado mais violento do país. Por isso, vamos seguir aquele velho ditado popular: a união faz a força!! Vamos nos unir e exigir do poder público mais segurança, queremos viver com mais tranqüilidade.

CONVITE IMPORTANTE

Você está satisfeito com a atual INsegurança pública? Conhece alguém que já tenha sido roubado ou assaltado? Você não acha que já passou da hora de demonstrar sua insatisfação e participar de um movimento pela PAZ E MAIOR SEGURANÇA?  
O Espírito Santo é um dos estados mais violentos do País. VAMOS MUDAR ISSO?.
Por sugestão de alguns moradores preocupados com a violência, foi sugerido que organizássemos uma manifestação, apolítico-partidária, contra a falta de segurança em que vivemos.
Convidamos você e sua família para participar de reuniões semanais para organizarmos uma caminhada pacífica de protesto – PACTO PELA SEGURANÇA E VIDA - que pretendemos fazer no dia 8 de maio.  As reuniões acontecerão às 2ªs feiras às 20hs na AMPC.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar