Imprimir

Censo 2010: libere a entrada do recenseador na sua casa

censo2010Depois de dez anos, um novo censo está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Aqui no Estado mais de um milhão de casas e mais de três milhões de pessoas, vão ser visitadas em 90 dias de trabalho. Em Vila Velha, aproximadamente 154 mil residências serão visitadas por 385 recenseadores.

O Censo 2010 revelará um novo retrato da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros, o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Entre as novas questões sobre os domicílios, serão investigadas a existência de medidor e a disponibilidade de energia elétrica; a existência de telefone celular, de motocicleta e de acesso à Internet; se algum morador emigrou para outro país e se há mais de um responsável pelo domicílio, entre outros.

Sobre os moradores, os recenseadores questionarão se há registro de nascimento para as pessoas com até dez anos, se recebem rendimentos provenientes de programas sociais, quanto levam para se deslocar até o trabalho; a etnia ou povo a que pertence e a língua falada (para a população indígena) e a existência de cônjuges do mesmo sexo.Mas para que o censo tenha resultados positivos é preciso que a população colabore e libere a entrada dos recenseadores nas suas casas. Inclusive, segundo o IBGE, no bairro Praia da Costa existe muita recusa de entrevista por parte dos moradores. Por isso, é preciso que cada um tenha consciência da importância da pesquisa para que se possa ter uma “fotografia” precisa do Brasil e das condições de vida de seu povo.

Como identificar o recenseador

A população deve ficar atenta para identificar os recenseadores. Eles vão usar boné colete azul marinho com a logomarca do IBGE, além do crachá com foto e um computador de mão, disponível apenas para os trabalhos de pesquisas. O cidadão que desconfiar deve ligar para o número do IBGE: 0800-721-81-81 e conferir se o nome do profissional está cadastrado no órgão.

Novidade

Pela primeira vez será possível responder o censo pela internet. Os moradores de todos os 5.565 municípios do país terão a opção de prestar as informações através da internet.

Entretanto, para isso, eles primeiramente deverão receber a visita de um recenseador, informar a ele seu telefone e dele receber um envelope lacrado, que conterá códigos de acesso para acessar um portal e o questionário do censo.

Se faltar luz ou a conexão com a internet cair durante a resposta, as informações já enviadas estarão salvas. Haverá um prazo máximo de cinco dias para o morador responder pela internet.

Punição

Responder corretamente às perguntas do censo não é também uma obrigação legal. Pouca gente sabe, mas a lei 53.534, de 1968, diz que todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo IBGE. Quem não fornecer os dados poderá pagar multa de até 10 salários mínimos.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar