Dia de muita festa nas areias da Praia da Costa
Fotos: Verônica Amigo
O dia 22 de março foi muito especial para muitos alunos de escolas do entorno da Praia da Costa. Cerca de 1300 alunos e 87 professores de 4ª a 8ª série participaram da comemoração do dia Mundial das Águas, uma iniciativa da Cesan, em parceria com a Associação de Moradores da Praia da Costa (AMPC) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).
O evento teve como objetivo fornecer informações à sociedade sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos. O Dia Mundial da Água visa a conscientizar a população sobre a importância do combate ao desperdício de água e a necessidade do tratamento de esgoto para a preservação do Meio Ambiente.
O evento contou com apresentação do Coral das Águas e logo em seguida o presidente da Companhia, Paulo Ruy Valim Carnelli, abriu o evento e deu boas vindas aos participantes da grande festa. Para o presidente da organização é muito importante que o pensamento de não desperdiçar água seja contínuo. “Durante todo ano, de forma contínua, levamos diversas escolas em nossa sede. Dessa forma propagamos a importância do uso racional da água e da importância do esgotamento sanitário”, informou o presitende, acrescentando que as crianças exercem um papel fundamental nesse ciclo. “Eles são o futuro. Hoje eles ensinam aos pais o que aprendem na escola e nas visitas, amanhã eles serão adultos conscientes”, conclui Paulo.
A Associação de Moradores da praia da Costa participou da solenidade de abertura através do diretor Eduardo Merhi que falou às crianças a importância delas participarem desse tipo de iniciativa. A diretoria da AMPC permaneceu todo o dia do evento no stand da associação e efetuou atendimento aos moradores.
Pela primeira vez a festa de comemoração do Dia Mundial da Água, da Grande Vitória, é realizada na praia. Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Cesan, Viviane Pavan a realização desse evento na praia foi muito importante. “A realização do evento na praia é um fato inédito. Estamos pertinho do mar, de muita água. Precisamos sensibilizar as gerações futuras quanto à questão da água”, informou Viviane.
Participaram do evento 13 escolas: Centro Educacional Praia da Costa, Colégio Americano Batista, Colégio Marista, São José, Contec, Nacional, PHP, Pio XII, Santa Adame, Telmo Torres (municipal), Ateneu, Ceves (Centro Educacional Vem Ser) e Centro Educacional Messina. O Lar Fabiano de Cristo apresentou capoeira. Algumas escolas apresentaram trabalhos para conscientização do uso racional da água.