Imprimir

Feira de Produtos Orgânicos completa três anos na Praia da Costa

Fotos: Caetano Rubino

IMG_1869_fmt

No dia 15 de março a Feira Orgânica que é realizada todos os sábados, das 6h às 12h, em baixo da terceira ponte, em Vila Velha, comemorará os seus três anos na localidade, com um café da manhã acompanhado com diversos pratos e danças típicas pomeranas.

Sobre a Feira

Os produtos encontrados nas barracas são oriundos dos municípios de Santa Maria de Jetibá (grande parte da produção orgânica capixaba), Iconha e Marechal Floriano. Existe uma variedade de produtos: hortaliças, frutas, legumes, plantas medicinais, entre outros. Todos utilizam o modelo saudável na obtenção destes alimentos, desaprovando assim, a utilização de agrotóxicos em seus cultivos.

IMG_1877_fmt

Luciano Hertzog e Isabel Schulz Hertzog,
agricultores de produtos orgânicos de
Santa Maria do Jetibá

A feira em Vila Velha é organizada com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Maria de Jetibá que há mais de cinco anos propaga o Programa Municipal de Agricultura Orgânica, possibilitando uma produção superior a 100 toneladas de orgânicos por mês.

Saiba mais

O que é Produto orgânico?

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que o agricultor, por meio de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta como um todo. Para alcançar este objetivo, existe uma disciplina teórica que integra as descobertas de várias ciências, buscando compreender em profundidade a natureza e os princípios que a regem. Esta disciplina é a Agroecologia.

Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo. Fazendo uma analogia da Agroecologia com uma grande e frondosa árvore, podemos imaginar essa disciplina como o tronco principal, de onde partem diversos galhos, que são as correntes alternativas da agricultura. Essas correntes são as seguintes: orgânica e biológica, biodinâmica, natural e permacultura.

Fonte: Planeta Orgânico

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar