Imprimir

Projeto “Cidade Limpa” completa seis meses e recolhe 90 mil toneladas

cidade-limpaVila Velha vem recebendo diversas melhorias nos primeiros seis meses do ano. Dentre elas, está a limpeza do município, através do Cidade Limpa, projeto desenvolvido pela Secretaria de Serviços Urbanos. O projeto já recolheu 90 mil toneladas de lixo e entulho das ruas da cidade, através de ações pontuais e com mutirões semanais nos bairros. De janeiro a julho, mais de 15 bairros já foram atendidos em Vila Velha.

O Cidade Limpa foi um dos primeiros projetos desenvolvidos pela atual administração, iniciado na primeira semana de janeiro. O trabalho começou pelo bairro Divino Espírito Santo, de onde foram retiradas quatro mil toneladas. Desde então, diversos bairros tiveram recolhimentos surpreendentes, como Coqueiral de Itaparica e Cobilândia, com 1,5 mil e 2,5 mil toneladas respectivamente.

Mobilidade urbana
O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população como um todo, indo além do recolhimento de lixo e entulho. Reginaldo Loureiro, secretário de Serviços Urbanos, destaca que o projeto não se limita somente à limpeza, mas à boa utilização do espaço público e à mobilidade urbana.

Exemplo disso são as ações da coordenadoria de Postura, que realizou diversas vistorias pela cidade. Dentre as principais infrações observadas estão publicidade irregular, obstrução de passeio público, lixo ou entulho acumulado e calçada inexistente ou mal estruturada.

Orla
Outra atividade importante é o trabalho de limpeza e urbanização da orla de Vila Velha, preparando as praias da cidade para a estação mais quente do ano. Os trabalhos devem durar dois meses, sendo realizados todos os dias, das 8 às 17 horas.

A ação inclui poda de árvores; manutenção e recuperação de jardins; retirada das atuais cabines telefônicas em péssimo estado de conservação; limpeza e pintura de equipamentos do calçadão; construção de rampas de acesso (próximo ao Clube Libanês) e colocação de lixeiras. Além disso, o calçadão também receberá melhorias para adequação de ambulantes, e as barracas na orla serão padronizadas e identificadas.

Parceria
O objetivo da iniciativa não é multar indiscriminadamente, mas sim, educar e orientar de acordo com o Código de Postura. “Primeiro, vamos identificar o problema e orientar o responsável sobre como se adequar às regras. Somente em caso de insistência no desacordo faremos apreensões ou autuações”, esclarece Almerino Nascimento, coordenador de Postura. 

Avaliando o primeiro semestre de ação do Projeto, o secretário destacou a participação dos moradores de Vila Velha. “Os resultados estão muito positivos, ainda mais diante da situação em que a cidade se encontrava, com mais de 160 pontos viciados de lixo. E o melhor é que a população atendeu ao nosso chamado e está empenhada em manter a limpeza onde o projeto já passou”, analisa.

O que o Código de Postura diz sobre os principais assuntos abordados:

Publicidade irregular
São proibidos materiais que:
- Obstruam o trânsito de pessoas e veículos;
- Danifiquem fachadas;
- Prejudiquem os aspectos paisagísticos da cidade;
- Sejam ofensivos.

Calçadas
- Compete ao proprietário do terreno a construção, reforma e manutenção das calçadas em frente ao logradouro.
- Não é permitido o revestimento dos passeios formando superfície totalmente lisa ou com desnível que possa provocar acidentes.
- É proibido qualquer letreiro ou anúncio, de caráter permanente ou não, gravado no piso das calçadas.
- Os passeios deverão apresentar uma declividade de 2% do alinhamento para o meio fio.
- O rampamento dos passeios é obrigatório sempre que tiver lugar a entrada de veículos nos terrenos ou prédios, com travessia do passeio do logradouro.

Limpeza de terrenos
- O serviço de limpeza das ruas, praças e logradouros públicos será executado diretamente pela Prefeitura ou por concessão.
- Os proprietários ou inquilinos serão responsáveis pela limpeza do passeio e sarjeta fronteiriça aos seus prédios.


Foto: Eduardo Ribeiro

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar