Imprimir

Osteoporose: prevenção e tratamento

Dr. Leonardo Golinelo Senatore

Fisioterapeuta

Hoje em dia ainda existem pessoas que somente se preocupam com a saúde depois de algum sintoma patológico; tendo em vista que a prevenção sempre foi o melhor remédio, até porque o próprio ditado diz ‘’ é melhor prevenir do que remediar’’ E com a osteoporose não é diferente, ela é uma doença que atinge os ossos, deixando os mesmos ocos, porosos, finos, de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas, que são os grandes problemas da osteoporose, pois esta doença raramente apresenta sintomas e se não forem feitos exames sangüíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, e estas fraturas também podem ser prevenidas.

Observem que os índices de quedas em pessoas idosas são maiores a cada dia, e que estas quedas acontecem dentro de casa a maioria das vezes, na sala, no corredor, na cozinha, e principalmente nos banheiros. Uma conduta preventiva deste seria tirar qualquer tipo de piso ou tapete deslizante, manter o chão sempre seco, colocar barras paralelas nos corredores e banheiros e facilitar o alcance dos objetos, e sempre ter alguém por perto para algum tipo de emergência.

Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens acima da idade dos 50 tem osteoporose. Ela é responsável por milhões de fraturas anualmente, a maioria envolvendo vértebras lombares, quadril e punho.

Quem se encontra em maior risco de desenvolver a doença são: mulheres;  fumantes; consumidores de álcool ou café em excesso; diabéticos; atividade física inadequada, quer em excesso, quer ausência.

Para prevenir a osteoporose é preciso fazer uma prevenção na adolescência principalmente, para as mulheres. A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas, por isso, é fundamental que a jovem seja orientada por um nutricionista para uma dieta rica em cálcio, como também para atividades físicas regulares.

Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana. O melhor é caminhar, correr dançar, jogar tênis, ou praticar esporte coletivo como futebol, voleibol, basquetebol. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 40 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um e o conselho do seu médico.

Tratamentos existem:


Plataforma Vibratória

f_plataformaVivratoria_fmtQue atualmente é um dos principais tratamentos tanto preventivo como na faze atual da doença, devido o aumento da produção de osteoblasto que é o hormônio responsável pela formação de ossos.

 

Reposição hormonal

Importante tanto durante a prevenção quanto durante o tratamento. O estrógeno reduz o risco de fraturas em mulheres com osteoporose

Administração de cálcio

Calcitonina, que é um hormônio que tem a função de evitar que o cálcio saia dos ossos. Evita-se assim o processo de corrosão.

Atividade Física

Atividade Física corretamente orientada por profissionais adequados, também é usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou até, estabilizar a perda de massa óssea do indivíduo. Uma recomendação seria caminhadas de uma hora de duração nos horarios de 08:00 até 10:00 na parte da manhã, ou na parte da tarde 17:00 até 18:00  para uma boa absorção dos raios infravermelhos favorecendo assim nossa longevidade e bem estar.

Alimentação

Consumo de cálcio e vitamina D.

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar