Temperaturas mais baixas podem ocasionar dor de dente
Dias frios como os que têm feito no início da primavera, podem trazer desconforto para quem tem alguns problemas bucais como sensibilidade dentária. A diferença entre a temperatura interna da boca, que é de aproximadamente 36 graus, e do ambiente costuma provocar dores em pessoas que têm erosões e retração gengival, por exemplo.
A dentista Andréa Giestas explica que a inversão térmica afeta, principalmente, os dentes que apresentam erosões ou retrações gengivais. “Isso ocorre porque as terminações nervosas presentes na dentina ficam expostas e sujeitas à ação dos estímulos térmicos e, por isso, são mais suscetíveis à dor”, fala a profissional.
Quem também costuma sofrer com dor de dente nos dias frios são as pessoas que têm sinusite, que costuma aparecer com mais frequência com as temperaturas baixas. Como as raízes dos dentes pré-molares e molares ficam alojadas próximas ao seio maxilar, quando estes estão congestionados, pressionam esta região da face provocando dores nestes dentes. Se o paciente está sentindo dor, é importante procurar um dentista para fazer uma avaliação e descobrir o que está causando o desconforto para que o profissional possa, então, indicar o tratamento adequado. “Para as regiões do dente que apresentam a dentina exposta por erosões são indicadas restaurações em resina.
Nas exposições de raízes provocadas por retração gengival, avalia-se a possibilidade de realização de cirurgia gengival para recobrimento destas raízes. Se não for detectada nenhuma relação da dor com algum problema dentário, recomenda-se consulta com um especialista em otorrinolaringologia para avaliar a possibilidade de presença de sinusite”, fala Andréa Giestas. Para evitar o aparecimento de dores de dente no clima frio, o ideal é fazer um acompanhamento odontológico preventivo, visitando o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses, e manter uma boa higiene bucal.
Dicas para evitar dores de dente:
- Mantenha os cuidados com a higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e fazendo uso do fio dental. - Quem tem hipersensibilidade dentinária deve usar cremes dentais específicos para o problema. - Em caso de dor associada às baixas temperaturas procure um dentista para avaliar o que pode estar causando o desconforto. - Quem sofre com alergias respiratórias deve ficar atento aos sintomas para iniciar o tratamento adequado e evitar o surgimento de dor nos dentes.