Imprimir

Verão agitado na orla de Vila Velha

Prefeitura monta complexo cultural e esportivo em Itapuã

Os moradores de Vila Velha e os turistas que visitarem o município durante o verão poderão desfrutar de uma programação repleta de atrações culturais e esportivas. A programação de verão foi aberta oficialmente no último dia 18,  intensificou-se após o rèveillon e só termina no dia 19 de fevereiro. Toda essa programação está disponível na orla de Vila Velha, na altura da Praia de Itapuã.

Para abrigar a programação cultural, foi instalada uma Tenda, chamada de Tenda da Cultura, na Praia de Itapoã, na saída da rua Jair de Andrade, onde ficará até 19 de fevereiro. Ao lado da Tenda da Cultura, foi montado o Complexo Esportivo, com academia de ginástica funcionando durante todo o verão. Os interessados poderão fazer esteira, bicicleta, fisiculturismo, jiu-jitsu, judô, kick boxing, entre outras atividades físicas. Atividades esportivas coletivas também serão oferecidas, como futebol, handebol e basquetebol de praia; esportes radicais como asa delta, parapente, paraquedismo, treking, escalada.

Na Tenda da Cultura, a programação já começou; em cada dia da semana, é oferecido um programa diferente. Nas noites de segunda-feira, são realizadas sessões de Cinema na Praia, com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros. Às terças e quintas-feiras, é realizado o Festival Bandas Novas, com a participação de 90 bandas de vários pontos da Grande Vitória, disputando os prêmios do Júri Oficial e do Júri Popular. Às quartas-feiras, há uma programação cultural variada, com teatro, contação de histórias etc. E nos finais de semana, de sexta a domingo, serão realizados os shows do projeto Moqueca Musical, que estreou no em 30 dezembro, com Chokolate.

Imprimir

Moradora da Praia da Costa na telinha da Globo

MelRodriguez_fmt
MelXUXA_fmt

Mel Rodriguez. Talento
reconhecido por Xuxa

Mel Rodriguez, moradora da Praia da Costa, sempre gostou de trabalhos manuais artísticos nos quais podia usar sua criatividade e abusar dela. Pensou em fazer faculdade de Artes Plásticas, mas seguiu outros caminhos. Por ser muito comunicativa, trabalhou em comércio até a chegada se sua filha.

Com Isabela crescida e freqüentando a escola, ela trabalhava como manicura para se sustentar. A filha, vaidosa desde cedo, gostava de ir para a escola com as unhas enfeitadas. Mel, então, usava tons  bebês nas unhas da filha. Com o tempo, começou a fazer desenhos, como margaridas e outras flores. Percebeu que a moda tinha agradado. Ali, foi a descoberta de um novo nicho de beleza.

A partir daí, Mel começou a treinar diversos tipos de desenhos em conchas de mariscos para poder aperfeiçoar-se e decorar as unhas das clientes. Deu certo. As clientes adoraram a novidade. Até que um dia, Mel fez a unha de uma cliente moradora do Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro. A cliente gostou tanto que apresentou a manicura ao profissional Edson Freitas, responsável pelo quadro “transformação” dos programas da Xuxa.  Edson a levou para trabalhar com ele e por lá Mel ficou por dois anos, fazendo as unhas das meninas escolhidas para participar do quadro transformação dos programas Planeta Xuxa e Xuxa Park. Depois disso, Mel voltou a Vila Velha e conquistou novas clientes.

Mas para chegar ao nível a que Mel chegou, não foi fácil. Ela fez diversos cursos e participou de muitos eventos sobre o assunto, sempre com a finalidade de estar antenada a novas tendências.

A técnica de Mel Rodrigues é aplicada com agulhas e pincéis. “Eu crio desenhos dos mais variados tipos, desde o figurativo até trabalhos clássicos e comemorativos”, diz Mel.

O sucesso é tanto que a profissional lançou uma revista. A Revista Mel vem consagrar uma vida de muito trabalho e luta, sempre com muita alegria e disposição. Para as clientes, pode ser o ápice da carreira, mas para ela é diferente. “É o início de novos rumos e de mais trabalho”, contou Mel.

E é mesmo. Agora Mel, além de enfeitar as unhas das clientes, dá aulas para manicuras que queiram expandir seus conhecimentos. Com um diferencial: esse curso é destinado a pessoas que não têm condições de pagar um curso particular. A proposta é criar a oportunidade de se formarem novos profissionais de unhas artísticas. Hoje, ela ministra cursos na Escola de Educação Básica e Profissional Dr. Ronaldo Yong Carneiro da Rocha, da Fundação Bradesco. A fundação presta serviços filantrópicos à população carente da Grade Vitória.

UNHAS_fmt

Imprimir

Prefeito Max Filho inaugura ruas pavimentadas na Praia da Costa

Antiga reivindicação da AMPC é atendida

Em solenidade realizada no dia 4 de dezembro, no espaço da Comunidade Bom Pastor, o prefeito Max Filho inaugurou as ruas pavimentadas próximas ao Shopping Praia da Costa. O encontro foi marcado pela satisfação dos moradores em ter suas ruas drenadas e asfaltadas. Para Francisco Pio, morador e síndico do prédio Bela Luna, a obra veio em boa hora. “Esta obra era muito esperada. Com ela, tivemos não só a pavimentação, mas também a drenagem das ruas. A obra foi perfeita”, desabafou o morador.

Para o vereador Joel Rangel, a conclusão das obras foi uma vitória. “Foram anos de luta. Desde 2001, a gente luta pela urbanização dessa área. Agora está tudo pronto, pavimentado, drenado e iluminado”, concluiu o vereador, dizendo que essas obras resultam em mais segurança para os moradores da região.

Foram pavimentas as ruas Telmo Torres, Inácio Higino e Frei Aurélio. A rua Inácio Higino recebeu aproximadamente 150m de asfalto; a Frei Aurélio, em torno de 60m. A Telmo Torres foi asfaltada em um trecho. Vale ressaltar que a Associação dos Moradores da Praia da Costa empenhou-se muito para que essas obras saíssem do papel.

As obras, orçadas em R$ 156.395,33, começaram no dia 28 de julho em parceria com o Shopping Praia da Costa, que doou a brita para o solo, além de disponibilizar a quantia R$ 48 mil.

Todas as três ruas estão próximas ao Shopping Praia da Costa; a pavimentação vai facilitar o escoamento do trânsito na região. Porém, o mais importante é o fim dos aborrecimentos para os moradores da região, principalmente em dias de chuva, quando tinham de enfrentar poças e lamaçal para poder sair de casa ou retornar, após um dia de trabalho.

Depois do discurso do prefeito, foi oferecido um café da manhã no salão da comunidade do Bom Pastor. Lá, o prefeito conversou com moradores que o agradeciam pela obra. “É uma enorme satisfação ver essas ruas prontas. Antes o morador pisava na lama; hoje ele tem ruas pavimentas, drenadas e iluminadas”, disse o prefeito. Além disso, Max Filho informou que agora a atenção está voltada para o projeto de Macrodrenagem, que deve durar em torno de 18 meses.

Imprimir

Dezembro: Mês de festas e confraternizações

Dezembro chegou. É, o ano está no fim. Com a chegada do último mês do ano, vêm os preparativos de natal, os sentimentos e desejos de mudança para o próximo ano, o espírito de solidariedade e empolgação para as festividades. As duas últimas semanas do mês acumulam festas muito importantes: o Natal e o ano novo. As pessoas ficam mais sentimentais e nostálgicas. Todos começam a pensar e planejar o ano seguinte.

Natal

Foto: Jose E. Martins

natal_fmt

Edifício Brisa ornamentado

O natal é sempre uma data feliz e muito especial. Nesse dia, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais; foi sua primeira lição de humildade. Uma estrela a estrela de Belém guiou os reis magos que levavam presentes para o menino.

Essa data reúne muitos símbolos: árvore de natal, presépio, troca de presentes, papai Noel, dentre outros. A árvore de natal é uma das tradições natalinas mais fortes e está ligada ao animismo dos povos antigos. Em quase todas as residências, nessa época do ano, há uma árvore de natal, seja ela natural, artificial, pequena, grande, o importante é manter a tradição viva. É costume enfeitar o pinheiro de natal com bolas, fitas, velas ou pequenas luzes pisca-piscas. E para completar, uma estrela na ponta, indicando a estrela de Belém.

Em alguns casos, elas estão à mostra para todos, como o caso do edifício Brisa, localizado à Av Gil Veloso na Praia da Costa. Neste ano, muitas pessoas ainda não decoraram suas fachadas. Está na hora de fazê-lo. Vamos confraternizar, decorar e manter o espírito natalino aceso.

A prática da troca de presentes no Natal também é muito antiga e está ligada à figura de Papai Noel, que tem uma procedência curiosa. Papai Noel na verdade chamava-se Nicolau e nasceu na cidade de Myra; tinha o costume de presentear secretamente as filhas dos homens pobres, todo dia 6 de dezembro. Esse presente servia de dote. Caso elas não o tivessem, não poderiam casar-se. Então Nicolau presenteava as famílias carentes. A data transferiu-se para o dia 25 e o costume de dar presentes se manteve. Nicolau virou bispo e foi canonizado como São Nicolau.

O presépio é a reprodução do nascimento de Jesus num estábulo. São Francisco de Assis, no ano 1223, resolveu passar o Natal numa gruta. E divulgou a idéia de criar figuras em barro para representar o nascimento de Jesus. Foram criados muitos presépios a partir daí.

Ano Novo

O povo romano foi o primeiro a estabelecer um dia no calendário para a comemoração desta grande festa. O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e conservado no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582, a Igreja consolidou a celebração quando adotou o calendário gregoriano. Alguns povos e países comemoram o ano-novo em datas diferentes. Na China, por exemplo, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º ao dia 3 de janeiro.

A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, ─ “A festa das trombetas” dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nessa ocasião o profeta Maomé deixou a cidade de Meca, estabelecendo-se em Medina.

No Brasil, a virada do ano é comemorada com muita alegria. Grandes festas, queima de fogos, milhares de pessoas reunidas em praias. Assim é o jeito brasileiro de dar boas-vindas ao próximo ano. Roupas leves e claras são tradição.

Na orla de Vila Velha não será diferente. A PMVV irá realizar um evento para os moradores da região e para os turistas. A festa começará por volta das 21h e contará com a animação de 2 DJs. Haverá um palco para o show da banda Jet Set. O show está previsto para as 22h30. E para completar a noite, será realizada a tão esperada queima de fogos que poderá ser vista pelos moradores da Praia da Costa, Itapuá e Itaparica.