Gilson Pacheco

Col_GilsonGd

Gilson Pacheco

Empresário | Fundador da AMPC | Ex-Verador e Ex-Secretário do Desenv. Econômico de Vila Velha

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Imprimir

Entretantas - Nov/15

“ Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. ” -Gandhi

ABERTURA RUA DIÓGENES MALACARNE
Em reunião pública convocada pelo Jornal Praia da Costa, edição 203 - outubro/15 - estiveram presentes vários moradores. A reunião ocorreu no dia 26 de outubro e a maioria dos presentes é favorável a abertura, tendo havido amplo debate. Apenas três moradores se mostraram contra. Os moradores esperam que a necessária abertura da rua no trecho entre a R.Rio Branco e Ma Penha Queirós ocorra o mais breve possível.

MÓDULO INTEGRADO DE SEGURANÇA
Há muito tempo que os frequentadores e moradores da Praia da Costa reivindicavam mais segurança para o banho de mar em nossa região, especialmente próximo a Curva da Sereia. Muitas vezes ocorriam problemas desagradáveis que levavam perigo aos banhistas. Atendendo nossa solicitação foi inaugurado no dia 29/outubro a PMVV, com a presença do prefeito Rodney Miranda o módulo integrado de segurança na Curva da Sereia.

OUTROS PROBLEMAS PERSISTENTES
Há muitos anos sofremos com problemas do dia a dia por falta de atuação da municipalidade e que se agravam com a chegada do verão. Uma é o desrespeito a Lei Municipal 3500/98 que proíbe a circulação de animais na Orla, especialmente na areia da praia. Outra é a circulação de pessoas de bicicleta no calçadão, bem como na ciclovia em alta velocidade. Já houve vários casos de acidentes e nunca houve qualquer fiscalização por parte da PMVV. Com os inúmeros guardas municipais contratados, especialmente no verão e nos finais de semana deveria ser implantada essa fiscalização que evitaria acidentes e a contaminação da areia da praia.

OUTRA REIVINDICAÇÃO IMPORTANTE
Um grande numero de freqüentadores do banho de mar que procuram a região em busca de praia mansa e tranqüilidade para suas crianças solicita que a PMVV não mais autorize a presença de comércio na areia entre o Libanês e a Curva da Sereia.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Prevista na Lei Federal 12.527 de 18/11/2011 - Lei de Transparência - e pelo Decreto Municipal 253 de 25/09/2012, por solicitação de moradores do bairro em reuniões mensais, fizemos solicitação de certidão de inteiro teor de processos de aprovação de edifícios em nosso bairro, por suspeita de irregularidades durante a administração Neucimar Fraga. Tais solicitações foram encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Urbano desde janeiro de 2013 e reiteradas várias vezes sem sucesso. Em reunião recente foi solicitado que publicássemos na edição do jornal do mês de novembro.

FAIXAS DE PEDESTRE
Por mais que a população reivindique a melhoria da pintura das faixas de pedestre, assim como a mudança de algumas faixas mal posicionadas, até o momento a PMVV não se manifestou ainda sobre o problema.

VAGAS ROTATIVAS NA ORLA
Em outubro de 2014 convocamos os moradores da Praia da Costa para juntamente com o Secretário Municipal de Trânsito de então, Romário de Castro, para dialogarmos sobre as melhores alternativas de trânsito e estacionamento de veículos no bairro. Nessa reunião ficou estabelecido que a Orla do bairro receberia estacionamento rotativo e também em alguns outros pontos próximos da Orla.

VAGAS ROTATIVAS NA ORLA II
Segundo nos foi informado, um dos problemas que atrasam a implantação da medida é o fato de que o contrato prevê que apenas 6% das taxas são da municipalidade. Em Vitória em contrato similar a PMV recebe 30%. O contrato foi estabelecido na administração Neucimar Fraga e tem sito objeto de questionamento do Tribunal de Contas e da atual administração municipal. Vergonhoso o percentual destinado ao município de Vila Velha.

PARQUINHOS E APARELHOS GINÁSTICA
Instalados desde 1999 os parquinhos e aparelhos de ginástica da Orla da Praia da Costa são fruto de parcerias da AMPC com o Extra Plus e a Cobra Dágua respectivamente. Os aparelhos de ginástica estão em bom estado de conservação, entretanto os parquinhos não estão tendo o mesmo tratamento por parte de nosso parceiro. Acabamos de pedir que definam o imediato reparo dos equipamentos ou o encerramento da parceria.

PARQUE MUNICIPAL MARISTAS
O TAC (Têrmo de Ajuste de Conduta) assinado entre o Ministério Público, o Colégio Maristas e a PMVV em outubro/2009 previa um prazo de 3 anos para consecução do projeto, prorrogáveis por mais um ano. Vários atrasos ocorreram, especialmente falta de empenho da Administração Municipal - período 2009/2012 - em colaborar com os levantamentos topográficos da área para o devido desmembramento da área e doação para a municipalidade, bem como a análise do projeto arquitetônico.

PARQUE MUNICIPAL MARISTAS II
Da área inicial de 48 mil m2, uma área de 8.390 m2 que deveria ser desapropriada pelo Estado para a construção da alça da 3ª ponte, foi cedida ao Estado com a condição do Governo do Estado aplicar o valor que seria destinado à indenização pela desapropriação, em projetos assistenciais. A Comissão de Fiscalização do TAC, liderada pelo MP esperava que o valor da indenização seria aplicada na execução de parte da obra. Todavia a assinatura do TAC, mesmo tendo contado com a presença do Governador, não previa a assinatura do Estado. Hoje o projeto encontra-se pronto e aprovado pela PMVV mas não existe recurso para a sua implantação.

PARQUE MUNICIPAL MARISTAS III
Outra determinação do TAC previa que a UBEE (Colégio Maristas) deveria levantar recursos junto a iniciativa privada para a execução da obra. O desmembramento da área foi recentemente aprovado e registrado em nome da PMVV, assim como o projeto arquitetônico foi finalmente aprovado. Faltam agora os recursos financeiros.

“Quer ter amigos? Dê uma festa! Quer saber quem são seus verdadeiros amigos, fique doente.” Marcio Santos

Imprimir

Entretantas - Out/15

“Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e ambos pela mesma razão.” Eça de Queiróz

AMPC 30 ANOS

Apesar da maior parte da população ignorar a entidade, sem fins lucrativos, gerida por um grupo de cidadãos voluntários, ela é respeitada e elogiada pelo Ministério Público pela sua atuação. Poderia estar fazendo muito mais se recebesse mais apoio e colaboração dos moradores do bairro. São trinta anos de muitas conquistas, apesar da falta de diálogo das administrações municipais, durante todos esses anos.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Nosso bairro, o mais populoso de Vila Velha, tem cerca de 40 a 50 mil moradores, algo como doze mil residências. Entretanto, um número bastante restrito, demonstra interesse em participar das discussões sobre os problemas do bairro. Reclamam quando algo as desagrada mas continuam omissas. Acham que não adianta reclamar com as autoridades e até mesmo deixam de informar à AMPC quando tomam conhecimento de alguma irregularidade. Alguns até acham que a AMPC não faz nada, mas quando surgem problemas procuram a AMPC. É bom que fique claro que a Associação é dos Moradores e não dos diretores. Não temos olhos para ver tudo de errado que existe. É preciso que cada morador dê um mínimo de participação, informando possíveis irregularidades.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE II

A AMPC tem apenas dois funcionários e seus diretores nada recebem, são todos voluntários. Venha nos conhecer. Contamos com sua ajuda, ainda que pequena será sempre muito bem recebida.

VERÃO – LOCALIZAÇÃO DE EVENTOS

Com a aproximação do verão, a Orla passa a ser o local mais procurado por moradores do município e visitantes. Por conta disso a circulação de veículos fica mais complicada do que já é habitualmente, o que prejudica bastante o ir e vir dos moradores do bairro. Claro que todos têm o direito de usufruir da belíssima Orla. Mas é preciso que a PMVV, que normalmente autoriza vários tipos de eventos, mantenha um diálogo com a comunidade que conhece melhor os pontos mais problemáticos, fato que não tem acontecido nos verões passados.

ÁGUAS LIMPAS: ENGODO

A CESAN iniciou o programa “Águas Limpas” em 2004, cujo objetivo principal seria o tratamento dos esgotos. Implantou a cobrança de taxa de esgoto (80% do valor da conta de água) que é paga mensalmente por enorme quantidade de condomínios. Arrecadou muitos milhões de reais mas o canal da Praia da Costa (valão) continua fétido, poluído de esgotos. Ou seja, estamos pagando uma fortuna para a CESAN e não temos a contrapartida. Como pode uma estatal estar impunemente desrespeitando o Código do Consumidor? Para onde estão indo os milhões arrecadados?

ÁGUAS LIMPAS: ENGODO II

No jornal da TV Gazeta de 6ª feira, 02/10, a presidente da Cesan foi entrevistada sobre a ligação do esgotamento dos quiosques da Curva da Jurema, em Vitória, na rede de esgoto da Cesan. Que ótimo, uma boa quantidade de esgotos deixou de ser jogada ao mar. Todavia, o esgoto do Canal da Costa, em volume muitíssimo maior é jogado ao mar, que por sorte nossa, a maré leva para Vitória.

ÁREAS DE LAZER

Uma melhor qualidade de vida, obrigatoriamente passa por um bom sistema de transporte público de uma boa qualidade de saúde pública e um bom sistema educacional. Segurança pública é outro item muito importante. Mas passa também pela existência de áreas de lazer, algo que não existe em Vila Velha. As praias são a única opção, mesmo assim com estrutura muito abaixo do que deveria ter.

ÁREAS DE LAZER II

Existem os quiosques Asas Delta, que indevidamente foram transformados em bares ocupando inclusive uma boa faixa de areia com inúmeras mesas e cadeiras (ocupação irregular). Existe uma grande quantidade de barracas ao longo do calçadão, com higiene de qualidade contestável - não há fiscalização sanitária – e de visual péssimo, que prejudica inclusive a circulação de pessoas em determinados horários. Alguns gostam da presença das barracas, mas a maioria dos moradores gostaria que existisse um projeto de melhor qualidade.

FAIXAS DE PEDESTRE

Entra ano, sai ano e as faixas de pedestre da cidade continuam apagadas e algumas delas em localizações indevidas. Até quando?

MÓDULO INTEGRADO DE SEGURANÇA

Após os graves incidentes nas praias do Rio de Janeiro, os denominados arrastões, que lamentavelmente os jornais televisivos ajudam a divulgar, somados a atual crise financeira, solicitamos a PMVV que estude a instalação de um módulo integrado de segurança próximo à Curva da Sereia.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE II

A AMPC tem apenas dois funcionários e seus diretores nada recebem, são todos voluntários. Venha nos conhecer. Toda ajuda, ainda que pequena será sempre muito bem recebida.

Escava o poço antes de teres sede. Pensamento chinês

Imprimir

Entretantas - Jul/13

“Só tem direito de criticar aquele que se dispõe a ajudar.” [Abraham Lincoln]


MURO FECHA RUA

Edifício construído e concluído recentemente na Rua Diógenes Malacarne construiu muro fechando a rua (entre R.Rio Branco e Mª Penha Queirós) constante do loteamento e que a AMPC e a comunidade há algum tempo vem solicitando à PMVV a sua abertura para o trânsito. Em 2009 um cidadão tentou fechar com muros o mesmo trecho da rua, tendo a PMVV a nosso pedido embargado a obra com a demolição do muro. A construtora não deve ter tido autorização da PMVV. A pedido de moradores da região foi solicitado que a PMVV determine a demolição do muro.

 

DIÁLOGO IMPRODUTIVO

Após dialogarmos com o Secretário de Serviços Urbanos por duas vezes, esperávamos uma resposta a uma série de deficiências ou irregularidades no bairro. Lamentavelmente após cinco meses da nova administração ainda não obtivemos nenhum resultado em relação a diversos itens: LIXEIRAS: há deficiência de lixeiras, na areia da praia, no calçadão e nas ruas internas; CHUVEIROS: a maioria está quebrado; GUARDA CORPO: de cano na Curva da Sereia está bastante enferrujado e parte quebrado; GUARDA CORPO: de madeira ao lado do Clube Libanês precisa de reparos urgente; LAVAGEM DAS LIXEIRAS: Os containeres verdes da Orla precisam ser lavados periodicamente por causa do mau cheiro; AMBULANTES: deveriam usar uniforme e crachá de identificação que facilitaria a fiscalização e a população para identificá-los; VENDA DE PRODUTOS DIVERSOS Em diversos pontos do bairro existem “ambulantes” vendendo frutas, legumes e outros em tabuleiros e engradados sobre a calçada e em veículos estacionados (alguns permanentemente). A legislação municipal proíbe essa prática e, portanto devem ser retirados.

 

ALUGUEL DE BARRACAS E CADEIRAS NA AREIA

Em quase toda a orla, desde alguns poucos anos, algumas pessoas adotaram a prática de alugar cadeiras e barracas de praia. Para que as dezenas de cadeiras sejam espalhadas pela praia, veículos estacionam no lado direito da pista de rolamento atrapalhando o trânsito. Trata-se de comércio ilegal e, portanto, não deve ser permitido. Além dos alugueis, são montados na areia enormes estruturas para venda de bebidas. A cada ano aumenta o número de pessoas que montam esse esquema.

 

CHOQUE DE AUTORIDADE

A população está cansada de assistir o desrespeito as leis em nossa cidade e estávamos contando com um choque de autoridade por parte da nova administração, principalmente porque o prefeito que elegemos é um servidor da polícia federal e habituado a fazer cumprir os dispositivos legais. Em relação ao dia a dia da cidade isso ainda não aconteceu. Estamos ansiosos senhor prefeito.

 

RUA DE LAZER EM ITAPARICA

Recebemos vários depoimentos elogiando a “Rua de Lazer” na Praia de Itaparica aos domingos. Parabéns a PMVV pela iniciativa.

 

Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quizer por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” [Abraham Lincoln]

Imprimir

Entretantas - Abr/13

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” [Paulo Freire]

PARQUE MUNICIPAL MARISTAS

O projeto do Parque está pronto, entretanto o desmembramento da área que dará origem a um Decreto Municipal infelizmente não evoluiu. A administração municipal passada enrolou e nada fez. Um absurdo!

 

CHOQUE DE AUTORIDADE E LEGALIDADE

Um passo importante está sendo dado pela nova administração. É a lei que permitirá o andamento dos processos parados por falta de legislação (PDM). Finalmente uma administração que está dialogando com o Ministério Público e as Comunidades. Parabéns!

 

CHOQUE DE AUTORIDADE E LEGALIDADE

Todavia em outras áreas não estamos presenciando uma atuação pelo menos razoável, em especial, na área pertinente a Secretaria de Serviços Urbanos onde o descumprimento das leis municipais é a tônica. Estamos completando cem dias e já passou da hora das coisas acontecerem. Os espaços públicos continuam a ser usados para fins comerciais. Até quando senhor Secretário?

 

MORADORES DE RUA

Existem, segundo a Polícia Militar, 120 moradores de rua na região I, onde está situado nosso bairro. Inclusive um cadeirante (que algumas vezes se apresenta sem roupas) e é morador de Vitória. Como a PMV não permite que ele atue por lá, ele vem para Vila Velha. Alguns desses moradores praticam roubos e assaltos. Os comerciantes e moradores da região estão desesperados. Solicitamos uma atuação mais eficiente da Ação Social e aguardamos que o Secretário da pasta convoque com urgência uma reunião sobre ao assunto com a AMPC e os comerciantes da região.

 

TAPUME IRREGULAR – E O PEDESTRE ...

Tapume novo na Rua Henrique Moscoso esquina com João Pessoa de Matos. A lei determina que o tapume ocupe até 50% da calçada. No local há duas árvores e um poste que ocupam os demais 50% restando apenas a alternativa do asfalto para que os pedestres e cadeirantes transitem. ABSURDO ! Onde anda a fiscalização?

 

OBRAS IRREGULARES

Há obras em andamento no bairro com três pavimentos, mas a legislação permite apenas dois. Um exemplo está na Rua Castelo Branco, onde publicamos matéria em novembro (JUCA LEGAL), e na Henrique Moscoso. Há também outra construção já habitada na XV de Novembro, onde funciona o Cartório Eleitoral. Voltamos a perguntar: por onde anda a fiscalização?

 

Perguntaram a Mahatma Ghandi quais são fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu: “A política, sem princípios; o Prazer sem compromisso; a Riqueza sem trabalho; a Sabedoria sem caráter; os Negócios, sem moral; a Ciência sem humanidade; a Oração sem caridade.”

Imprimir

Entretantas - Mar/13

“O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os olham e não fazem nada.” [Albert Einstein]


IRREGULARIDADES

Muita coisa errada deixada por administrações anteriores, nas ruas do bairro que esperamos sejam solucionadas. A desobediência as leis (federal, estadual e municipal) com a tolerância/inoperância das administrações anteriores é um grande problema que a Comunidade aspira por uma solução. As áreas públicas não podem e não devem ser objeto de exploração comercial desordenada.

 

SINALIZAÇÃO DE RUAS A PMVV

começou a colocação de nova sinalização com o nome das ruas. Parabéns!

 

DIÁLOGO COM A PMVV

Assim como procedemos em relação as administrações passadas, estamos sugerindo diálogo permanente com os diversos setores da PMVV para que a Comunidade possa colocar sua opinião e oferecer sugestões. A busca de soluções através de um diálogo positivo, com toda certeza redundará em melhores soluções.

 

DIÁLOGO COM A PMVV II

Já nos reunimos com o prefeito e os Secretários de Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Comunicação, Serviços Urbanos, Esporte, Obras e Prevenção e Combate a Violência. Embora os diálogos tenham sido sem compromissos efetivos, deu para sentir uma consistência positiva nos referidos diálogos. Há muitas irregularidades da administração passada já detectadas e dívida bastante elevada. Estamos bastante satisfeitos com o nível do novo secretariado que tudo indica ser bastante superior ao anterior.

 

DIÁLOGO COM A PMVV III

Também o Secretário de Transporte e Trânsito (diálogo telefônico) se mostrou bastante receptivo no sentido de ouvir a Comunidade e declarou que não fará modificações em nosso bairro sem conversar conosco. Portanto, aqueles que desejarem fazer sugestões ou reclamações podem fazê-lo na AMPC que o assunto chegará ao secretário. Em relação as faixas colocadas em locais inadequados e com pintura já quase invisível iremos conversar nos próximos dias.

 

DIÁLOGO PREFEITO/CÂMARA

Na reunião do planejamento estratégico o Prefeito Rodney e o Vereador Zenilton declararam que está havendo um boa sintonia entre o executivo e o legislativo. ABSURDO Pasmem os senhores com essa informação obtida em reunião do Planejamento Estratégico do município ocorrida no dia 27/fevereiro. O município tem um custo de R$ 4.500,00/ano por aluno das escolas públicas, enquanto o Estado gasta R$ 24.000,00/ ano por detento. Um absurdo. COBRANÇA ILEGAL TV A CABO A justiça condenou as empresas a devolver em dobro os valores cobrados por cobrança de pontos extras de TV a cabo. Já não era sem tempo, mas ainda há recurso.

 

INOPERANTE CORREIOS

Carta de um morador da Praia da Costa, residente há mais de quarenta anos, dinamarquês de nascimento, relata a ineficácia de um órgão federal (Correios). Em 19/7/2012 enviou carta registrada nº 12906577 à um seu amigo na Dinamarca, com documentos e dkr 500,00 em moeda para fazer face a despesas com uma encomenda feita. Até hoje o destinatário não recebeu a carta. Ou seja, os documentos enviados e o dinheiro sumiram sob a guarda dos Correios. Em 12/9/2012 os Correios responderam dizendo “gentileza aguardar contato através do mesmo” oferecendo ainda contato telefônico através do nº 0800 7250100, assinado por Central de Atendimento aos Clientes dos Correios. Segundo o morador várias reclamações foram enviadas, ao serviço na internet “Fale com os Correios”, sendo a ultima para o setor de auditoria, mas até hoje sem resposta. Ou seja a instituição está inoperante. Uma vergonha!

 

“Nos momentos de perigo é fundamental manter a paz de espírito embora o ideal fosse conseguir a ausência do corpo.” [Millôr Fernandes]