Imprimir

Entretantas - Dezembro/10

A beleza pode abrir portas, mas somente a virtude  entra. [Provérbio inglês]

EVENTOS  INDEVIDOS  NA  ORLA

Há muitos anos se discute a inconveniência da realização de grandes eventos na Orla.  Um expressivo grupo aplaude a sua realização, mas em função dos problemas que causam pela falta de espaço para circulação e estacionamento de veículos de passeio e ônibus fretados causam um caos no bairro. 

EVENTOS INDEVIDOS NA ORLA II

Grandes eventos como o de Lulu Santos, Jesus Vida Verão e outros já proibidos (Bloco Esculhambação) necessitam de um espaço apropriado onde exista uma grande área de estacionamento de veículos e que a circulação de veículos não impeça o direito de ir e vir dos moradores e turistas e que o simples fato de um socorro à alguém que necessite atendimento de urgência possa acontecer.

EVENTOS INDEVIDOS NA ORLA III

Há vários anos o Ministério Público e a AMPC entraram com uma ação para proibir esses grandes eventos. 

O Corpo de Bombeiros já declarou que  não deveriam ser realizados na Orla, tal como são realizados, pois não há como estabelecer um controle eficaz. Lamentavelmente o processo encontra-se aguardando decisão da justiça.  

No último verão o evento “Jesus ...” foi diminuído para duas semanas e realizado em local menos inconveniente, com promessa do executivo de que seria o penúltimo ou o ultimo ano de sua realização na Orla.

EVENTOS INDEVIDOS NA ORLA IV

Como os organizadores do “Jesus ...” falam em publicação própria divulgada que “essa edição será a mais impactante de 20 anos”, contendo inclusive uma atração internacional, preocupa-nos a todos.  Com a palavra o Ministério Público e o Executivo Municipal.

DIREITO  DE  IR  E  VIR

No domingo, 12/11, enquanto “Forum  Ambiental Popular Permanente” fizemos passeata de esclarecimento e protesto para informar a população sobre o despejo de lama tóxica - autorizada pelo IEMA - em nossa Orla e contra as redes de alta tensão no bairro gaivotas. 

Acompanhados de veículo com som e distribuindo folhetos de esclarecimentos caminhamos desde o bairro Gaivotas pretendendo chegar na Curva da Sereia.  Correu tudo tranqüilo sem que o trânsito fosse atrapalhado até que viaturas do trânsito da PMVV bloquearam a Av.Gil Veloso na altura da Rua Henrique Moscoso nos impedindo de prosseguir.  Em poucos minutos formou-se um grande congestionamento. 

DIREITO DE IR E VIR II

Não havia qualquer razão que justificasse a medida e logo descobrimos a razão do bloqueio. O prefeito municipal estava presente ao final do evento nacional de vôlei de praia.   A passeata  dava esclarecimentos e criticava a VALE, o IEMA e a ESCELSA.   O bloqueio do trânsito causou uma enorme indignação com a interrupção da via impossibilitando ao grupo de continuar a fazer o esclarecimento à população presente ao calçadão.  Passamos a caminhar pela avenida, bloqueada pela prefeitura e  a partir daí  a criticar também o prefeito.

DIRETO DE IR E VIR III

O prefeito ao sair do evento foi em direção ao grupo gerando um bate-boca desnecessário e pouco proveitoso com ânimos exaltados. 

O prefeito passou então a dizer que eram as viúvas dos Max Mauros - responsáveis por alguns anos de atraso do município - que estavam ali para criticá-lo.  Perdeu o prefeito uma boa oportunidade de ficar de boca fechada para não falar asneiras.  Provavelmente não havia naquele grupo qualquer cidadão que pudesse ser denominado daquela forma. 

É bom que se diga que o atual prefeito ajudou a eleger Max Filho duas vezes prefeito  e continuou a ser seu parceiro político por um largo tempo.

Maus  crescem  na  omissão  dos  bons. [Papa Leão XIII]

CESSÃO  DE  ESPAÇO  À  PMVV

O prefeito Neucimar tem dito que a AMPC só sabe fazer críticas, o que não é verdade.  Nosso trabalho é desvinculado de partidos políticos, inclusive por exigência estatutária. 

Não abrimos mão do direito de reivindicar serviços, denunciar erros, criticar decisões e a falta de diálogo assim como elogiar a administração municipal quando merecedora. 

 Há alguns anos a AMPC vem cedendo parte de seu espaço (sede) à PMVV como ponto de apoio ao combate à dengue no bairro.  Desde que a atual administração tomou posse a cessão vem sendo mantida demonstrando assim nossa isenção. 

Seremos sempre parceiros da administração municipal, mas não abrimos mão de nossos direitos.

DICOTOMIA  NA  PMVV

As secretarias municipais de desenvolvimento econômico e a de trânsito têm posicionamentos diametralmente opostos. 

Enquanto a primeira convida e estimula a abertura de novos comércios na Praia da Costa, a de trânsito proíbe o estacionamento de veículos, o que na prática inviabiliza a presença de público nos diversos comércios da Hugo Musso. 

Um absurdo!. 

Rico, não é o que mais tem, mas sim o que menos precisa.       

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar