Imprimir

Ações da Secretaria de Serviços Urbanos da PMVV irão melhorar o trânsito em Vila Velha

Algumas medidas já podem ser notadas pelos cidadãos

Uma das principais prioridades da Secretaria de Serviços Urbanos, através da Coordenação de Fiscalização de Trânsito, é a melhoria de fluxo nos sentidos de Vila Velha já que o município possui cerca de 150 mil veículos, número que, provavelmente, logo será ultrapassado. A Praia da Costa encontra-se como um dos pontos de transtorno, devido ao grande fluxo nas Avenidas Champagnat e Hugo Musso.  O objetivo é garantir maior fluidez nas ruas da Praia da Costa através dessas avenidas e também da Rua Ceará, que são acesso à Terceira Ponte.

Nos horários de pico, de forma emergencial, são colocados agentes de trânsito para melhorar o escoamento dos veículos. É necessário o uso desses agentes porque a sinalização semafórica existente não é adequada e muitas vezes ultrapassada, outra preocupação da Secretaria de Serviços Urbanos. Para solucionar esse problema será implantado o Projeto Onda Verde. Em alguns semáforos da cidade já foram instalados controladores que são capazes de promover o sincronismo entre os sinais de trânsito. De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro, no momento está sendo feito um estudo estatístico para levantar os principais locais onde serão colocados sinais sincronizados, evitando acidentes nas principais avenidas e melhorando a circulação dos veículos.

Os controladores já foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, falta apenas aguardar a finalização do projeto com a indicação dos pontos urgentes. Todo o estudo está sendo feito de forma técnica, com acompanhamento do departamento de engenharia de trânsito, no momento lotado na Secretaria de Obras, conforme informou o coordenador de trânsito Samuel Vicente Barcelos Nunes. “O projeto já está em fase de conclusão. Logo, virá a execução. Acredito que a partir de outubro já esteja funcionando totalmente, principalmente porque está  chegando o verão, quando teremos um aumento significativo de veículos”, afirmou o coordenador. Para o morador da Praia da Costa, Bruno Borba, a falta de sincronismo nos semáforos é um problema sério. “Eu chego do trabalho cansado, enfrento engarrafamento na Terceira Ponte, quando pego a Hugo Musso e fico parado em um sinal, fico em todos. Isso me irrita profundamente. Além do congestionamento, fico parado nos sinas, e isso acontece até quando não está engarrafado. Fico feliz em saber que esse problema será solucionado”, desabafou o morador.

Outras medidas estão sendo tomadas para a melhoria do trânsito em Vila Velha. Em Itaparica foi construída uma rotatória para organizar o fluxo da região e também diminuir a velocidade.

Foram colocadas cerca de 130 placas indicativas em toda orla, com velocidade permitida de 40 km e com informações necessárias para a melhoria do fluxo. Após o período de adaptação, que é necessário para os condutores, virá a fiscalização eletrônica. Serão realizadas campanhas educativas para a conscientização da importância do respeito aos limites e de informação para os métodos de multas.

A sinalização horizontal, as que são pintadas no chão, em grande maioria faixas de pedestres, também receberam atenção, estão sendo revitalizadas. Segundo o coordenador de Trânsito, Samuel Nunes, o trabalho visa recuperar os cruzamentos mais importantes da cidade.

Em outubro será realizada a Semana Nacional de Trânsito entre os dias 18 e 25 em quase todo Brasil. Essa ação é instituída pelo órgão maior de trânsito, o Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN. Porém, em Vila Velha será realizada em outubro, entre os dias 7 e 13 devido a campanha eleitoral. A Coordenação de Fiscalização de Trânsito acredita que a campanha pode perder força, já que é realizada nas vias e essas estão tomadas por bandeiras das campanhas eleitorais. Então, para obter um melhor resultado, a campanha foi transferida para outubro. Na próxima edição traremos mais informações sobre a Semana Nacional de Trânsito.

Onda Verde

Algumas vias que serão beneficiadas com o Projeto Onda Verde:

Av.: Champagnat
R.: Henrique Moscoso
R.: Ceará
R.: Hugo Musso
Av.: Luciano das Neves
R.: Antônio Ataíde
R.: 15 de Novembro
R.: Castelo Branco

Comentários   

 
0 #1 Antonio Luiz Merlo 16-03-2013 00:25
Gostaria que voces também viessem a moralisar o transito na grande Cobilandia,o semafaro em frente ao ramos ning~´em obdescem.deste trecho até o valão depois da praça e fila dupla e outras coisa que só aqui acontece.um bar ao lado da padaria Sta Rita o som atrapalha todos e ainda fazem fila dupla.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar