Imprimir

Bandidos da orla e Vila Velha na telinha da polícia

Projeto da Secretaria de Estado da Segurança Publica e Defesa Social vigia orla do Município em tempo integral

Fotos: Difato

ciodes1_fmt

Coordenador do Projeto de
videomonitoramento Felipe Vilela

A Praia da Costa é o primeiro bairro do Estado a abrigar uma câmera do Projeto de vídeomonitoramento de via pública. A máquina está instalada na orla da praia, na altura do Hotel Bristol, e monitora aproximadamente da Curva da Sereia até meados de Itapoã, pouco antes da colônia de pescadores.

O local foi escolhido através da análise do mapa de riscos. Após essa apreciação ficou constatado que a Praia da Costa, principalmente a orla, necessita de mais segurança. Outro ponto para a escolha do local foi a facilidade de instalação e do alcance da visibilidade, já que, a câmera tem uma visão em alta qualidade  de aproximadamente 5k, sendo que ela gira em 360º. Essa primeira máquina ainda está em fase de testes.

O controle das imagens é feito em tempo real e é realizado no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES) localizado na Secretaria de Estado da Segurança Publica e Defesa Social (Sesp).  O coordenador do projeto e consultor da Sesp, Felipe Vilela, explicou que todos os policiais envolvidos no projeto são qualificados e treinados para monitorar somente ações ilícitas. “Todos os profissionais são treinados para buscar somente delitos. Todas as imagens são gravadas e passam por uma auditoria”, explica Felipe. Sendo assim, a população pode ficar tranqüila quanto ao sentimento de invasão de privacidade. Esse projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado, visa somente reduzir os índices de criminalidade.

As imagens têm como função ser mais um recurso de apoio ao combate à criminalidade. A aproximação da imagem permite que o operador visualize com detalhes a ação criminosa e as características do infrator. Assim ele pode fazer com que os policiais atuem no local e indivíduo certo, agilizando e garantindo o sucesso da operação. Para o Soldado, do 4º BPM, os moradores terão mais segurança. “Quem freqüenta a orla pode ficar tranqüilo até à noite. O monitoramento é feito 24h”, informa o soldado mostrando como é feito a vigilância da área.

Inicialmente o projeto só é realizado na orla de Vila Velha, mas, 32 câmeras já estão em processo de compra e devem ser instaladas até o primeiro trimestre de 2007. A sesp irá buscar parceria com os municípios para a realização do projeto. Além da parceria pública, também será possível a efetivação de parcerias privadas. Sendo assim, é possível que o número de câmeras aumente para 64 em uma fase inicial.

ciodes2_fmt

Instalações do CIODES

A escolha dos locais de instalação dos equipamentos vai funcionar sempre em função do mapa de criminalidade, explicou o coordenador Felipe, alertando que o crime migra. “Quando uma ação é feita em um local o crime migra para outro, sempre estaremos em busca dos pontos de criminalidade para monitoramos, não deixando de lado os outros pontos”, disse Felipe, acrescentando que esse projeto tem o objetivo de inibir a ação dos criminosos. Dessa forma, em algum tempo teremos nosso território bem vigiado.

Os moradores da região ficaram contentes com a medida do Estado.  E aprovam a instalação de mais câmeras pela cidade. Para Camila Aymar  a iniciativa vai melhorar consideravelmente a qualidade de vida no bairro. “É bom saber que estão tomando providências contra a violência. Tem que ser assim, de forma preventiva. Tem que agir antes de perder o controle como aconteceu com outros estados. Dessa forma podemos viver melhor e mais tranqüilos” diz a moradora.  O coordenador do projeto, que também é morador da Praia da Costa, também tem essa visão. “Como morador acho muito boa qualquer ação do Governo para aumentar a sensação de segurança”, conclui Felipe Vilela.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar