Imprimir

Ciodes apresenta plano de segurança para a AMPC

No dia 10 de outubro, no Clube Libanês com a presença das seguintes autoridades: subsecretário de segurança publica coronel PM José Carlos Alves Carneiro, tenente-coronel Marcos Antonio de Souza do Nascimento comandante do 4º BPM de VV, Capitão PM Emerson Henrique de Jesus Marques comandante 1ª CIA/4º BPM, tenente PM Isaac Rubim Garcia mais o diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), Major Nylton Rodrigues Ribeiro o qual apresentou à Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC) e a comunidade o PROJETO “RUA SEGURA”. Projeto elaborado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública, visa aumentar a vigilância através da união de policiais militares e condomínios residenciais por meio de uma comunicação via rádio de freqüência restrita.

Na ocasião estiveram presentes cerca de 80 (oitenta) pessoas, entre síndicos, moradores, administradores de condomínios e empresários. Todos saíram do encontro elogiando a iniciativa da Secretaria de Segurança e a ação da Associação dos Moradores da Praia da Costa.

O projeto prevê o treinamento de vigias e porteiros dos edifícios através de palestras que serão ministradas pelo Ciodes. Os profissionais terão aulas de relações humanas, polícia comunitária, segurança condominial, radiocomunicação, primeiros socorros e combate a incêndio.

“O porteiro pode, através do sistema e diante de uma suspeita, comunicar ao Ciodes. Depois do treinamento, os porteiros dos edifícios serão os olhos da polícia militar e da comunidade, atuarão em conjunto com nosso efetivo no combate ao crime”.

A médica ortopedista, Maria Evangelista Lopes da Silva, 37 anos, acredita que a idéia de envolver os profissionais que trabalham nos condomínios é inovadora. “Espero, inclusive, que essa iniciativa de envolver os porteiros em treinamentos se estenda para outros bairros. Assim eles serão também ainda mais essenciais para a segurança dos moradores da cidade”.

Entre os objetivos principais, destacam-se a cooperação dos edifícios da Praia da Costa contra o crime, uma nova alternativa para o registro de ocorrências policias além do 190 e uma resposta mais rápida do efetivo militar para melhor atender a população.

Para que os moradores possam entender melhor o projeto, ele explica que será instalado, nos condomínios interessados e assim credenciados, um equipamento de rádio comunicação com o Ciodes na portaria dos edifícios. Os porteiros e vigias funcionarão como agentes interativos entre a comunidade e a PM.

“Para o funcionamento do projeto, serão disponibilizados quatro motocicletas e oito policiais. Somando ao efetivo já existente eles estarão trabalhando através de moto-patrulhamento todos os dias.”

Atualmente o “Rua Segura” está em fase de implantação apenas no bairro Praia do Canto, em Vitória. O próximo bairro a ser favorecido com o“ Rua Segura” será a Praia da Costa, em Vila Velha. De acordo com ele, algumas características nesses bairros foram determinantes para essas escolhas.

“O projeto precisa ser implantado em locais que possuam um grande número de edifícios com porteiros. Sendo assim, tanto a Praia do Canto quanto a Praia da Costa funcionarão como laboratórios desse projeto para que futuramente ele possa ser estendido a outros bairros”.

Por ser uma comunicação via rádio em freqüência restrita, apenas os condomínios credenciados terão acesso ao benefício.

ruaSegura_fmt

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar