Imprimir

Coleta Seletiva do lixo doméstico: faça no seu condomínio

coletaSeletivaA coleta seletiva do lixo tem sido uma das práticas modernas  mais eficientes  na contribuição para o melhoramento das condições ambientais das cidades e evitando os temíveis desastres ambientais no nosso planeta.

Quando separamos o lixo doméstico seco e úmido estamos realizando uma importante ação para que o nosso bairro e a nossa cidade fiquem mais limpos e ecologicamente corretos.

Depois de recolhidos separadamente, os resíduos sólidos como papéis, papelão, plásticos, papel alumínio, latas, vidros e metais, deixam de ser depositados  nos aterros sanitários, indo para um galpão adequado, onde são separados, compactados e vendidos para as indústrias de reciclagem,  transformando-se  em matéria prima  com valor comercial considerável.

Observamos diariamente em Vila Velha pessoas recolhendo materiais descartados, colocando em carroças para revender para indústrias de reciclagem. Muitas dessas pessoas vivem à margem da sociedade, dormindo na praia, calçadas e marquises. Alguns são doentes, possuem vícios contribuindo no aumento dos problemas sociais.  Estes catadores de material reciclável, na verdade, executam um papel importante ao tirar tais materiais das ruas, evitando que os caminhões os recolham e depositem nos enormes e poluidores aterros sanitários.

A Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC) participa do grupo de implantação do Projeto Piloto de Coleta Seletiva na Praia da Costa, que vem ajudando organizar os catadores e, junto com outras entidades como Fundação Banco do Brasil, Cáritas, Rotary Clube, Movive, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Ação Social,  está colocando em prática a operacionalização da  Coleta Seletiva de Lixo  em vários condomínios.

Exemplo de condomínio legal

Um bom exemplo ocorre no Condomínio Jackeline Jantorno, onde a síndica Erotildes Coutinho, a socióloga Janete Campos e os zeladores Gerci e Marcos, por iniciativa própria, sistematizaram há pouco mais de um ano a coleta seletiva, tornando-se  referência para os demais condomínios do município por meio da separação do lixo seco e úmido e posterior recolhimento semanal pela Associação de Catadores de Vila Velha. 

Houve uma adesão imediata por todos moradores do condomínio e os resultados surgiram rapidamente: ambiente mais limpo, menor volume de lixo úmido, economia com material de limpeza, além de uma maior dedicação e motivação dos funcionários  por estarem conscientes que estão contribuindo para a melhoria do meio ambiente e para a vida dos catadores e suas famílias.

O trabalho da equipe evoluiu para o recolhimento do óleo de cozinha  usado e que não tem mais serventia. Uma empresa  troca o óleo velho por material de limpeza, tendo sido já recolhidos, neste período, mais de 150 litros. Também são recolhidas separadamente pilhas e baterias usadas.

Esta experiência tem sido tão bem sucedida que o edifício passou a ser visitado por síndicos e estudantes interessados em conhecer de perto o projeto, obtendo informações sobre a implantação e funcionamento.

Projeto de aproveitamento do coco verde

Outro projeto ambiental em  fase de estudos pela AMPC  é o do Aproveitamento das Cascas e Polpa de Coco Verde dos Quiosques da orla de Vila Velha. O coco verde depois de retirada a água é descartado, cria um grande volume de lixo no calçadão e nas praias. O descarte ocupa muito espaço das lixeiras da orla e, ao serem levados para o aterro sanitário, os cocos enchem de água e assim podem servir para proliferação de mosquitos da dengue e também demoram muito para se decompor.

Este projeto  além de ecologicamente correto é economicamente sustentável, pois visa aproveitar a polpa e a casca que serão encaminhadas a uma fábrica de reciclagem de casca do coco verde já funcionando na Rodovia do Contorno. A fábrica, com maquinário específico, transformará a casca em fibras, com inúmeras utilidades e de alto valor comercial.

O que diz a lei

A Lei 12.305 de 02/10/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece que os estados e municípios devem criar planos de resíduos sólidos para terem acesso aos recursos do Governo Federal.

A AMPC,  junto com o Conselho Comunitário de Vila Velha, pretende apoiar autoridades dos setores competentes a fim de colaborar para que projetos em prol do meio ambiente sejam elaborados e colocados em prática o mais breve possível em Vila Velha, a exemplo de outras cidades como Vitória, Santa Teresa, Pinheiros e Montanha.

Vale lembrar que nos objetivos do Projeto de Coleta Seletiva do Lixo se contempla a inserção social dos catadores de resíduos, que com um programa social e educativo, passariam a trabalhar em galpões com instalações apropriadas, uniformizados, com instrumentos de segurança em ambiente sadio, onde serão capacitados, remunerados e eventualmente estariam saindo das ruas.

Aos interessados, mais esclarecimentos podem ser fornecidos na sede da AMPC e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha.

 

Comentários   

 
0 #2 Vinicius 31-05-2016 23:20
Boa noite pessoal.
Parabéns em abordar esse assunto de extrema importância. Assim como a Heliane Valle que fez o comentário acima, também gostaria que houvesse coleta seletiva em meu condomínio e mesmo conversando com a síndica a respeito, esta demonstrou pouco interesse em aderir, o que é uma pena, mas não vamos desistir.
No texto foi mencionado o Condomínio Jackeline Jantorno como exemplo que deu certo e gostaria de saber se o jornal poderia verificar junto ao pessoal deste condomínio, se eles poderiam divulgar aqui um e-mail de contato para troca de experiências.
Desde já agradeço.
Citar
 
 
+1 #1 Heliane Valle 11-01-2016 10:15
Bom dia!
Meu nome é Heliane ,estou querendo informações sobre a coleta de lixo seletivo ,por morar em Vila Velha e moro num condomio que apresenta dois prédios e gostaria muito de que o prédio que moro fizesse essa coleta ,pois faço em minha casa mas infelizmente não é valido por fazer sozinha ,sendo assim ,gostaria de com ajuda de vcs ,mobilizar o sindico e os moradores dos prédios a passar à fazer a coleta seletiva..Obrig ada.Espero resposta.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar