Governo lança edital para construção da Alça da Terceira Ponte
O governador Paulo Hartung assinou, no dia 11 de maio a autorização para o lançamento do edital de contratação da empresa que realizará a construção da alça da Terceira Ponte, chamada de transposição sobre a Avenida Carioca e o Canal da Costa, em Vila Velha.
A estimativa do Governo é gerar cerca de 250 empregos diretos com o investimento. Após a conclusão das obras, estima-se que em torno de 600 veículos/hora pico deixarão de trafegar pela Avenida Carioca e também nas Avenidas Champagnat e Hugo Musso, humanizando o trânsito. Na prática, a alça poderá resultar em 1,5 quilômetro a menos de congestionamento, o que corresponde a aproximadamente 60% do total de veículos que circulam na Avenida Carioca e nas Avenidas Champagnat e Hugo Musso no horário de pico.
Durante a solenidade, que aconteceu no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, o documento também foi assinado pelo vice-governador Ricardo Ferraço e pelo secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato.
Estiveram no evento os prefeitos de Vitória, João Coser, e de Vila Velha, Neucimar Fraga, além de deputados, vereadores e representantes de classe dos dois municípios, principais interessados na obra que dará maior fluidez ao trânsito.
Na ocasião, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), Eduardo Mannato, apresentou o projeto detalhado de engenharia.
As obras vão permitir que as pessoas que usam a Terceira Ponte com destino às praias da Costa e de Itapoã o façam sem obstruir o trânsito na Avenida Carioca e também nas Avenidas Champagnat e Hugo Musso.
A transposição da Avenida Carioca, na saída da Terceira Ponte, sentido Vila Velha, até a rua Bahia, obra incluída no Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, será construída em estrutura mista - concreto e aço - e terá duas faixas de tráfego com uma passarela que funcionará como passeio e ciclovia.
A transposição, mais conhecida como alça da Terceira Ponte, terá 800 metros de extensão. Desse total, 190 serão em viaduto sobre a Avenida Carioca.
O projeto define uma nova alternativa de saída da ponte Darcy Castello de Mendonça. Na descida da Terceira Ponte, sentido Vila Velha, será criada uma pista que sairá próxima à rua Inácio Higino.
Aproveitando a topografia do terreno, a via passará pelo morro do Marista, no antigo sítio Batalha. Fará a transposição sobre a Avenida Carioca e sobre o Canal da Costa, em viaduto com 190 metros de extensão, 12,3 metros de largura, 42 metros de vão livre e 5,5 metros de altura.
A partir deste ponto, a via seguirá paralela à rua Mário Almeida, adjacente ao valão, e que futuramente será denominada de Via Perimetral. Após a Avenida Carioca, seguirá até a rua Bahia, no bairro Itapoã.
O governador Paulo Hartung afirmou, durante seu pronunciamento, que o seu desejo era que a Rodosol fosse sócia da construção da alça viária. Hartung reafirmou que o Governo do Estado sempre adotou uma postura de diálogo e entendimento e que foi a empresa concessionária que optou por acionar a Justiça.
"O Governo sempre buscou o caminho do diálogo. Quem foi para a Justiça contra o Governo foi a Rodosol, pedir aumento do pedágio, sem apresentar uma solução para os problemas decorrentes dos constantes congestionamentos. A partir de então acionamos a Justiça, apresentando nossas razões, que são as razões do cidadão capixaba. Toda concessionária de serviço público precisa oferecer um serviço de qualidade à população", afirmou.
O governador ressaltou, no entanto, que o Governo ainda está aberto ao diálogo e ao entendimento. "Ainda há tempo para negociar. Até a data da escolha da empresa que ficará responsável pela obra estamos abertos à negociação. Queremos defender o interesse da população e melhorar a qualidade de vida de todos que circulam pela Terceira Ponte", pontuou.
SECOM