Imprimir

Lugar de bicicleta é na ciclovia

De cada dez bicicletas, duas trafegam na ciclovia e oito no calçadão. Infelizmente o cenário que habitualmente vemos na Praia da Costa é diferente das principais praias do Brasil, onde a cidadania consegue ser um pouquinho maior do que o descaso. Quem costuma freqüentar a praia para passear ou fazer exercícios, não agüenta mais a falta de respeito e de educação dos ciclistas que insistem em usar o calçadão como uma pista. De fato, esta prática e outras mais, podem ser taxadas como características de um povo, que na sua maioria, é totalmente alheio à cultura e a educação.

Mesmo que a maioria tenha essa consciência, não se pode aderir ao conformismo e fazer dessa realidade algo comum ao dia-a-dia. Tanto a sociedade como os governantes do município têm o dever de agir corretamente e contribuir para um trabalho educativo que começa na nossa própria atitude.

Assim como os jargões mais conhecidos: “Lugar de lixo é no lixo” e “Lugar de criança é na escola”, cria-se aqui um outro que deve ser seguido: o de que “Lugar de bicicleta é na ciclovia”. Afinal, temos o nosso calçadão para servir às crianças, adultos e idosos para que desfrutem desse lazer.

Aliás por falar em família, esta também tem um papel fundamental. Há exemplos visíveis de adultos que trafegam com seus filhos de bicicleta no calçadão, dando o péssimo exemplo desde cedo. E para completar, existe ainda a categoria de ciclistas mais ousados que gritam e assobiam para que os pedestres saiam da frente, como se estes estivessem no lugar errado!

Se a sociedade parar para pensar sobre isso já está fazendo a sua parte. Mas é fundamental uma boa vontade e colaboração da Prefeitura em promover a sinalização da orla e quem sabe até investir em fiscalização e ações educativas. Sem esquecer também do setor privado, está mais do que na hora das empresas que participam de eventos na praia como jogos de Vôlei,  Futebol e até mesmo o Jesus Vida Verão começarem a colaborar através de patrocínios e da sua efetiva participação para coibir o “tráfego” indesejado de bicicletas no calçadão.

Diretoria da AMPC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar