Imprimir

Praia da Costa será pioneira em coleta seletiva

A AMPC foi procurando pela PMVV através do gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), Sérgio Toniato, para uma parceria na realização da campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva.

Esse movimento já faz parte das ações da AMPC e a parceria com a PMVV será realizada com total dedicação para que o projeto seja concluído com sucesso. A AMPC irá disponibilizar seu espaço para a realização de palestras sobre o tema.

O projeto da Semsu visa preparar moradores do município para aprenderem a lidar com a coleta seletiva e a Praia da Costa será a pioneira nessa ação. A Praia da Costa será o primeiro bairro de Vila Velha a ter pontos para coleta de lixo reciclável. Serão instalados 30 contentores de lixo reciclável no bairro, em supermercados, postos de gasolina, no calçadão e outros estabelecimentos comerciais, informa o gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), Sérgio Toniato.

O projeto ainda está em fase de acabamento e será concluído com a ajuda da diretoria da AMPC, de professores e de pessoas ligadas ao Meio Ambiente.

Além da Praia da Costa, o projeto visa adaptar, inicialmente, dez escolas do município – duas de cada uma das cinco regiões de Vila Velha – em pontos de recebimento de lixo seco (papéis, plásticos, latas de alumínio), já a partir de fevereiro de 2007. A data coincide com o início do ano letivo escolar, uma vez que os maiores propagadores da importância da separação do lixo seco do lixo úmido serão os alunos.

Vale lembrar que a coleta seletiva é um trabalho que deve ser realizado continuamente. Será uma reeducação de hábitos realizados ao longo de uma vida. É difícil mudar hábitos antigos, mas é preciso par ao sucesso dessa operação. Esse trabalho é extenso e o resultado só deve aparecer daqui cinco anos. Portanto, o morador não pode desistir se achar que não vê resultado. É preciso ter hábitos sustentáveis. Não só realizar a coleta seletiva. Tem que lutar contra o desperdiço de água, de energia. É hora de lutar pela sobrevivência da natureza.

Na próxima edição traremos uma reportagem sobre Movimento Sustentável.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar