Imprimir

Protesto na Praia da Costa. Moradores pedem mais segurança

protesto14_fmtInsegurança leva moradores a fazerem protesto nas ruas da Praia da Costa

Na edição passada publicamos uma reportagem especial sobre o aumento da criminalidade na Praia da Costa. De lá pra cá a situação em nada melhorou, pelo contrário, os assaltos só aumentaram. O comerciante e morador da Praia da Costa, Victor Barbosa, diz que já presenciou assaltos em plena luz do dia. “Os bandidos roubam a gente no meio da manhã. Eles não tem medo da polícia, até porque falta polícia aqui no bairro. Durante o dia não se vêem muitos policiais na Praia da Costa e após a meia-noite não há policiamento. O bairro fica abandonado”, diz indignado o comerciante.

Cansados de tanta violência, Victor e outros moradores e comerciantes da Praia da Costa foram as ruas protestar. Cerca de 60 pessoas tomaram o cruzamento da Avenida Hugo Musso com a Rua Alda Siqueira Mota e depois seguiram para a Avenida Champagnat, na tarde do dia 10 de dezembro. O protesto também recebeu apoio de muitos motoristas. Os condutores que passavam pelo local faziam um buzinaço.

Com faixas que traziam perguntas como: “Cadê a polícia?” e “Prefeito, onde está a segurança que nos prometeu?”, os manifestantes tentavam chamar a atenção das autoridades. Segundo eles, a violência no bairro já está ficando insustentável. As pessoas tem se trancado em casa e as lojas também tem que ficar com a porta trancada em pleno horário comercial.

Os manifestantes afirmam que na orla por conta do videomonitoramento os roubos realmente diminuíram, mas os bandidos começaram a atacar nas ruas internas do bairro. A comerciante Cintia, diz que se sente insegura para trabalhar. Ela reclama que na Rua Alda Siqueira Mota, onde fica a loja da comerciante, é comum passarem moradores de rua. Os andarilhos acabam espantando a clientela.

A comunidade acredita que o aumento da criminalidade se deve também ao considerável surgimento de andarilhos, pedintes e mendigos pelo bairro. Além de tomarem as calçadas, essas pessoas praticam furtos em lojas e chegam a ficar nus em vias públicas.

O Secretário de Defesa Social de VV, Ledir Porto, esteve no protesto, ouviu a reclamação dos comerciantes e prometeu se empenhar para reduzir o índice de criminalidade no bairro. Ele informou que as ruas da Praia da Costa, Itaparica e Itapoã deverão receber cerca de 500 câmeras de videomonitoramento.  De acordo com o secretário de Defesa Social, haverá investimentos também no sistema para vias internas da cidade. “Estamos licitando a central para 100 câmeras de videomonitoramento e nós vamos ampliar no tempo mais breve possível. O ideal para todo o município, não sei quantificar, mas seriam mais de mil câmeras, nos pontos estratégicos da cidade. Acredito que seja possível instalar de 300 a 500 câmeras até o fim do mandato do prefeito Neucimar Fraga”, ressaltou Ledir Porto.
protesto2_fmtprotesto3_fmtprotesto4_fmt

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar