Imprimir

Rua Segura deveria ajudar na segurança do bairro, mas falta apoio

Para evitar casos de violência como esse do assalto ao restaurante, os moradores tem uma arma: o Projeto Rua Segura. Mas o problema é que falta apoio das autoridades.

O Rua Segura é uma parceria entre o 4º Batalhão da PM,  Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC), SESP - Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social. Recentemente o projeto obteve a integração da Secretaria de Defesa Social da PMVV. 

A comunidade da Praia Costa tem feito a sua parte e gostaria que a SESP cumprisse o que foi acordado completando o número do efetivo para o projeto. Não dá para cobrar dos poucos policiais o cumprimento de cargas horárias de trabalho acima dos seus limites para atendimento 24hs, inclusive nos finais de semana, período em que a vida noturna do bairro requer a presença mais efetiva dos agentes de Segurança Pública.

É no fim de semana que praticamente ficamos sem a presença do Estado.  O posto policial (SAC),  que é um ponto de referência para pedido de socorro da comunidade, fica fechado e para completar as viaturas motos e bicicletas ficam paradas por falta de policiais.

No informe do 4º BPM referente ao relatório do Projeto “Rua Segura” do mês de abril/11, foram divulgados os números da atuação dos policiais do projeto. Foram realizadas 155 visitas aos condomínios da Praia da Costa, 04 chamadas de porteiros via transceptores portáteis (HT) para averiguações de suspeitos, foram atendidas 02 ocorrências por acionamento via CIODES e foi gerado 01 boletim de ocorrência policial por iniciativa própria, inclusive o estouro de uma casa de caça níquel no bairro.

Esses números seriam mais satisfatórios se tivéssemos o apoio e cumprimento do acordo estabelecido na criação do projeto. A Praia da Costa precisa de mais segurança e cobra esse apoio das autoridades para reduzir a criminalidade no bairro.

Um bairro com 45 mil habitantes, aproximadamente 200 comércios estabelecidos,  incluindo um shopping com 233 lojas, não dá para acreditar que16 policiais sejam suficientes para garantir a segurança da comunidade. Enquanto isso, perguntamos o que fazem tantos policiais na Assembléia Legislativa?  Nos Ministérios Públicos?  Em algumas prefeituras e repartições públicas?  Essa segurança poderia ser contratada para liberar os policiais militares para proteger a sociedade civil que é quem paga a conta.

Diretoria AMPC

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar