Imprimir

“Manilhas-lixeiras” poluem visual da praia

jucaOutro dia estava passeando no calçadão da Praia da Costa e admirando a beleza da nossa orla. Mas ao apreciar a paisagem, tinha algo que me incomodava. Olhei melhor e descobri o que era. As lixeiras da praia feitas com manilha poluem o nosso visual. Sem contar que essa cor azul, já meio desbotada, não é nada agradável. A sensação que me deu foi de desleixo e abandono. Uma praia tão linda com uma lixeira tão feia!

Se bem me lembro, na edição passada desse jornal a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de  Serviços Urbanos prometeu a troca de todas as “lixeiras-manilhas”. O secretário Reginaldo Loureiro disse que a substituição das manilhas já havia começado a ser feita. Mas até agora não vi mudança nenhuma! E olha que percorri a Praia da Costa de um lado ao outro!

O secretário teria prometido também que até o fim de dezembro a Praia da Costa contaria com 100% de manilhas novas. Cadê as novas lixeiras secretário? E aí, sr. Prefeito, quando o morador da Praia da Costa vai poder contar com lixeiras mais descentes? Está certo que no calçadão novas lixeiras foram instaladas, mas em quantidade insuficiente.  Mas e nas praias, até quando vamos ter que esperar?

Imagine só, com a chegada do verão, o fluxo de banhistas aumenta muito. A Praia da Costa recebe turistas de várias partes do país e vem gente até de fora do Brasil. Com que cara nós moradores vamos poder olhar para o turista? Como explicar essa lixeira horrível em uma praia tão linda?

juca11_fmtjuca12_fmtjuca13_fmt

A Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha informa que, até o início de janeiro, todas as lixeiras na areia e no calçadão serão instaladas. Serão 30 lixeiras da Avenida Jair de Andrade até a Avenida Champagnat. Os contentores maiores serão 80 ao todo, sendo 32 no mesmo trecho e outras 46 da Champagnat até o Libanês.  Até o momento já foram trocadas 15 lixeiras do modelo novo. Entretanto, algumas lixeiras já foram destruídas e também estão sendo reformadas para serem reinstaladas no local.
Imprimir

Zigue-zague nas ruas da Praia da Costa

Sentado na Av. Hugo Musso, na Praia da Costa, vi uma cena curiosa. Um motorista fazia zigue-zague pela via. No começo até achei que ele estivesse embriagado, mas logo depois apareceu outro motorista que fez a mesma manobra. Aí cheguei mais perto e descobri que o problema estava nos vários buracos espalhados pela pista.

juca_buraco_dom_jorge__fmt
Buraco na rua Dom Jorge de Menezes
juca_buraco_hugo_musso_fmt
Buraco na esquina da rua Hugo Musso com rua Henrique Moscoso
juca_buraco_rio_branco_fmt
Buraco na rua Rio Branco
juca_foto_JucaLLegal_d_fmt
Juca Legal na esquina da rua Henrique Moscoso com rua São Paulo

E esse “empecilho no caminho” também é encontrado em muitas ruas da Praia da Costa e de toda a Vila Velha. Tem buraco na Rio Branco, na Dom Jorge de Menezes,  até na Av. Gil Veloso, que deveria ser um cartão postal já que percorre toda a nossa orla, encontrei buracos. Na Av. Henrique Moscoso me sentei ao lado de um dos buracos para alertar os motoristas.

Essa é a herança deixada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado. Mas o problema é que as chuvas acabaram ainda no dia 3 de novembro, e já se vai mais de 20 dias desde o meu flagrante e os buracos continuam.

Mas tenho que ser justo, em alguns pontos da cidade, a prefeitura tapou os buracos, só que em muitos outros locais o problema não foi resolvido. Cadê a solução Seu Prefeito?! Eu e toda a população de Vila Velha aguardamos ansiosos, a operação tapa buraco.

A secretaria de obras de VV informou que está realizando a manutenção e recuperação da malha viária atingida pelas chuvas. Para isso cerca de 30 homens vem trabalhando no cronograma que contempla os reparos das principais ruas afetadas com buracos. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado para deixar a cidade com maior facilidade de trânsito durante o período de festas e férias escolares” afirmou o assessor especial da secretaria de obras, Zeonilton Neves. Segundo a secretaria, desde o início de novembro já foram fechados cerca de 1.200 buracos.