Editorial
Trânsito na Hugo Musso
A Associação foi convidada a comparecer ao gabinete do prefeito para uma reunião. Iniciada a reunião presidida pelo Sr. Prefeito, foi comunicado aos presentes a decisão da PMVV de adotar várias medidas em relação ao trânsito no bairro, inclusive a proibição de estacionamento dos dois lados da Av. Hugo Musso no trecho compreendido entre a Castelo Branco e a Ceará.
Naquela oportunidade, um dos diretores da AMPC disse que as medidas eram importantes e necessárias para minimizar o caos do trânsito no bairro nas horas de pico, até que tenhamos obras de arte de grande porte e que essa era justamente uma reivindicação antiga da associação junto às autoridades estaduais e municipais. Entretanto, foi questionado no momento, se essas medidas foram discutidas com o comércio local e qual seria o impacto que isso poderia criar em um momento de maior movimento.
Na semana seguinte, comerciantes se dirigiram a sede da AMPC questionando o motivo pelo qual a associação queria mandar proibir o estacionamento no citado trecho, após a colocação das placas de proibição quando foram informados que era a associação quem estava mandando. A AMPC não manda, reivindica há 21 anos melhor qualidade de vida para o bairro e apesar de sua vigilância constante, desrespeitos ao meio ambientes e às ares públicas continuam sendo praticados por interesses comerciais e a falta de fiscalização dos órgãos públicos.
No dia 26 de dezembro de 2006, fomos convidados novamente a comparecer ao gabinete do prefeito. Iniciada a reunião dissemos em alto e tom a todos que ali estavam presentes o que tinha acontecido de real na reunião anterior, e que, apesar de compreender as colocações dos representantes do comércio na pessoa da deputada eleita Denadai advogando a causa do comércio e representantes do próprio que se encontravam revoltados com a AMPC, ameaçando fazer um protesto público e informando da criação da Associação Comercial da Praia da Costa. Fizemos questão de deixar consignado nessa reunião que a Av. Hugo Musso é uma via preferencial de trânsito intenso – medidas têm que ser tomadas para melhorar o trânsito.
Antes que o comércio se instalasse, sabia das suas condições e que os moradores chegaram antes. Se os comerciantes defendiam com veemência seus interesses comerciais, a AMPC defendeu, defende e defenderá todos os dias a melhor qualidade de vida do bairro. Vários moradores já estão procurando outros locais mais tranqüilos para residir. Medidas urgentes têm que ser tomadas nos âmbitos estadual e municipal para evitar que o mais importante bairro de Vila Velha se transforme em um péssimo local para se viver, apesar de possuir uma linda e limpa praia dado-nos pela natureza.
No final da reunião, foi acordado a proibição de estacionamento ao lado direito da Av. Hugo Musso entre a Castelo Branco e a Ceará em dias e horários a ser estabelecido pela PMVV. Essa é a verdade!
Milagre
Jesus Vida Verão faz “milagres” na Praia da Costa. Podem acreditar! Nos dias 5 e 6 de janeiro várias viaturas e muitos, muitos agentes de trânsito apareceram milagrosamente no bairro, coisa rara de ser ver em outros dias. A comunidade que mais paga impostos no município gostaria de ver esses agentes atuando todos os dias do ano na orla e em todo bairro para disciplinar e minimizar o caos do trânsito. Mas não temos poderes sobrenaturais e nem privilégios.
Vale Tudo
Os anos passam, os verões se sucedem e continua valendo tudo na orla do bairro. É certo que construíram os chuveiros para tirar o sal dos banhistas e servir também para os ambulantes pegar água. E a urina e as fezes dos usuários da praia para onde vão? Terrenos baldios? Pouco provável! São despejadas nas limpas águas da Praia da Costa. – BANHEIROS, queremos banheiros senhor prefeito. Banheiros para os turistas e para todos os usuários da praia. E os ambulantes? Continuam aumentando por todo calçadão sem as mínimas condições de higiene no trato com a alimentação que fazer e manipulam em céu aberto, sem água corrente e sem depósitos adequados para acondicioná-los.
Isso acontece na mais bela e importante praia de Vila Velha. Os quiosques asa deltas que se transformaram em bares, restaurantes etc – menos quiosques, são os donos do pedaço, a cada dia aumentando seus espaços, fazendo o que bem entendem. E a PMVV? Onde está a PMVV? Acorda Vila Velha!
Diretoria da Associação dos Moradores da Praia da Costa