Imprimir

Extraordinário

Segundo o dicionário, extraordinário é fora do comum, excepcional, raro, notável. Enfim, existem vários adjetivos para justificar a criação de um cargo de Secretário Extraordinário, com um salário de R$ 5,6 mil por mês, na PMVV. O importante cargo foi criado para dar maior agilidade (foi o que apuramos) aos assuntos oriundos das comunidades, associações de moradores e como canal de comunicação entre as outras secretarias, visando acelerar as sugestões e reclamações recebidas daquelas entidades. Entretanto, não entendemos a morosidade ou porque não dizer o descaso que vem ocorrendo com os ofícios mandados por esta Associação (Ampc) e que não têm recebido respostas, como exemplo, citamos o ofício Ampc 001/05, protocolado sob o n.º 2005/1/2356, em 26 de janeiro deste ano, e reiterado em 24 de junho, em ofício Ampc 036/05, protocolo 2005/6/17683, que se refere a situações diversas, como carros estacionados em cima de calçadas onde, em geral, existe algum tipo de comércio; mesas e cadeiras de bares ocupando lugar em 100% das calçadas, impedindo a circulação de pedestres; calçadas irregulares, que prejudicam os pedestres, principalmente os deficientes físicos; terrenos baldios servindo de lixão por falta de muros. São apenas alguns entre muitos casos.

A situação não é diferente quando os ofícios são encaminhados para o gabinete do prefeito Max Filho. Em 26 de abril, por exemplo, protocolamos o ofício Ampc 12/05, n.º 2005/4/11520, e no dia seguinte entregamos pessoalmente, quando da audiência com o prefeito, cópia do documento citado, que pede uma definição do mandatário municipal sobre autorizar ou não, no próximo ano, o evento do bloco esculhambação. Até o fechamento da edição deste jornal não recebemos respostas.

É importante ressaltar que as reivindicações protocoladas por esta Associação nos órgãos públicos são feitas atendendo a apelo dos moradores da Praia da Costa.

José Eduardo Martins

Imprimir

Ruas Pavimentadas

A assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da ruas Bom Pastor e de trechos das ruas Inácio Higino e Telmo Torres, feita no dia 28 de julho pelo prefeito Max Filho, é uma vitória dos moradores da Praia da Costa e da Ampc.

Os moradores dessas ruas aguardam ansiosos a execução das obras, reivindicadas há tempos por eles, pela comunidade de toda a Praia da Costa e pela direção desta Associação.

Como entidade que representa os moradores deste bairro, vamos acompanhar a execução das obras. Esperamos que o prefeito garanta a sua continuidade. Nossa reivindicação sempre esteve pautada pela necessidade dos moradores daquela região, com o real argumento que o Poder Público não pode desconsiderar o bairro que mais cresce, seja em função do comércio, como na parte residencial, de Vila Velha. Aliás, a Praia da Costa é responsável pela maior arrecadação de impostos (IPTU-ITBI e IPVA) do município. Vale lembrar, também, que as ruas Rio Branco, Diógenes Malacarne, Luiz Fernandes Reis, Acre, Marajó e Piratininga, todas localizadas no Parque das Castanheiras, foram colocadas no orçamento como prioridade para a pavimentação no ano de 2005. Esperamos que até o final deste ano também estejamos participando de outro ato de assinatura de ordem de serviço dessas ruas.

José Eduardo Martins
Presidente da AMPC

Imprimir

Qualidade de vida?

Não faz muito tempo saiu nos jornais que Vila Velha era um dos melhores municípios para se morar. Apesar da incontestável beleza natural da Praia da Costa, acho que esse estudo não contemplou o nosso bairro.

Mesmo com todo o glamour que as pessoas imaginam ter este bairro, somos obrigados a conviver com uma série de problemas e com a inoperância do poder público.

O bairro da bela praia que nos batiza é o mesmo do valão a céu aberto; das ruas Inácio Higino, Telmo Torres, América do Sul e João Pereira de Matos, sem pavimentação;do asfalto desnivelado e mal remendado, em muitos trechos; das calçadas irregulares; do tráfego de motoristas mal-educados e do trânsito sem a necessária fiscalização; dos carros, mesas e cadeiras que ocupam calçadas e nos impedem de transitar livremente.

O mais engraçado é que tudo isso acontece na Praia da Costa, o bairro mais populoso, que mais paga impostos, que tem o IPTU mais caro (a maioria paga à vista) de Vila Velha. Onde foi parar o dinheiro dos impostos? Será que nós só servimos para pagar impostos? O segundo mandato do prefeito Max Filho já chegou ao sexto mês e até agora quase nada foi feito por nossa comunidade.

Será que a Praia da Costa fica em Vila Velha, uma das melhores cidades para se morar?

José Eduardo Martins
Presidente da AMPC