Mais um hospital credenciado para captação e transplante de órgãos e tecidos no ES
Na manhã desta terça-feira (28), o Vitória Apart Hospital, em Serra, foi credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a captação e o transplante de órgãos e tecidos como rim, fígado, córneas e pâncreas. Para isso, o hospital dispõe agora de um leito de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) de retaguarda.
“O Vitória Apart Hospital é a sexta unidade credenciada no Estado para captar e realizar transplantes de órgãos pelo SUS. Os outros são Evangélicos de Vila Velha (HEVV) e Cachoeiro de Itapemirim (HECI), Hospital das Clínicas (Hucam), Meridional e Santa Rita. Ontem foi realizado o primeiro de rim e fígado conjugado no Estado. A cirurgia durou oito horas e meia. E, nas próximas semanas, vamos lançar a Política de Incentivo de Transplantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.
De acordo com a gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES), Ana Francisca Gonçalves da Cruz, a aquisição deste leito de UTI de retaguarda para transplantados pela Sesa é muito importante para toda a população, pois atenderá os capixabas usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É uma grande vitória para o Estado e para o povo capixaba, já que mais de 90% dos pacientes que aguardam por cirurgias de córnea, rim e fígado, são usuários do SUS”, destaca a gerente.
No primeiro semestre deste ano foi registrado um aumento do total de potenciais doadores (24,7%) em mais de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado (20,4%).
Foto: Thiago Guimarães