Imprimir

Dia de muita festa nas areias da Praia da Costa

Fotos: Verônica Amigo

AGUA001_fmt
AGUA005_fmt
AGUA045_fmt
AGUA039_fmt

O dia 22 de março foi muito especial para muitos alunos de escolas do entorno da Praia da Costa. Cerca de 1300 alunos e 87 professores de 4ª a 8ª série participaram da comemoração do dia Mundial das Águas, uma iniciativa da Cesan, em parceria com a Associação de Moradores da Praia da Costa (AMPC) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

O evento teve como objetivo fornecer informações à sociedade sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos. O Dia Mundial da Água visa a conscientizar a população sobre a importância do combate ao desperdício de água e a necessidade do tratamento de esgoto para a preservação do Meio Ambiente.

O evento contou com apresentação do Coral das Águas e logo em seguida o presidente da Companhia, Paulo Ruy Valim Carnelli, abriu o evento e deu boas vindas aos participantes da grande festa. Para o presidente da organização é muito importante que o pensamento de não desperdiçar água seja contínuo. “Durante todo ano, de forma contínua, levamos diversas escolas em nossa sede. Dessa forma propagamos a importância do uso racional da água e da importância do esgotamento sanitário”, informou o presitende, acrescentando que as crianças exercem um papel fundamental nesse ciclo. “Eles são o futuro. Hoje eles ensinam aos pais o que aprendem na escola e nas visitas, amanhã eles serão adultos conscientes”, conclui Paulo.

A Associação de Moradores da praia da Costa participou da solenidade de abertura através do diretor Eduardo Merhi que falou às crianças a importância delas participarem desse tipo de iniciativa. A diretoria da AMPC permaneceu todo o dia do evento no stand da associação e efetuou atendimento aos moradores.

Pela primeira vez a festa de comemoração do Dia Mundial da Água, da Grande Vitória, é realizada na praia. Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Cesan, Viviane Pavan a realização desse evento na praia foi muito importante.  “A realização do evento na praia é um fato inédito. Estamos pertinho do mar, de muita água. Precisamos sensibilizar as gerações futuras quanto à questão da água”, informou Viviane.

Participaram do evento 13 escolas: Centro Educacional Praia da Costa, Colégio Americano Batista, Colégio Marista, São José, Contec, Nacional, PHP, Pio XII, Santa Adame, Telmo Torres (municipal), Ateneu, Ceves (Centro Educacional Vem Ser) e Centro Educacional Messina.  O Lar Fabiano de Cristo apresentou capoeira.  Algumas escolas apresentaram trabalhos para conscientização do uso racional da água.

Imprimir

Formada Comissão para acompanhar obras do Canal Bigossi

No dia 8 de março a diretoria da Associação dos Moradores da Praia da Costa participou de uma reunião com o prefeito Max Filho e secretários municipais para discutir as obras do Canal Bigossi.

Na reunião, os representantes das comunidades participantes, foram informados, que, o início das obras está liberado pela PMVV desde fevereiro de 2006. A reunião teve como objetivo criar uma comissão para acompanhar as obras, já que, mesmo o projeto tenha sido aprovado de forma total, o Governo do Estado, só contratou metade das obras e garantir que ela seja realizada totalmente. “Há preocupação, mas estamos dando um voto de confiança ao governo do Estado para que, depois de iniciadas as obras, elas sejam feitas por inteiro”, disse o prefeito.(Trecho extraído do site da PMVV).

Membros da Comissão

Célia Regina de Souza – Jaburuna (Presidente da Comissão)
Nilo Neves da Silva -Ilha dos Aires
Sebastião Freire Barbosa - Divino Espírito Santo
Sebastião Pires da Silva - Soteco
Roberto Rodrigues Vieira - Centro
Fernando Loureiro dos Santos - Boa Vista I

Imprimir

Ligação de água clandestina é descoberta na Praia da Costa

Alguns moradores já haviam alertado que alguns quiosques da Praia da Costa tinham fornecimento de água de forma clandestina.  É difícil de acreditar que estabelecimentos usufruam desse ato na cara de todo mundo.

De imediato a denúncia foi encaminhada a Cesan para que fosse verificada a veracidade da informação. Mas a empresa já até havia feito uma vistoria no local. De acordo com a Gerência Comercial da Cesan, em janeiro deste ano, a Cesan realizou uma revista em todos os quiosques da Praia da Costa à procura de ligações clandestinas. Os proprietários dos imóveis estão sendo notificados para que regularizem as ligações de água.

O procedimento adotado pela Cesan é o seguinte: em caso de “gatos”, assim que a Companhia toma conhecimento de uma ligação clandestina, a Cesan notifica o proprietário do imóvel dando um prazo para que instale hidrômetro e se regularize. O dono do imóvel notificado então tem que pagar os valores retroativos referentes aos meses de que usufruiu do fornecimento de água sem pagar. Caso a data exata do “gato” não seja descoberta, a Cesan cobra um valor referente ao pagamento de 12 meses.

É uma vergonha comerciante se beneficiar em cima de um bem tão precioso e causando transtorno aos demais cidadãos! Multa neles Cesan!

Imprimir

Cesan escolhe a Praia da Costa para sediar a comemoração do Dia Mundial da Água

Março chegou! Com ele vem uma data muito importante. O Dia Mundial da Água. No dia 22 de março o mundo inteiro exalta a importância da água em nossas vidas. Especialistas tentam mostrar os benefícios que ela traz e, principalmente, mostrar que o consumo tem que ser responsável. Sendo assim, Vila Velha, mas precisamente a Praia da Costa, irá abrigar um evento te extrema importância. A data comemorativa será celebrada com o tema: “Poupe água, poupe a natureza”. A responsável por essa comemoração é a Cesan, que, conta com o apoio da Associação de Moradores da Praia da Costa.

Com esse evento a Cesan visa sensibilizar a população para as temáticas relacionadas à recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos. Para esse movimento dar certo a Cesan escolheu as crianças como seu público alvo. A criança aprende brincando a importância da água e se torna um fiscalizador em casa.

O evento irá desenvolver atividades educativas, oportunizando ao público alvo a comemoração do Dia Mundial da Água, buscando um espaço de criatividade, aprendizado e consciência crítica.

Para a responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Cesan, Viviane Pavan, é importante destacar que “todo o evento é voltado para as questões ambientais com ênfase no tratamento da água e destino adequado do esgoto”, conclui Viviane.

A grande comemoração será realizada no dia 22 de março das 8h às 17h, na orla da Praia da Costa em frente ao antigo Hotel Hostess. O evento contará com a participação de escolas da região.

Atividades

Circo

Circo com animador para mensagens alusivas ao tema e a importância do saneamento ambiental em geral, promovendo a interação com os participantes. Apresentação de teatro, local de abertura do evento e recepção dos participantes.

Teatro

Apresentação de teatro interativo sobre a temática ambiental.

Distribuição de lanche

Distribuição pipoca e picolé e água para cada estudante.

Panfletagem

Abordagem às pessoas que caminham no local  e abordagem nos sinais de trânsito mais próximos.

Posto Informativo

Tenda onde os participantes interessados poderão tirar suas dúvidas e adquirir informações sobre os serviços prestados pela Cesan (água, esgoto, tarifa).

Distribuição de kits e  brindes


Entrega de kits para professores

Entrega de brindes para cada participante.

Visitas Monitoradas

Unidade Móvel Educativa

Caminhão baú, adaptado com mapas, maquetes educativas e painéis demonstrativos onde os visitantes recebem informações sobre bacias hidrográficas, captação, tratamento e distribuição da água, coleta e tratamento de esgoto, assim como o uso racional e conservação dos serviços oferecidos.

Tendas educativas

Exposições do Programa “Águas Limpas”, Mini Estação de Tratamento de Esgoto e Laboratório da Cesan;

Exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da escolas participantes (maquetes, banners, etc...).

Objetivos do Evento:

•    Realizar ações de lazer tendo como referencial o uso racional da água e destino adequado do esgoto doméstico;
•    Fornecer informações à sociedade, diretamente ou por meio dos estudantes, da importância do tratamento de esgoto como forma segura de despoluição do Meio Ambiente e dos procedimentos para  solicitar a ligação de sua casa ou prédio à rede da CESAN.

Escolas Participantes

Americano Batista
Marista
Centro Ed. Praia da Costa
Colégio Lamarck
Contec
PHP
Centro Ed. Charles Darwin
Pio XII
Colégio Nacional
Colégio São José
Santa Adame,
Escola Mun. Telmo Torres
O Ateneu.

DICAS:

•    Verifique se há torneiras, chuveiros e mangueiras vazando em sua casa;

•    Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes;

•    Sempre que possível, reutilize a água em sua casa;

•    Não deixe o chuveiro aberto se não estiver tomando banho;

•    Ao ensaboar as louças, mantenha a torneira fechada;

•    Verifique se o relógio que mede o consumo de água de sua casa está em perfeito estado

Fonte: TV CULTURA


A AMPC Agradece!

A Associação de Moradores da Praia da Costa e a CESAN agradecem ao proprietário do Posto Moby Dick / Habbi´s José Matos Mozine. José cedeu gratuitamente o estacionamento do Habbib´s para a realização desse evento tão importante para nossa comunidade. Dessa forma, podemos constatar que o empresário se preocupa com tão importante causa e faz questão de participar ativamente. Obrigado José!

Imprimir

Resort Vila Santa Luzia: Câmara veta Projeto de Lei que estabelecia a área do projeto

No dia 22 de fevereiro a Câmara dos Vereadores de Vila Velha realizou a sessão em função da construção do Resort Vila Santa Luzia.  Os vereadores de Vila Velha votaram, com 14 votos, contra a construção do complexo hoteleiro.

Em janeiro passado a PMVV enviou à Câmara uma mensagem solicitando a aprovação do Projeto de Lei que estabelece a referida área, que hoje é destinada a interesses ambientais, seja transformada em área funcional.

(Fixa os índices urbanísticos a serem observados na “Área Funcional de Interesse Ambiental”, instituída pelo decreto nº 094/06, de 29.09.06, situada na Praia da Costa, neste Município, e destinada à implantação do “Complexo Turístico Hoteleiro Vila Santa Luzia”, em conformidade com os arts. 26, 27, 28, 29, 30, 35, 39, e 40 da Lei Municipal Nº 2.621/90.) (Trecho extraído da mensagem Nº 002/07).

Mais informações, na próxima edição...