Imprimir

Faça da sua calçada um local seguro

Andar pelas calçadas da Praia da Costa, em muitas vezes, se torna uma verdadeira aventura. Calçadas desniveladas, esburacadas e em alguns lugares nem há vestígio de calçadas.

Para tentar resolver esse problema, a Secretaria de Serviços Urbanos elaborou o projeto Ande na Calçada. O projeto visa orientar e conscientizar os proprietários de imóveis da cidade de Vila Velha para a padronização das na época da sua construção ou reconstrução.

A calçada é o principal elemento de circulação de pedestres e deve estar livre de obstáculos para garantir que todos possam utilizá-la sem riscos de acidente.

Muitos proprietários de imóveis se esquecem que a calçada é de sua responsabilidade. Com o tempo a calçada fica deteriorada, portanto, é indispensável que seja realizada obra de manutenção.

É importante que todos os cidadãos tenham consciência da importância de uma calçada segura. Imagine um idoso caminhando pelas calçadas do bairro. Não é difícil dele se deparar com barreiras como buracos e calçadas desniveladas. Não raro também, que, eles sofram acidentes por conta desses problemas. Vamos lutar pelas melhorias de nossas calçadas. Converse com seus amigos, vizinhos. É dever de todos. O trabalho deve ser conjunto. Não adianta a sua calçada estar correta e a do seu vizinho com buracos. Vamos exercer nossa cidadania!

Lei nº 2012/81
Capítulo IV
Do Empachamento de Vias Públicas
Seção I
Das Obras na Vila Pública

Subseção I
Dos Passeios

Art. 106 – A construção e a reconstrução dos passeios dos logradouros que possuem meio-fio em toda a extensão das testadas dos terrenos edificados ou não, são obrigatórias e competem aos proprietários dos mesmos terrenos.

I – Não será permitido o revestimento dos passeios formando superfície inteiramente lisa, ou com desnível que possa produzir escorregamento ou queda.
(...)

Art. 113 – Não cumprida a intimação para a construção, reconstrução ou reparação de passeios, além de multa de 50% até 100% do valor da Unidade Fiscal do Município (UFMVV) a que fica sujeito o proprietário, a PMVV poderá efetuar as respectivas obras, cobrando o custo das mesmas, acrescido de 20%.

 

Imprimir

Vila velha recebe novas placas de orientação

A secretaria de Serviços Urbanos iniciou na semana do dia 18 de junho a instalação das novas placas de orientação e sinalização turística.

As placas indicam logradouros e pontos turísticos da cidade de Vila Velha, tornando assim a locomoção de moradores e turistas mais fácil.

O secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro, informou que a ação faz parte de um projeto turístico que leva em conta a vocação que a cidade tem para o ramo. “Vila Velha é uma cidade que recebe muitos turistas. Essas placas estão no padrão internacional de sinalização. Portanto, turistas vindos de qualquer lugar poderão localizar todos os nossos pontos de visita”, disse Romário, acrescentando que será um trabalho contínuo de instalação e manutenção das placas pela PMVV.

placas_fmt

Imprimir

Revitalização do projeto orla é iniciada

No dia 31 de maio, na sede da Associação de Moradores da Praia da Costa, foi realizada uma reunião para discutir a necessidade de mais atenção com a vegetação de restinga e ornamental da orla da Praia da Costa/ Itapoá mais conhecido como projeto Orla.

Na ocasião estiveram presentes os diretores da AMPC, o secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro e a diretora de Parques e Jardins, Daniela Fraga. Na reunião ficou acordada a providência necessária para melhorias na orla.

Após duas semanas, a diretora de Parques e Jardins, Daniela, o biólogo da prefeitura, Manuel de Araújo Netto e dois técnicos, Josué Oliveira Sobrinho e Manoel Amorim, estiveram na seda da AMPC para acertar os detalhes de plantio de árvores nativas ornamentais que mais se adéqüem as condições da orla face aos fortes ventos e mais resistente às pragas.

No dia 18 de junho foi iniciado o plantio de coqueiros nas areias da praia, dando largada a revitalização do projeto orla.

Temos certeza que determinação do Prefeito Sr. Max Mauro Filho, do Secretário Romário de Castro e o trabalho técnico dos componentes da equipe responsável pela manutenção de parques e jardins a orla ficará mais bonita.

Para que o trabalho frutifique melhor, precisamos contar com ajuda de toda comunidade, na proteção dos arbustos e toda a vegetação, fiscalizando os vândalos que mutilam e destroem as arvores bem como o mobiliário da obra.

Acreditamos que uma ação participativa da comunidade conjunta com o poder público, a Praia da Costa/ Itapoá, que é linda por natureza, ficara também linda pela vontade da PMVV e da comunidade. Ajude- nos a melhorar o nosso patrimônio turístico e de lazer.

IMG_1350_fmt IMG_1348_fmt

Imprimir

Mais vagas para estacionamento na orla de Vila Velha

A partir desse mês a secretaria de Serviços Urbanos irá iniciar obras nos canteiros da Avenida Gil Veloso, na altura da esquina da Rua José Pinto Vieira com a Av. Gil Veloso, próximo ao Edifício Vitória, em Itapoã. As obras são para construção de vagas no formato de 45º. A ação visa a criação de mais estacionamento na orla para evitar carros estacionados na via.

O secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro informou que essa ação é um pedido antigo da população e será realizando em caráter de experiência. “Esse local foi escolhido como primeira experiência. Caso dê certo vamos realizar essas mudanças ao longo da Avenida Gil Veloso”, informou o secretário. Romário informou ainda que a Ciclovia será protegida para que os carros estacionados não se encostem à passagem dos ciclistas.

Vale ressaltar que em período de férias e fim de semana muitos carros estacionam na avenida, causando congestionamento. Dessa forma os motoristas terão mais ofertas de vagas.

 

Imprimir

Prefeito Max Filho entrega à Câmara Municipal o projeto de organização territorial da cidade de Vila Velha

Na manhã do dia 12 de junho, a presidente da AMPC, Vilma Acquaviva e o diretor, Eduardo Merhi participaram da cerimônia de entrega do Projeto de Organização Territorial da cidade de Vila Velha (abairramento) à Câmara Municipal de Vila Velha (CMVV). O projeto foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador José de Oliveira Camilo. A solenidade foi realizada da Academia de Letras Humberto de Campos, na Prainha.

O objetivo do projeto, que abrange todos os bairros do município, é definir o limite dos mesmos de forma participativa, ajustar os endereços e criar critérios para a criação de novos bairros.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Camilo de Oliveira informou que o projeto será analisado pela Câmara. “Recebemos o projeto e agora será designada uma comissão para analisá-lo. Alguns pontos do projeto vão contra as propostas do Plano Diretor Municipal (PDM) proposto pela Prefeitura Municipal de Vila Velha”, informou o presidente em uma reunião na sede da Associação de Moradores da Praia da Costa. A Assessoria de Imprensa da CMVV informou que a comissão ainda não foi definida.

ALTERAÇÕES PROPOSTAS

Bairros
Cidade Nova: passa a integrar o bairro Darly Santos;
Guadalupe: passa a integrar Santos Dumont;
Ipessa: passa a integrar Alvorada;
Prainha da Glória: passa a integrar Glória;
Jardim São Paulo: passa a integrar Jardim Colorado;
Recanto dos Pássaros: passa a integrar Praia da Concha.

Ruas
Número de logradouros: 3.470, dos quais apenas 600 são oficiais. Outras 1.149 não têm nome e 1.369 terão o nome modificado.
268 ruas e avenidas chamam-se Projetada;
439 têm nome de letras (ex. rua A, Avenida D);
310 são números (ex. rua Três);
704 têm nomes repetidos.